Questões de Administração do ano 2005

Lista completa de Questões de Administração do ano 2005 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética acerca de funções básicas de recursos humanos, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Vera e Maria estão identificadas no organograma de uma empresa pelo retângulo cuja denominação inserida é a do cargo de recepcionista. Visualizando o organograma, percebe-se uma reta que liga tal cargo ao cargo superior a ele. Nessa situação, é correto afirmar que tal ligação retrata a autoridade de Vera e Maria em termos de supervisão.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subseqüentes, a respeito de organização e métodos de trabalho. O organograma matricial apresenta dois tipos de estrutura em um só gráfico e é indicado em organizações com atuação diversificada quanto a produtos ou mercados.

  • C. Certo
  • E. Errado

Fausto, analista de organizações, ao estudar o comportamento de algumas empresas na região de Tabatinga, quanto ao emprego de estratégias organizacionais, constatou que duas delas adotavam a teoria estruturalista, considerando a interação organização-ambiente. Verificou, assim, que quando havia necessidade de mais recursos que não eram possíveis para cada uma, isoladamente, as duas empresas agiam como uma só, com relação a determinados objetivos. Estabelecia-se a combinação das duas para alcançar um objetivo comum, com uma decisão conjunta de atividades futuras. Esta situação indica a estratégia organizacional do tipo:

  • A.

    ajuste.

  • B.

    cooptação.

  • C.

    coalizão.

  • D.

    negociação.

  • E.

    especialização.

Uma livraria que comercializa livros, CDs e DVDs didáticos e que tem como público-alvo o infanto-juvenil pretende ampliar o seu mercado, revendendo também livros paradidáticos. Tal ampliação está sendo pensada nos moldes de um novo planejamento estratégico. Em uma determinada pesquisa de avaliação do nível de satisfação dos clientes, detectou-se a necessidade de criar um campo de compras em seu sítio na Internet. Acerca do processo organizacional a ser desenvolvido na livraria, julgue os próximos itens.

Para que se decida sobre a inclusão de novos produtos, dentro de um processo de decisão alinhado ao planejamento formalizado, é necessário delinear uma análise situacional em que se realize uma seleção de metas e planos mais adequados.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma livraria que comercializa livros, CDs e DVDs didáticos e que tem como público-alvo o infanto-juvenil pretende ampliar o seu mercado, revendendo também livros paradidáticos. Tal ampliação está sendo pensada nos moldes de um novo planejamento estratégico. Em uma determinada pesquisa de avaliação do nível de satisfação dos clientes, detectou-se a necessidade de criar um campo de compras em seu sítio na Internet. Acerca do processo organizacional a ser desenvolvido na livraria, julgue os próximos itens.

Escolher uma determinada empresa para inserir o módulo de compras no sítio da Internet é um objetivo caracteristicamente estratégico.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma livraria que comercializa livros, CDs e DVDs didáticos e que tem como público-alvo o infanto-juvenil pretende ampliar o seu mercado, revendendo também livros paradidáticos. Tal ampliação está sendo pensada nos moldes de um novo planejamento estratégico. Em uma determinada pesquisa de avaliação do nível de satisfação dos clientes, detectou-se a necessidade de criar um campo de compras em seu sítio na Internet. Acerca do processo organizacional a ser desenvolvido na livraria, julgue os próximos itens.

A decisão de ampliar o mercado revendendo livros paradidáticos relaciona-se com a área de marketing. O sucesso dessa decisão, em uma organização estruturada, requer a existência de procedimento de coordenação que ligue as várias partes da organização para alcançar êxito na missão global da empresa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma livraria que comercializa livros, CDs e DVDs didáticos e que tem como público-alvo o infanto-juvenil pretende ampliar o seu mercado, revendendo também livros paradidáticos. Tal ampliação está sendo pensada nos moldes de um novo planejamento estratégico. Em uma determinada pesquisa de avaliação do nível de satisfação dos clientes, detectou-se a necessidade de criar um campo de compras em seu sítio na Internet. Acerca do processo organizacional a ser desenvolvido na livraria, julgue os próximos itens.

ditorias internas são instrumentos de planejamento, pois coletam dados para a efetividade desse planejamento, o que colabora para o eficaz funcionamento da organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação aos aspectos metodológicos do planejamento, julgue os seguintes itens.

Nos modelos de planejamento, a seqüência análise/diagnóstico, planejamento, implementação, avaliação/controle e realimentação é usualmente aceita como fórmula geral do ciclo básico de qualquer plano.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação aos aspectos metodológicos do planejamento, julgue os seguintes itens.

As rotinas de planejamento são bastante complexas, só devem ser aplicadas em grandes corporações e em projetos de larga escala, não se adequando a processos e rotinas cotidianas onde o acompanhamento empírico é a regra geral.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação aos aspectos metodológicos do planejamento, julgue os seguintes itens.

A análise de cenários é uma importante ferramenta de planejamento e serve para que se obtenham algumas perspectivas das situações futuras que a corporação possa vir a enfrentar.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...