Questões de Administração do ano 2006

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A prática de administrar pessoas está sendo discutida em todo o mundo e em todas as esferas do ambiente empresarial. A Administração de Recursos Humanos está sendo substituída pelo termo Gestão de Pessoas que quer dizer:

  • A.

    Um conjunto de políticas e práticas que permitam a conciliação de expectativas entre a organização e as pessoas para que ambas possam realizá-las ao longo do tempo.

  • B.

    Um conjunto de esforços para melhorar o desempenho das empresas no seu ambiente de atuação, levando-se em conta práticas de controle de custos mediante processo de downsizing.

  • C.

    Um conjunto de objetivos e metas que permitem às pessoas atingirem seus objetivos pessoais e, posteriormente, os objetivos organizacionais.

  • D.

    Um conjunto de normas e regras que delimitam a atuação das pessoas e não as coloca como agentes de mudança no processo de competitividade.

  • E.

    Um conjunto de políticas, práticas e estratégias para direcionar as ações das pessoas da empresa no seu ambiente externo, principalmente no mercado de trabalho e no mercado de recursos humanos.

Indique a opção correta.

  • A.

    Por processamento entende-se a integração de insumos orientados para os clientes e as variáveis externas.

  • B.

    Feedback é a capacidade do sistema de produzir informação para realimentar e manter o desempenho do sistema.

  • C.

    Homeostase é a tendência que tem os organismos a se deteriorar, na natureza à desagregação.

  • D.

    Sinergia é a capacidade do sistema de produzir informações para realimentar e manter o desempenho do sistema.

  • E.

    Fluxos são os resultados obtidos do processamento do sistema encaminhados para o ambiente.

A função gerencial clássica de organizar compreende as seguintes atividades:

  • A.

    a reestruturação das equipes de trabalho, com vistas a amenizar conflitos entre servidores.

  • B.

    a definição do arranjo físico (lay out) ideal para uma dada unidade da administração, com a correspondente distribuição racional dos postos de trabalho.

  • C.

    a definição de locais apropriados para disposição dos materiais e equipamentos de trabalho, de modo a racionalizar as operações e o fluxo das atividades.

  • D.

    a reunião e a distribuição do conjunto dos recursos, humanos, materiais, patrimoniais, técnicos e financeiros, necessários à execução das atividades planejadas.

  • E.

    a elaboração do organograma de uma unidade da administração, definindo funções, responsabilidades, atividades e fluxos das operações administrativas.

Assinale a alternativa que define, com maior propriedade, o significado da função gerencial de controle.

  • A.

    Supervisionar a equipe de trabalho, para assegurar o cumprimento das tarefas atribuídas.

  • B.

    Monitorar permanentemente as atividades em curso na unidade da administração, visando a assegurar o cumprimento do que foi planejado e introduzindo eventuais ajustes.

  • C.

    Verificar periodicamente os estoques disponíveis de materiais, para a execução das atividades do conjunto dos servidores.

  • D.

    Manter informações atualizadas a respeito das condições operacionais do conjunto dos recursos patrimoniais das unidades da administração

  • E.

    Manter sistemas de informação com base em relatórios periódicos das atividades desenvolvidas em cada unidade da administração.

Assinale a alternativa que NÃO contém uma definição apropriada correspondente às funções gerenciais clássicas.

  • A. A atividade de supervisionar pressupõe a manutenção das equipes de trabalho sob estrito controle.
  • B.

    Planejar é tomar decisões que permitem iniciar o projeto e conduzir suas fases de maneira segura, esclarecendo as incertezas a serem enfrentadas.

  • C.

    Organizar é dividir tarefas, responsabilidades e a autoridade para tomar decisões.

  • D.

    O processo de execução compreende a realização das atividades previstas nos planos, para que o objetivo possa ser atingido.

  • E.

    O processo administrativo de controlar abrange a comparação dos resultados com os objetivos.

As funções próprias da gestão de pessoas nas organizações de direito público e de direito privado são reguladas por instrumentos jurídicos diferenciados – estatutos de servidores públicos e contratos de trabalho. Algumas dessas funções, no entanto, seguem procedimentos equivalentes em ambos os tipos de instituições. Identifique, dentre as alternativas, qual dessas funções enquadra-se nessa última categoria.

  • A.

    Política de remuneração.

  • B.

    Recrutamento e seleção.

  • C.

    Plano de carreira.

  • D.

    Políticas e programas de treinamento e desenvolvimento.

  • E.

    Condições para desligamento.

Trabalhando com dois tipos de "autoridade" nas organizações, Philip Kotler estabelece um paralelismo entre o gerente, que recebe formalmente a autoridade, e o líder, que a conquista. Aponte a alternativa que corresponde a uma afirmação verdadeira a respeito dessa visão de Kotler.

  • A.

    O líder define os objetivos de seu empreendimento, cria uma organização e preenche as funções com o pessoal qualificado, difunde o plano, distribui tarefas e controla o trabalho.

  • B.

    O líder alinha pessoas, isto é, aponta a nova direção àqueles capazes de criar coalizões, aos que entendem a visão e estão comprometidos com sua obtenção.

  • C.

    O líder assegura o cumprimento de seu plano pelo controle da execução e resolução de problemas e conflitos.

  • D.

    Para o gerente, alcançar a visão requer motivação e inspiração – movimentando a equipe na direção certa, a despeito dos obstáculos à mudança, e fazendo apelo para as necessidades, os valores e emoções básicas humanas.

  • E.

    O gerente aponta uma direção, uma visão de futuro e a estratégia para conseguir a mudança.

Em seus estudos sobre estilos gerenciais, Blake e Mouton produziram um gráfico, a "grade gerencial" que levou seus nomes, baseada na combinação de atuações do gerente em uma ou em outra direção em que se mostram cinco características gerenciais predominantes. Aponte a alternativa cujos resultados esperados não guardam correspondência potencial com o respectivo estilo.

  • A.

    Estilo 9.9: alto interesse pelas operações e pelas pessoas. O resultado é um ambiente construtivo, com discussão franca dos problemas e ampla comunicação entre todos.

  • B.

    Estilo 1.1: baixo interesse do gerente com as operações e com as pessoas. O esforço feito é o suficiente para conseguir algum resultado, apenas para manter a posição do gerente e dos membros da equipe.

  • C.

    Estilo 1.9: baixo interesse com as operações e alto interesse com as pessoas. Os erros e a ineficiência são relevados, resultando em uma produção mínima e custo/benefício desfavorável para a organização.

  • D.

    Estilo 9.1: alto interesse pelas operações e baixo interesse pelas pessoas. O resultado é a alta motivação da equipe, grande criatividade e trabalho cooperativo.

  • E. Estilo 5.5: Este estilo é o do meio termo. O resultado é um ambiente de ajuste, com transigência e acomodação, ainda que com vistas a conseguir resultados para a equipe e para a organização.

Se a "alma" de uma organização é o gerente, o seu "corpo" é a equipe de servidores. Para que uma equipe de trabalho seja considerada eficaz no alcance de seus objetivos é necessário que a mesma possua algumas características fundamentais. Aponte qual das características abaixo é pouco apropriada a uma equipe de uma unidade organizacional genérica.

  • A. Os membros da equipe devem ter uma clara compreensão da interdependência resultante da multidisciplinaridade.
  • B.

    Os integrantes da equipe devem ser capazes de trabalhar coletivamente.

  • C.

    A equipe deve possuir um claro sentido da missão da organização.

  • D. Os membros da equipe devem ser capazes de conviver em ambientes turbulentos.
  • E.

    A equipe deve possuir um claro sentido de seu enquadramento e subordinação na hierarquia organizacional.

Encontre a alternativa que relaciona corretamente as funções com as correspondentes atividades em organizações de direito privado.

  • A.

    A-IV; B-III; C-I; D-II

  • B. A-III; B-IV; C-II; D-I
  • C. A-III; B-IV; C-I; D-II
  • D.

    A-IV; B-III; C-II; D-I

  • E.

    A-I; B-II; C-III; D-IV

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