Lista completa de Questões de Administração do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Atualmente, importantes mudanças e novos paradigmas estão transformando o contexto das organizações. Dessa forma, as atuais organizações estão inseridas em um ambiente:
globalizado, marcado pela importância dos cargos e das funções, e hierarquizado;
globalizado, marcado por mudanças, contudo mantendo uma mesma estrutura organizacional;
informatizado, marcado pela globalização tecnológica e pela consolidação da inserção digital para todos;
globalizado, marcado por mudanças tecnológicas, sociais, pela ênfase no cliente, na qualidade e nas alianças estratégicas;
informatizado, marcado pela ênfase nos serviços e na estrutura da industrialização.
Em função de sua experiência na implantação do conceito de Universidade Corporativa em outras empresas, uma consultora em Gestão de Mudanças Organizacionais, convidada a implementar esse conceito em uma empresa deverá considerar:
as bases de poder e a qualificação profissional.
os traços culturais e as necessidades do negócio.
o clima organizacional e a qualificação funcional.
o desenvolvimento organizacional e gerencial.
o encaminhamento do processo sucessório.
Em relação às técnicas de consultoria administrativa, julgue os itens subseqüentes.
Na etapa de identificação, o consultor externo deve definir as estratégias para desenvolver e operacionalizar os serviços de consultoria, bem como definir os participantes e suas responsabilidades.
Em relação às técnicas de consultoria administrativa, julgue os itens subseqüentes.
O responsável pela contratação de uma consultoria externa deve se certificar de que a empresa de consultoria tenha condições e sustentação para oferecer metodologias e técnicas de desenvolvimento e implementação das atividades e processos pretendidos.
Em relação às técnicas de consultoria administrativa, julgue os itens subseqüentes.
Na consultoria artesanal, embora o tempo gasto na definição da abordagem e do modelo a ser aplicado na empresa-cliente seja mais longo do que na consultoria de pacote, o trabalho subseqüente é, em geral, facilitado, em virtude do envolvimento e do conhecimento dos membros da organização.
Em relação às técnicas de consultoria administrativa, julgue os itens subseqüentes.
A consultoria executiva é aquela em que o consultor atua na busca efetiva de resultados para a empresa-cliente, e sua remuneração é diretamente relacionada a esses resultados.
O termo 5S é derivado de cinco palavras do japonês iniciadas com a letra S (Seiri, Seiton, Seisou, Seiketsu, Shitsuke). Embora a tradução dessas palavras para o inglês tenha permitido que elas se iniciassem com S, o mesmo não ocorreu com a sua tradução para o português. A alternativa encontrada para essa situação foi o uso do termo 'senso de'. A partir dessa adaptação e sabendo que o 5S relaciona-se a atividades que visam à promoção de mudança de atitude e hábitos das pessoas, qual termo abaixo não se aplica ao proposto pelo 5S?
Inúmeras forças alimentam a resistência às mudanças, mas existem ações das quais os agentes de mudança podem se valer para minimizar os efeitos gerados por tal resistência. Entre essas ações estão:
construção de equipes, participação e confrontação.
criação de uma organização que aprende, confrontação e renegociação
tecnologia, foco na especialização e equalização do poder.
equalização do poder, confrontação e renegociação
comunicação, participação, facilitação e apoio.
A Teoria de Campo de Forças tem sido utilizada por consultores que trabalham no processo de mudança e desenvolvimento organizacional. Esta teoria analisa o resultado da disputa entre forças impulsionadoras e forças restritivas do processo de mudanças. Entre estas últimas, inclui-se a(o):
manutenção do status quo.
existência de novas idéias.
possibilidade de inovação.
vontade de melhorar.
inconformismo com o presente.
Atualmente, as organizações têm implantado programas de mudança para se adequarem às exigências do mercado competitivo e globalizado. A área de recursos humanos participa, muitas vezes, do processo de gerenciamento dessas mudanças. Acerca de mudança organizacional e de sua relação com o clima e a cultura organizacionais, julgue os itens que se seguem.
A mudança organizacional é caracterizada por alterar apenas o sistema organizacional.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...