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A respeito dos papéis gerenciais, indique a opção que apresenta respectivamente um papel interpessoal, um papel informacional e um papel decisório.
apoiador – centralizador – árbitro
inspirador – transformador – revolucionador
agente de mudanças – renovador – empreendedor
comunicador – moderador – facilitador
líder – disseminador – negociador
O posicionamento da gestão de pessoas como uma questão estratégica tem imposto a revisão dos papéis desempenhados pela área de RH. Entre esses papéis, encontra-se o de agente de transformação e de mudança. Ele diz respeito à capacidade de:
identificar e aperfeiçoar os processos da área.
representar os funcionários perante a gerência.
tornar-se o arquiteto de novas culturas.
definir claramente suas próprias prioridades.
garantir o comprometimento dos funcionários.
É fundamental que as pessoas envolvidas na gestão, inclusive na gestão de pessoas, tenham em mente o que é um modelo de gestão e que assim deve ser a sua implementação e utilização no cotidiano das organizações. Não é característica desse modelo:
ser elaborado e definido pelo gestor da área.
ser um conjunto de práticas e processos de gestão.
ser coerente com uma filosofia de trabalho.
estar a serviço de um modelo de negócios.
a crença de que, por meio da sua aplicação e renovação sistemática, a organização conseguirá vantagens competitivas.
É possível afirmar que a administração de pessoal seria o mesmo que administração de recursos humanos, pois sua visão estratégica e operacional é idêntica à da administração de recursos humanos?
Não. Não é possível afirmar que ambas seriam idênticas, apenas pelo fato de terem visões idênticas.
Não. A administração de pessoal não seria o mesmo que administração de recursos humanos, embora ambas mantenham visões estratégica e operacional, mas que são distintas, porque perdeu força em função de uma nova e moderna concepção de ação estrutural que inclui a gestão de pessoas.
Sim. Ambas e mais a gestão de pessoas atuam de forma igual.
Sim. A administração de pessoal seria o mesmo que administração de recursos humanos, ou seja, visões estratégica e operacional idênticas, desde que seu envolvimento com o corpo funcional fosse desenvolvido apenas por intermédio das gerências e chefias, em geral.
Sim. Administração de pessoal e administração de recursos humanos são nomenclaturas de unidades que são responsáveis por atividades de alta resiliência.
A gestão estratégica numa organização pode ser entendida como o conjunto de decisões tomadas previamente acerca do que deve ser feito em longo prazo. Gestão, em síntese, é pôr em prática uma estratégia tanto no nível microssocial quanto no nível macrossocial, ou seja, operacionalmente as estratégias devem direcionar a gestão das organizações.
Para elaborar um modelo de gestão de pessoas tendo por inspiração o parágrafo anterior sobre gestão estratégica, devem-se compor as estratégias de gestão de pessoas com as seguintes atividades:
planejamento de pessoal, recrutamento e seleção de pessoal, administração de cargos e salários.
planejamento de pessoal, recrutamento e seleção de pessoal, administração de cargos e salários ou planejamento de carreira.
planejamento de pessoal, recrutamento e seleção de pessoal, planejamento de carreira e avaliação de desempenho.
planejamento de pessoal, recrutamento e seleção de pessoal, administração de cargos e salários e treinamento e desenvolvimento.
planejamento de pessoal, recrutamento e seleção de pessoal, administração de cargos e salários, planejamento de carreira, avaliação de desempenho, treinamento e desenvolvimento e clima organizacional.
Peter Senge é considerado o principal autor da conhecida aprendizagem organizacional, importante abordagem extremamente útil na gestão de pessoas. E ele apresenta o que considera serem as disciplinas que melhor contribuem para a aprendizagem organizacional.
Para o autor, a quinta disciplina - a mais relevante - é:
Domínio Interpessoal.
Modelos Digitais.
Estratégias Organizacionais.
Raciocínio Sistêmico.
Ação Horizontal.
As pessoas que atuam em gestão de pessoas necessitam de três competências básicas, que são:
conhecer a legislação, conhecer a história da empresa e conhecimento do negócio (no caso de empresa).
fornecimento das práticas de RH, conhecer a história da empresa, saber influenciar pessoas, dedicando-se ao treinamento e desenvolvimento do corpo funcional.
conhecimento do negócio, fornecimento das práticas de RH e administração da mudança.
conhecer os sistemas de informação, conhecer a legislação e promover a integração do corpo funcional.
estar sempre muito bem informado, saber diagnosticar e ser comprometido com os objetivos maiores da organização.
Conhecimento, habilidades e capacidades dos indivíduos, que têm valor econômico para a organização é denominado capital
social.
humano.
intelectual.
técnico.
operacional.
Administração - Gestão de Pessoas - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Numere a 2ª coluna, associando os conceitos às características dos serviços de administração.
I. Força Criativa ( ) O alcance de certos objetivos é mais fácil por uma equipe do que por um indivíduo trabalhando sozinho
II. Força Coordenada ( ) Complementação de atividades com outras pessoas e por elas, com o uso adequado dos recursos disponíveis.
III. Esforços de Equipe ( ) O resultado da atividade, em algumas situações, é maior do que a soma total dos esforços colocados pelo grupo
IV. Empreendimento Propositado ( ) Coordenação de esforços de empregados, cada um com seus próprios valores e aspirações, num programa organizacional. A ordem correta encontrada, de cima para baixo, é:
I, II, III, IV
II, I, IV, III
II, IV, III, I
III, II, IV, I
III, IV, I, II
Administração - Gestão de Pessoas - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
A implementação de sistemas de auto-atendimento de Recursos Humanos segundo a lógica da informatização tem como potencial benefício a reorganização da gestão de pessoas e da área de recursos humanos. Os sistemas de auto-atendimento de Recursos Humanos permitem:
A adoção de um modelo mais flexível de trabalho, baseado na reorganização da força de trabalho e a diminuição do quantitativo de pessoal necessário nas diversas áreas da empresa.
A adoção de um modelo mais flexível de trabalho, baseado na independência dos indivíduos mais próximos dos chamados modelos organizacionais orgânicos.
A concentração e o desenvolvimento de funcionários da área de Recursos Humanos em funções mais voltadas às áreas fim da empresa.
A concentração e o desenvolvimento de funcionários da área de Recursos Humanos em funções mais voltadas a redução da rotatividade de pessoal e a redução de custos e tempo despendidos nos processos de Recursos Humanos.
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