Questões de Administração do ano 2006

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Nas ações de Gestão de Pessoas voltadas para o desenvolvimento individual de cada empregado, o desenvolvimento de equipes e o desenvolvimento de grupos são empregados diversos métodos, técnicas e modelos com o propósito de assegurar a efetividade dessas ações. Especificamente em relação ao Desenvolvimento de Grupos há o "Modelo de Cinco Estágios", os quais se apresentam da seguinte forma:

I - Formação; Tormenta; Organização; Normalização; Desempenho.

II - Formação; Tormenta; Normalização; Desempenho; Interrupção.

III - Formação; Normalização; Desempenho; Avaliação de Resultados; Interrupção.

  • A.

    Só a afirmativa I está certa.

  • B.

    Só a afirmativa II está certa.

  • C.

    Só a afirmativa III está certa.

  • D.

    As afirmativas II e III são a mesma coisa (têm o mesmo significado).

  • E.

    Nenhuma das afirmativas está certa.

Para a solução de determinado problema ou o alcance de determinado objetivo estratégico da organização, as equipes responsáveis pela elaboração do plano de trabalho podem se deparar e devem se preparar para enfrentar uma série de problemas. Considere as afirmativas abaixo como obstáculos à equipe responsável pela solução de um problema organizacional e assinale a alternativa correta.

I. Definição muito ampla do problema e/ou do objetivo do plano.

II. Objetivo do grupo não muito claro ou mal definido.

III. Equipe responsável apenas pela detecção do problema, deixando para outra equipe a implementação e execução do plano.

  • A.

    Somente as afirmativas II e III estão certas.

  • B.

    Somente as afirmativas I e II estão certas.

  • C.

    Somente as afirmativas I e III estão certas.

  • D.

    Somente a afirmativa II está certa.

  • E.

    Todas as afirmativas estão certas

No que se refere ao trabalho em equipe — uma forma especial de organização que visa, principalmente, a ajuda mútua entre profissionais de uma mesma empresa ou instituição —, assinale a opção correta.

  • A.

    No trabalho em equipe, ocorre valorização de cada indivíduo, permitindo que todos façam parte de uma mesma ação, reconhecendo que a coordenação e a especialização do líder são determinantes nas relações humanas, pois motivam o grupo a buscar de forma coesa os objetivos traçados.

  • B.

    O trabalho em equipe possibilita dar e receber, por parte de cada um de seus membros, reconhecimento e sentimento de importância. Isso faz que o líder trabalhe mais facilmente para alcançar os objetivos do trabalho, o qual depende, exclusivamente, da satisfação psicológica do indivíduo e das relações humanas.

  • C.

    Um conjunto de pessoas trabalhando em equipe com coesão revela características que passam despercebidas individualmente, como criatividade, participação, visão de futuro, questionamento de posições e colocações e senso crítico. Tudo isso contribui para a motivação do trabalhador.

  • D.

    A necessidade de desenvolvimento do trabalho em equipe passa por diversos fatores de importância para a evolução do líder, como a definição de prioridades, o ajuste de metas, otimismo e o estar aberto a mudanças. Todas essas qualidades significam sucesso nas relações pessoais e propiciam a realização de tarefas conjuntas.

Uma organização do setor farmacêutico está situada em uma grande capital brasileira. Joana, vendedora recémcontratada, decidiu exercer as atividades inerentes ao seu cargo no atendimento a clientes, em horário de grande movimento de venda na loja. A dificuldade de Joana acerca do uso do sistema informatizado de venda ao consumidor, para o qual ela não havia sido ainda treinada, irritou um cliente devido à demora em registrar o seu pedido e emitir o cupom fiscal. Carla, vendedora da organização há mais de 5 anos, ao presenciar a situação, decidiu dar suporte a Joana na resolução do problema.

A partir do texto acima, julgue os itens a seguir, acerca da dinâmica das organizações e da administração de pessoal e de recursos humanos.

Sob a ótica de um sistema social, pode-se considerar que a atitude de Carla expressa o princípio da interação, necessário às organizações, segundo o qual há um envolvimento mútuo à medida que uma atitude vai impactando outra atitude.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em determinada época da história da administração, a Teoria Y foi considerada extremamente importante como modelo de gestão. De acordo com as características dessa teoria, julgue os itens a seguir.

De acordo com a Teoria Y, as pessoas procuram e aceitam responsabilidades e desafios, pois para elas o trabalho é uma atividade tão natural quanto brincar ou descansar.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em determinada época da história da administração, a Teoria Y foi considerada extremamente importante como modelo de gestão. De acordo com as características dessa teoria, julgue os itens a seguir.

Para a teoria considerada, as pessoas preferem supervisão cerrada e, em geral, não gostam do trabalho que executam.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em determinada época da história da administração, a Teoria Y foi considerada extremamente importante como modelo de gestão. De acordo com as características dessa teoria, julgue os itens a seguir.

As pessoas podem ser automotivas e autodirigidas, pois são criativas e competentes, de acordo com a Teoria Y.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo o texto como referência inicial, assinale a opção incorreta acerca da administração de recursos humanos (RH).

  • A.

    Planejamento integrado de RH caracteriza-se pela ocorrência simultânea do planejamento de RH com planejamento estratégico da organização.

  • B.

    Os fatores que influenciam o planejamento de RH incluem volume de produção, mudanças tecnológicas, planejamento de carreiras na organização, nível de procura dos produtos ou serviços da organização.

  • C.

    A rotatividade de pessoal de uma organização leva em conta os desligamentos por iniciativa do empregado, os desligamentos por iniciativa da organização e as promoções internas.

  • D.

    O coaching destina-se a orientar e guiar pessoas na carreira profissional.

Ainda tendo o texto como referência inicial, assinale a opção correta a respeito da administração de RH.

  • A.

    O processo de seleção de pessoas depende de informações consistentes acerca dos cargos a serem providos. Para identificar os fatos ou comportamentos que produzem um bom ou mau comportamento, é empregada a técnica dos incidentes críticos.

  • B.

    Enriquecimento de cargos, que teve sua origem na Escola Clássica da Administração, significa reorganizar e ampliar cargos para adequá-los às características dos ocupantes.

  • C.

    Na avaliação de desempenho por meio do método da escolha forçada, deve-se buscar constantemente o efeito halo em relação aos avaliados para a obtenção dos melhores resultados.

  • D.

    Treinamento e desenvolvimento são preocupações constantes dos gestores de pessoas. Treinamento é o conjunto de atividades voltado à educação e orientação para a carreira futura do funcionário.

A respeito de motivação, liderança e desempenho, assinale a opção incorreta.

  • A.

    A liderança orientada para a tarefa, na qual o poder decisório se concentra no líder, de perfil autocrático, é considerado o estilo de liderança mais adequado de forma geral.

  • B.

    Necessidades não atendidas resultam em frustração. Apatia, depressão, agressão, procura de outro local para trabalhar são comportamentos resultantes do estado de frustração.

  • C.

    A motivação para o trabalho depende de estímulos do ambiente e das necessidades, interesses e valores das pessoas.

  • D.

    A liderança situacional depende do comportamento do líder, das características dos funcionários, da natureza das tarefas e das pressões presentes na organização.

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