Questões de Administração do ano 2006

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Quanto à função administrativa "liderar", pode-se dizer que é

  • A.

    o processo de arrumar e alocar o trabalho e os recursos entre os membros de uma organização, de modo que cada um atinja seus objetivos e assim a organização também atinja o seu.

  • B.

    o processo de ensinar cada um dos membros da organização para que saibam o que fazer e estejam motivados.

  • C.

    o processo de definir metas da organização, para maior economia de meios.

  • D.

    o processo de definir o custo da organização.

  • E.

    o processo de definir os objetivos da organização.

A liderança é um dos principais meios de dirigir as pessoas dentro das empresas e constitui um dos comportamentos mais importantes para o gerente alcançar eficiência e eficácia por meio das pessoas. A liderança é definida como:

  • A.

    Influência interpessoal exercida em uma situação e dirigida por meio do processo da comunicação humana para a consecução de um ou mais objetivos específicos.

  • B.

    Intercâmbio de pensamento e de informações para proporcionar compreensão mútua e confiança, além de boas relações humanas.

  • C.

    Abordagem integrada, relacionando as vantagens da empresa com os desafios do ambiente.

  • D.

    Processo de manutenção que as pessoas da empresa utilizam para administrar suas relações com o futuro.

  • E.

    Método de controle do quadro de pessoal com o objetivo de alcançar os objetivos organizacionais.

O gerente geral do Hospital Saúde 100% descreveu a um entrevistador o seu estilo de liderança como uma mistura de todos os estilos. "Em alguns momentos, sou um ditador, digo aos meus subordinados o que fazer. Em outros, sou um modelo de função, lidero pelo exemplo. Nesse ambiente, geralmente deixo que as pessoas participem... Gosto muito da idéia da participação, mas numa situação crítica, automaticamente me torno autocrático." Este chefe defende a abordagem situacional de liderança. A justificativa correta para defender essa abordagem é a seguinte

  • A. Não existem traços e comportamentos universalmente importantes, pois comportamentos eficazes variam de uma situação para outra e o líder deve primeiro analisar a situação e depois decidir o que fazer.
  • B. As características pessoais definem o poder legítimo de um líder e são consideradas mais importantes que o seu comportamento de decisão
  • C. O líder que tem poder de competência é respeitado porque possui conhecimentos ou certas habilidades nas quais as pessoas acreditam
  • D. As características de personalidade de fato distinguem os líderes eficazes das outras pessoas pelo seu empenho, motivação, integridade, autoconfiança e conhecimento do negócio.
  • E. A liderança através do poder de referência e de coerção exige fazer com que as tarefas sejam desempenhadas para garantir que a unidade de trabalho ou a organização atinjam suas metas

A respeito dos papéis gerenciais, indique a opção que apresenta respectivamente um papel interpessoal, um papel informacional e um papel decisório.

  • A.

    apoiador – centralizador – árbitro

  • B.

    inspirador – transformador – revolucionador

  • C.

    agente de mudanças – renovador – empreendedor

  • D.

    comunicador – moderador – facilitador

  • E.

    líder – disseminador – negociador

Entre as teorias que abordam a nova liderança, pode-se citar a liderança transformacional, baseada principalmente nos estudos de Burns, Bass e Avoilo. Os principais elementos dessa liderança são:

  • A.

    com os níveis mais baixos da hierarquia, maiores oportunidades de propor e comunicar uma visão;

  • B.

    carisma, através do desenvolvimento de uma visão; inspiração, motivar e criar expectativas; consideração individualizada, através da atenção pessoal e estimulação intelectual, propondo desafios;

  • C.

    recompensas contingentes e uso de uma visão limitada ao grupo de trabalho;

  • D.

    gestão pela exceção, gestão pelo grupo e gestão por equipes auto-gerenciadas;

  • E.

    os interesses dos empregados, procurando os benefícios do grupo e da organização, de maneira assistemática.

Blake e Mouton, uma dupla de pesquisadores estudiosos do tema "liderança", desenvolveram a idéia da "grade gerencial", segundo a qual o líder pode dar muita ou pouca ênfase para a tarefa e, ao mesmo tempo, muita ou pouca ênfase para as pessoas. O "líder-tarefa", orientado para a produção, posicionase na referida grade gerencial como:

  • A. (1,1);
  • B. (1,9);
  • C. (5,5);
  • D. (5,9);
  • E. (9,1).

De acordo com o modelo explicativo da liderança atribuído a Blake e Mouton, o "líder-tarefa" orientado para pessoas, posiciona-se na grade gerencial como:

  • A. (1,1);
  • B. (1,9);
  • C. (5,5);
  • D. (9,1);
  • E. (9,9).

A liderança que fixa as diretrizes, sem contar com participação do grupo, determinando as providências para a execução das tarefas que cada um deve executar é uma liderança

  • A.

    democrática

  • B.

    autocrática

  • C.

    liberal

  • D.

    participativa

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 38, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Em organizações de qualquer tipo e porte, os administradores dependem da utilização eficaz de um determinado conjunto de habilidades, entre as quais as habilidades necessárias para a obtenção, análise e interpretação de informações de diversas fontes para possibilitar a tomada de decisões complexas. Trata-se das habilidades:

  • A.

    Conceituais.

  • B.

    Técnicas.

  • C.

    Administrativas.

  • D.

    Interpessoais.

Considere a figura abaixo:

  • A. pessoas que não têm capacidade, nem vontade de assumir a responsabilidade de fazer algo, não são competentes nem seguras de si, exigindo o estilo de liderança compartilhar.
  • B. pessoas que têm capacidade, mas não estão dispostas a fazer o que o líder quer, exigem o estilo de liderança compartilhar.
  • C.

    pessoas que não têm capacidade, mas sentem disposição para assumir responsabilidades, têm confiança em si, mas ainda não possuem as habilidades necessárias, exigindo o estilo de liderança delegar.

  • D.

    pessoas que têm capacidade e disposição para assumir responsabilidade exigem o estilo de liderança persuadir.

  • E.

    o estilo de liderança apropriado a cada um dos quatro níveis de maturidade não inclui a dosagem certa de comportamento de tarefa (direção) e comportamento de relacionamento (apoio).

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