Questões de Administração do ano 2005

Lista completa de Questões de Administração do ano 2005 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Segundo o PMBOK, os processos para garantir que o projeto inclua todo o trabalho exigido, e somente o trabalho exigido, para completar o projeto com sucesso, estão relacionados com o gerenciamento

  • a.

    de escopo do projeto.

  • b.

    da configuração do projeto.

  • c.

    da qualidade do projeto.

  • d.

    de mudanças do projeto.

  • e.

    de fluxo do projeto.

O PMBOK documenta cinco grupos de processos no processo de gerenciamento de projetos. De acordo com o fluxo do projeto, esses cinco grupos de processos são:

  • A.

    Iniciação, Planejamento, Execução, Controle e Encerramento.

  • B.

    Iniciação, Execução, Garantia da Qualidade, Controle e Encerramento.

  • C.

    Iniciação, Planejamento, Garantia da Qualidade, Controle e Encerramento.

  • D.

    Iniciação, Garantia da Qualidade, Controle de Configuração, Gerenciamento de Riscos e Encerramento.

  • E.

    Planejamento, Iniciação, Gerenciamento de Riscos, Controle e Encerramento.

Considere o processo de melhoria contínua de Deming, conforme diagrama abaixo.

A correta ordem das funções do processo está expressa em:

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

  • E.

A função administração, uma das mais importantes de todas as funções da empresa, apresenta alguns componentes. Assinale a alternativa que melhor responde a esses componentes.

  • A.

    Direção, cooperação, controle e planejamento.

  • B.

    Organização, competição, controle e direção

  • C.

    Planejamento, organização, controle e direção.

  • D.

    Planejamento, organização, efi ciência e direção.

Assinale a alternativa incorreta sobre os fundamentos da administração:

  • A.

    O principal motivo para a existência das organizações é o fato de que certos objetivos só podem ser alcançados por meio da ação coordenada de grupos de pessoas.

  • B.

    Os administradores, ou gerentes, são as pessoas que tomam decisões de administração. Podem ser indivíduos (como um presidente de empresa) ou grupos (como a assembléia de acionistas). Todas as pessoas que administram sistemas de recursos e objetivos são administradores ou gerentes; porém, eles só tomam decisões que dizem respeito, sempre, a uma terceira pessoa.

  • C.

    Devido a sua importância para a realização de objetivos sociais, as organizações afetam a qualidade de vida, tanto positiva, quanto negativamente. É dramático o impacto do mau funcionamento de uma organização, especialmente de grande porte, sobre a sociedade.

  • D.

    A administração é um processo ou atividade dinâmica, que consiste em tomar decisões sobre objetivos e recursos.

As empresas produzem bens ou serviços, empregam pessoas, utilizam tecnologias, requerem recursos e, sobretudo, necessitam de administração. Algumas características fazem as empresas diferentes das demais organizações sociais. A respeito dessas caracteristicas, classifi que as proposições abaixo como ( V ) verdadeiras, ou ( F ) falsas.

( ) As empresas nunca são orientadas para dar lucro.

( ) As empresas assumem riscos

( ) As empresas são dirigidas por uma fi losofi a de negócios.

( ) As empresas são geralmente avaliadas sob um ponto de vista contábil.

( ) As empresas devem ser reconhecidas como negócios pelas demais organizações e pelas agências governamentais.

( ) As empresas não constituem propriedade privada, pois são da sociedade como um todo.

A seqüência assinalada acima é:

  • A.

    V, V, F, F, V, F

  • B.

    F, V, V, V, V, F

  • C.

    F, V, V, V, F, F

  • D.

    F, F, V, F, V, V

Por funções organizacionais formais dos grupos, entendem- se aqueles aspectos da atividade do grupo que coincidem com a missão básica da organização. Diversas dessas funções podem ser identifi cadas. Assinale a assertiva incorreta:

  • A.

    Um grupo não pode ser um mecanismo de solução de problemas, pois o trabalho em grupo por natureza é complexo.

  • B.

    Um grupo pode ser usado para facilitar a implementação de decisões complexas.

  • C.

    Um grupo pode desempenhar decisivas funções de ligação ou coordenação entre diversos departamentos.

  • D.

    Um grupo pode ser um meio de trabalhar numa tarefa complexa e interdependente.

Sobre as funções da administração, ou o chamado processo administrativo, é incorreto afi rmar:

  • A.

    Alguns autores classifi cam como sendo: Planejar, Organizar, Controlar Coordenar e Comandar – POC3.

  • B.

    Alguns autores classifi cam como sendo: Planejamento, Organização, Controle e Direção – POCD.

  • C.

    Foi inicialmente formulado por Taylor, Pai da Administração Científi ca.

  • D.

    Compõem o conceito de "Administrar" ou "Administração".

O processo administrativo consiste em:

  • A.

    Planejar, organizar, dirigir e motivar

  • B.

    Organizar, dirigir, motivar, liderar, maximizar

  • C.

    Comandar, liderar, coordenar, impulsionar os lucros da empresa

  • D.

    Planejar, organizar, comandar, controlar e coordenar

Assinale a alternativa incorreta:

  • A.

    A administração consiste em orientar, dirigir e controlar esforços de um grupo de indivíduos para um objetivo comum.

  • B.

    As organizações são homogêneas, não diferindo em estrutura, objetivos e complexidade de operações.

  • C.

    O bom administrador é aquele que possibilita ao grupo alcançar seus objetivos com o mínimo de dispêndio de recursos e esforços.

  • D.

    Mesmo nas épocas mais remotas, a Administração existiu como atividade contínua e permanente, uma vez que o homem sempre procurou racionalizar, simplifi car e aperfeiçoar suas ações, objetivando maior rendimento e melhor bem-estar.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...