Questões de Administração do ano 2005

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A respeito do comportamento organizacional, classifi que as proposições abaixo como ( V ) verdadeiras, ou ( F ) falsas:

( ) O comportamento organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que os indivíduos, os grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da efi cácia organizacional.

( ) O absenteísmo é o não-comparecimento do funcionário para trabalhar.

( ) A rotatividade é a permanente saída e entrada de pessoal da organização, voluntária ou involuntária.

( ) Habilidades técnicas referem-se à capacidade de aplicação de conhecimento ou especialidades específi cas.

(  ) Habilidades humanas referem-se à capacidade de trabalhar com outras pessoas, compreendendo- as e motivando-as, tanto individualmente como em grupos.

( ) Habilidades conceituais referem-se à capacidade mental para analisar e diagnosticar situações complexas.

A seqüência correta das respostas dadas acima é:

  • A.

    V, V, V, V, V, V

  • B.

    V, F, V, F, V, V

  • C.

    F, V, F, V, V, V

  • D.

    F, F, F, V, V, V

Assinale a alternativa correta:

  • A.

    Condicionamento clássico: um tipo de condicionamento em que um comportamento voluntário desejável conduz a uma recompensa ou evita uma punição.

  • B.

    Condicionamento operante: um tipo de condicionamento no qual um indivíduo responde a algum estímulo que originalmente não produzia tal resposta

  • C.

    A habilidade não infl uencia diretamente o nível de desempenho e de satisfação do funcionário.

  • D.

    Aprendizagem: qualquer mudança relativamente permanente no comportamento, que ocorra como resultado de uma experiência.

Fleury e Fisher, em sua obra "Cultura e Poder nas Organizações", de 1996, apresentam um caminho para desvendar a cultura de uma organização, baseado na observação de cinco processos organizacionais. A respeito desses processos, indique a opção correta.

  • a.

    A análise do processo de comunicação permite desvendar as relações entre categorias, grupos e áreas da organização, identificando os elementos essenciais nos processos de criação e cristalização do universo simbólico da organização.

  • b.

    A análise da organização dos processos de trabalho permite identificar, compreender e modificar os valores e comportamentos que vão sendo transmitidos e incorporados na organização.

  • c.

    A análise do histórico das organizações possibilita compreender o processo de construção da identidade da organização, decifrando e interpretando os padrões culturais presentes nos processos de mediação da relação entre capital e trabalho.

  • d.

    A análise das políticas de recursos humanos propicia compreender a natureza, as metas e os objetivos da organização, recuperando seu momento de criação e sua inserção no contexto político e econômico da época.

  • e.

    A análise do processo de socialização de novos membros possibilita fornecer o referencial para se decifrar a dimensão política, mapeando as relações de poder entre as categorias de empregados e entre as áreas da organização.

29-A mudança cultural é a parte mais difícil de uma transformação organizacional, não só no que se refere ao tempo como também com relação aos custos envolvidos. Alguns autores apresentam alternativas por meio das quais a mudança cultural pode ser administrada.

Escolha a opção que preenche corretamente as lacunas das frases a seguir.

I. Reconhecer que o __________ entre os grupos de pares será a questão de maior influência na aceitação e boa vontade para com o processo.

II. Pensar na mudança como a construção de habilidades e concentrar no ____________ uma parte importante do processo.

III. Reconhecer que as pessoas possuem uma postura de ___________ à mudança.

  • a.

    conflito – treinamento – resistência

  • b.

    consenso – treinamento – resistência

  • c.

    conflito – desempenho – apoio

  • d.

    conflito – treinamento – apoio

  • e.

    consenso – desempenho – apoio

A imagem usada para representar a cultura organizacional é a de um iceberg.

Escolha a opção que corretamente indica componentes invisíveis do iceberg.

  • a.

    Estrutura organizacional, políticas e diretrizes de pessoal, medidas financeiras.

  • b.

    Padrões de influência, sentimentos e percepções, normas informais.

  • c.

    Métodos e procedimentos, atitudes e relações afetivas, objetivos organizacionais.

  • d.

    Práticas operacionais, normas não escritas de conduta, missão da organização.

  • e.

    Conflitos, estrutura organizacional e medidas de produtividade

Indique se as frases abaixo são verdadeiras(V) ou falsas( F).

( ) Clima organizacional é a qualidade do ambiente organizacional interno percebido pelos participantes da organização.

( ) Clima organizacional é um conjunto de: hábitos, crenças, valores e tradições percebido pelos stakeholders da organização.

( ) As propriedades do ambiente interno da organização provocam motivação para determinados comportamentos.

Escolha a opção correta.

  • a.

    V, F, V

  • b.

    F, V, V

  • c.

    V, V, F

  • d.

    F, F, V

  • e.

    F, V, F

Contemporaneamente, tem-se estimulado a cultura de autodesenvolvimento. Uma das formas de estimulá-lo é:

  • A.

    promover reuniões periódicas informais para discussão de projetos de vida.

  • B.

    promover reuniões entre gerentes para avaliar seu pessoal.

  • C.

    utilizar os meios de circulação de informação para explicitar regras.

  • D.

    sensibilizar o quadro funcional para seguir os padrões organizacionais.

  • E.

    disponibilizar informações sobre critérios de avaliação.

Acerca de sistema de informações gerenciais (SIG) e de organização, sistemas e métodos (OS&M), julgue os itens a seguir.

A economicidade, que trata do alcance dos objetivos propostos para o sistema organizacional da maneira mais econômica possível, é um dos aspectos da avaliação de desempenho do sistema de uma organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

O mapeamento de processos tem por objetivo

  • A.

    levantar a carga de trabalho, com vistas ao dimensionamento da força de trabalho.

  • B.

    desenhar o perfil de competência de ocupantes dos cargos.

  • C.

    definir o desenho da estrutura organizacional.

  • D.

    facilitar a identificação de anomalias nos fluxos de informações.

  • E.

    identificar o volume de papéis em tramitação na organização, visando ao seu controle.

As atividades de elaboração de organogramas devem ser precedidas pela aplicação em O&M da técnica de

  • A. divulgação.
  • B. levantamento.
  • C. fluxogramação.
  • D. manualização.
  • E. departamentalização.
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