Lista completa de Questões de Administração do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Atualmente, as organizações têm implantado programas de mudança para se adequarem às exigências do mercado competitivo e globalizado. A área de recursos humanos participa, muitas vezes, do processo de gerenciamento dessas mudanças. Acerca de mudança organizacional e de sua relação com o clima e a cultura organizacionais, julgue os itens que se seguem.
As características organizacionais alteradas compõem, obrigatoriamente, os elementos-chave do sistema organizacional, o que indica que uma alteração em uma unidade específica caracterizará uma mudança organizacional.
Estratégias de comunicação, mediação, retirada, cooperação e arbitragem dizem respeito à
aprendizagem organizacional.
arquitetura organizacional.
gestão de conflitos.
gestão por competências.
responsabilidade social.
Quanto aos cinco estilos de gestão de conflitos nas organizações, envolvendo a Assertividade e a Cooperação, indique a afirmativa INCORRETA.
O Estilo de Acomodação indica um elevado grau de cooperação com ausência de Assertividade.
O Estilo de Competição reflete a Assertividade total.
O Estilo de Abstenção reflete uma postura cooperativa.
O Estilo de Transigência demonstra uma moderada porção de Assertividade e de Cooperação.
O Estilo de Colaboração reflete um alto grau de Assertividade.
A técnica de gerenciamento de conflito que tem como característica a imposição de uma solução pela alta gerência é a de
Em relação a desenvolvimento e avaliação de RH, julgue os itens seguintes.
Raramente, os empregados recém-contratados são capazes de desempenhar totalmente os deveres de seu cargo, logo um dos propósitos dos programas de orientação e familiarizar estes novos colaboradores com seus papéis, com a organização e com os outros empregados.
Estratégias de comunicação, mediação, retirada, cooperação e arbitragem dizem respeito à
aprendizagem organizacional.
arquitetura organizacional.
gestão de conflitos.
gestão por competências.
responsabilidade social.
Quando o conflito é trivial, quando os ânimos estão exaltados e é preciso tempo para esfriá-los, ou quando a potencial perturbação provocada por uma ação mais enérgica representar um custo maior que os benefícios da resolução, a estratégia gerencial a ser adotada é
a colaboração.
a imposição.
o acordo.
a abstenção.
Administração - Treinamento e Desenvolvimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A administração de recursos humanos é a função organizacional destinada a prover, treinar, desenvolver, motivar e manter os recursos humanos da empresa. Com relação a esse assunto, julgue os próximos itens.
Considere a seguinte situação hipotética. Sérgio é supervisor de uma equipe composta por empregados do mesmo nível hierárquico, havendo alguns que apresentam produtividade e conhecimento das atividades aquém do que apresentam os demais componentes. Nessa situação, como forma de solucionar o problema, Sérgio deve inserir os empregados com baixo desempenho em um programa de desenvolvimento de pessoas.
Há forças que atuam numa empresa ocasionando conflitos. Essas forças são:
A força do patrão apoiada na autoridade.
A força do sistema, que se apóia nos padrões de desempenho
A força dos companheiros e dos objetos.
As três alternativas A, B e C se completam.
As três alternativas A, B e C se excluem.
Administração - Gestão de Conflitos - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Numere a 2a coluna de acordo com a 1a, associando os cinco modos de se lidar com conflitos nas organizações.
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