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A prática de administrar pessoas está sendo discutida em todo o mundo e em todas as esferas do ambiente empresarial. A Administração de Recursos Humanos está sendo substituída pelo termo Gestão de Pessoas que quer dizer:
Um conjunto de políticas e práticas que permitam a conciliação de expectativas entre a organização e as pessoas para que ambas possam realizá-las ao longo do tempo.
Um conjunto de esforços para melhorar o desempenho das empresas no seu ambiente de atuação, levando-se em conta práticas de controle de custos mediante processo de downsizing.
Um conjunto de objetivos e metas que permitem às pessoas atingirem seus objetivos pessoais e, posteriormente, os objetivos organizacionais.
Um conjunto de normas e regras que delimitam a atuação das pessoas e não as coloca como agentes de mudança no processo de competitividade.
Um conjunto de políticas, práticas e estratégias para direcionar as ações das pessoas da empresa no seu ambiente externo, principalmente no mercado de trabalho e no mercado de recursos humanos.
Indique a opção correta.
Por processamento entende-se a integração de insumos orientados para os clientes e as variáveis externas.
Feedback é a capacidade do sistema de produzir informação para realimentar e manter o desempenho do sistema.
Homeostase é a tendência que tem os organismos a se deteriorar, na natureza à desagregação.
Sinergia é a capacidade do sistema de produzir informações para realimentar e manter o desempenho do sistema.
Fluxos são os resultados obtidos do processamento do sistema encaminhados para o ambiente.
A função gerencial clássica de organizar compreende as seguintes atividades:
a reestruturação das equipes de trabalho, com vistas a amenizar conflitos entre servidores.
a definição do arranjo físico (lay out) ideal para uma dada unidade da administração, com a correspondente distribuição racional dos postos de trabalho.
a definição de locais apropriados para disposição dos materiais e equipamentos de trabalho, de modo a racionalizar as operações e o fluxo das atividades.
a reunião e a distribuição do conjunto dos recursos, humanos, materiais, patrimoniais, técnicos e financeiros, necessários à execução das atividades planejadas.
a elaboração do organograma de uma unidade da administração, definindo funções, responsabilidades, atividades e fluxos das operações administrativas.
Assinale a alternativa que define, com maior propriedade, o significado da função gerencial de controle.
Supervisionar a equipe de trabalho, para assegurar o cumprimento das tarefas atribuídas.
Monitorar permanentemente as atividades em curso na unidade da administração, visando a assegurar o cumprimento do que foi planejado e introduzindo eventuais ajustes.
Verificar periodicamente os estoques disponíveis de materiais, para a execução das atividades do conjunto dos servidores.
Manter informações atualizadas a respeito das condições operacionais do conjunto dos recursos patrimoniais das unidades da administração
Manter sistemas de informação com base em relatórios periódicos das atividades desenvolvidas em cada unidade da administração.
Assinale a alternativa que NÃO contém uma definição apropriada correspondente às funções gerenciais clássicas.
Planejar é tomar decisões que permitem iniciar o projeto e conduzir suas fases de maneira segura, esclarecendo as incertezas a serem enfrentadas.
Organizar é dividir tarefas, responsabilidades e a autoridade para tomar decisões.
O processo de execução compreende a realização das atividades previstas nos planos, para que o objetivo possa ser atingido.
O processo administrativo de controlar abrange a comparação dos resultados com os objetivos.
As funções próprias da gestão de pessoas nas organizações de direito público e de direito privado são reguladas por instrumentos jurídicos diferenciados – estatutos de servidores públicos e contratos de trabalho. Algumas dessas funções, no entanto, seguem procedimentos equivalentes em ambos os tipos de instituições. Identifique, dentre as alternativas, qual dessas funções enquadra-se nessa última categoria.
Política de remuneração.
Recrutamento e seleção.
Plano de carreira.
Políticas e programas de treinamento e desenvolvimento.
Condições para desligamento.
Trabalhando com dois tipos de "autoridade" nas organizações, Philip Kotler estabelece um paralelismo entre o gerente, que recebe formalmente a autoridade, e o líder, que a conquista. Aponte a alternativa que corresponde a uma afirmação verdadeira a respeito dessa visão de Kotler.
O líder define os objetivos de seu empreendimento, cria uma organização e preenche as funções com o pessoal qualificado, difunde o plano, distribui tarefas e controla o trabalho.
O líder alinha pessoas, isto é, aponta a nova direção àqueles capazes de criar coalizões, aos que entendem a visão e estão comprometidos com sua obtenção.
O líder assegura o cumprimento de seu plano pelo controle da execução e resolução de problemas e conflitos.
Para o gerente, alcançar a visão requer motivação e inspiração – movimentando a equipe na direção certa, a despeito dos obstáculos à mudança, e fazendo apelo para as necessidades, os valores e emoções básicas humanas.
O gerente aponta uma direção, uma visão de futuro e a estratégia para conseguir a mudança.
Em seus estudos sobre estilos gerenciais, Blake e Mouton produziram um gráfico, a "grade gerencial" que levou seus nomes, baseada na combinação de atuações do gerente em uma ou em outra direção em que se mostram cinco características gerenciais predominantes. Aponte a alternativa cujos resultados esperados não guardam correspondência potencial com o respectivo estilo.
Estilo 9.9: alto interesse pelas operações e pelas pessoas. O resultado é um ambiente construtivo, com discussão franca dos problemas e ampla comunicação entre todos.
Estilo 1.1: baixo interesse do gerente com as operações e com as pessoas. O esforço feito é o suficiente para conseguir algum resultado, apenas para manter a posição do gerente e dos membros da equipe.
Estilo 1.9: baixo interesse com as operações e alto interesse com as pessoas. Os erros e a ineficiência são relevados, resultando em uma produção mínima e custo/benefício desfavorável para a organização.
Estilo 9.1: alto interesse pelas operações e baixo interesse pelas pessoas. O resultado é a alta motivação da equipe, grande criatividade e trabalho cooperativo.
Se a "alma" de uma organização é o gerente, o seu "corpo" é a equipe de servidores. Para que uma equipe de trabalho seja considerada eficaz no alcance de seus objetivos é necessário que a mesma possua algumas características fundamentais. Aponte qual das características abaixo é pouco apropriada a uma equipe de uma unidade organizacional genérica.
Os integrantes da equipe devem ser capazes de trabalhar coletivamente.
A equipe deve possuir um claro sentido da missão da organização.
A equipe deve possuir um claro sentido de seu enquadramento e subordinação na hierarquia organizacional.
Encontre a alternativa que relaciona corretamente as funções com as correspondentes atividades em organizações de direito privado.
A-IV; B-III; C-I; D-II
A-IV; B-III; C-II; D-I
A-I; B-II; C-III; D-IV
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