Questões de Administração do ano 2005

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O ambiente de tarefa pode ser analisado segundo o grau de diversidade ou de estabilidade que apresente. A situação em que os fornecedores, clientes, concorrentes e agentes reguladores são pouco diferenciados evidencia um ambiente de tarefa caracterizado como:

  • A.

    estável

  • B.

    mutável

  • C.

    heterogêneo

  • D.

    homogêneo

O ambiente de trabalho, principalmente no que concerne à competitividade e mudança, afeta significativamente a saúde dos trabalhadores. No caso do estresse, os fatores potenciais podem ser classificados em ambientais, organizacionais e individuais. E as conseqüências podem ser agrupadas em fisiológicas, psicológicas e comportamentais. Podemos citar como exemplos de fator ambiental e de conseqüência comportamental, respectivamente:

  • A.

    incerteza econômica e absenteísmo;

  • B.

    exigências interpessoais e ansiedade;

  • C.

    exigências interpessoais e depressão;

  • D.

    problemas familiares e depressão;

  • E.

    incerteza econômica e ansiedade.

Leia o texto abaixo com atenção e assinale a alternativa correta.

"É um padrão de suposições básicas - inventadas, descobertas ou desenvolvidas [pelos membros de uma empresa] para lidar com problemas de adaptação externa e integração interna - que funcionaram com efi cácia sufi ciente para serem consideradas válidas e, em seguida, ensinadas aos novos membros como a maneira correta de perceber, pensar e sentir esses problemas".

  • A.

    É um conceito de Cultura Organizacional.

  • B.

    É um conceito de Papéis Organizacionais.

  • C.

    É um conceito de Responsabilidade Organizacional.

  • D.

    É um conceito de Comportamento Humano nas Organizações.

Relacione as colunas e depois indique a alternativa correta a respeito dos elementos superfi ciais da Cultura Organizacional:

1. Cerimônias

2. Ritos

3. Rituais

4. Histórias

5. Mitos

6. Heróis

7. Símbolos

8. Linguagem

( ) Eventos especiais nos quais os membros da organização celebram os mitos, heróis e símbolos da empresas.

( ) Um conjunto de símbolos verbais que geralmente refl ete a cultura particular da organização.

( ) Objetos, ações ou eventos dotados de signifi cados especiais e que permitem aos membros da organização trocarem idéias complexas e mensagens emocionais.

( ) Histórias imaginárias que ajudam a explicar atividades ou eventos que de outro modo poderiam ser confusos.

( ) Ações regularmente repetidas para reforçar normas e valores culturais.

( ) Relatos de eventos passados que ilustram e transmitem normas e valores culturais mais profundos.

( ) As pessoas de sucesso que corporifi cam os valores e o caráter da organização e de sua cultura.

( ) Atividades cerimoniais destinadas a comunicar idéias específi cas ou a realizar determinados propósitos.

  • A.

    1, 7, 5, 6, 4, 3, 2, 8

  • B.

    1, 8, 7, 5, 3, 4, 6, 2

  • C.

    3, 8, 7, 5, 4, 1, 6, 2

  • D.

    8, 1, 5, 6, 3, 4, 2, 7

Sobre os modelos de Comportamento Organizacional, podemos afirmar:

  • A.

    São em número de quatro: o autocrático, o de proteção, o de apoio e o de colegiado.

  • B.

    São em número de quatro: o autocrático, o de retenção, o de apoio e o de colegiado

  • C.

    São em número de quatro: o de proteção, o de apoio, o de colegiado e o psicológico

  • D.

    São em número de quatro: o de apoio, o autocrático, o estatutário, o de colegiado

O modelo Colegiado de Comportamento Organizacional apresenta algumas características. Apontar a melhor alternativa que representa tais características:

  • A.

    É baseado no poder; a orientação gerencial é autoridade; a orientação do empregado é o desempenho no cargo.

  • B.

    É baseado na participação; a orientação gerencial é de grupos de trabalho; a orientação do empregado é desempenho no cargo.

  • C.

    É baseado na liderança; a orientação gerencial é de grupos de trabalho; a orientação do empregado é o comportamento respondente.

  • D.

    É baseado na participação; a orientação gerencial é de grupos de trabalho; a orientação do empregado é o comportamento respondente.

Assinale a alternativa incorreta sobre o Comportamento Organizacional:

  • A.

    O modelo Colegiado de Comportamento Organizacional depende do fato de a administração criar um sentimento de associação com os empregados. Como resultado, os empregados sentem-se necessários e úteis.

  • B.

    As empresas diferem umas das outras quanto à qualidade do Comportamento Organizacional que desenvolvem.

  • C.

    Nem toda empresa tem um sistema de Comportamento Organizacional.

  • D.

    Toda empresa tem um sistema de Comportamento Organizacional.

No que concerne à cultura organizacional, julgue os itens a seguir.

I Trata-se de um fenômeno cumulativo, adaptativo que se caracteriza por determinar o comportamento humano, por auxiliar a sobrevivência dos indivíduos, dar sentido a sua relação com o mundo, além de contribuir para o controle das pessoas nos grupos sociais.

II Em virtude de ser um conceito oriundo da antropologia, sua aplicação aos ambientes organizacionais é inadequada, simplista e reducionista na medida em que fenômenos como o mito de origem das sociedades não pode ser comparado ao mito de origem das organizações.

III Corresponde a ativos psicológicos de uma organização, concebidos como programação mental construída no ambiente social.

IV Pode ser considerada como algo que a organização possui — histórias, lendas, crenças e simbolismos organizacionais que afetam o comportamento em conjunto com outros fatores — ou ainda como algo que a organização é, pois as organizações são produtos da realidade social construída pelos membros e são vistas como padrões de relacionamentos ocorridos dentro e fora de suas fronteiras.

V A abordagem cultura corporativa enfatiza a possibilidade de gerenciamento da cultura organizacional, considerando que o controle e o aumento da produtividade, além do uso adequado de técnicas, ocorreriam se os dirigentes compreendessem o comportamento das pessoas, as expectativas, os pensamentos e os sentimentos dos empregados.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A.

    1.

  • B.

    2.

  • C.

    3.

  • D.

    4.

  • E.

    5.

Acerca dos processos sociais nas organizações, assinale a opção correta.

  • A.

    No estudo das organizações e seus grupos, os critérios da justiça de procedimentos são: igualdade, necessidade e equidade.

  • B.

    O clima organizacional possui ampla aplicabilidade no ambiente organizacional por possuir definição cuja origem é metafórica e ser pouco diferenciado dos construtos satisfação no trabalho e cultura organizacional.

  • C.

    Grupos força-tarefa, equipes propriamente ditas, tripulação e equipes de desenvolvimento constituem os tipos resultantes, se o elemento da estrutura das equipes é priorizado na sua classificação.

  • D.

    Conforme os princípios da troca social, as relações entre os indivíduos e organizações podem ser analisadas considerando os investimentos (contribuições) dos indivíduos e as recompensas (retornos) recebidas da organização.

  • E.

    As teorias comportamentais de liderança consistiam na busca de características pessoais que tornassem os líderes eficazes e os diferenciassem dos demais membros do grupo.

O desenho organizacional constitui uma das prioridades da administração, pois defi ne como a organização irá funcionar e como seus recursos serão distribuídos e aplicados. O desenho organizacional contribui de quatro maneiras diferentes para a organização, isto é, procura atender a quatro requisitos fundamentais. Assinale a alternativa correta:

  • A.

    Como estrutura básica, como mecanismo de operação, como mecanismo de decisão e como mecanismo de coordenação entre as partes.

  • B.

    Como estrutura de planejamento formal, como mecanismo de controle, como mecanismo de organização e como mecanismo de coordenação entre as partes.

  • C.

    Como estrutura de planejamento, como mecanismo de operação, como mecanismo de decisão e como mecanismo de controle.

  • D.

    Como estrutura departamental, como mecanismo de operação e controle, como mecanismo de decisão e como mecanismo de coordenação entre as partes.

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