Questões de Administração do ano 2006

Lista completa de Questões de Administração do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Instruções:          Considere os dados abaixo para responder às questões de números 9 e 10.

A grade gerencial de Blake e Mouton mede o estilo de gestão em termos de sua preocupação prioritária em relação às pessoas e ao relacionamento; ou à produção, às tarefas e às atividades. No eixo das abscissas, são plotadas as prioridades em relação à produção, às tarefas e às atividades, e, no eixo das ordenadas, as prioridades em relação às pessoas e ao relacionamento. Em cada eixo, há intervalos de números inteiros, de 1 a 9.

Da análise dos dados, é pertinente concluir que:

I. o ponto representado pelas coordenadas 9,1 indica que o estilo de relação superior/subordinado é baseado em autoridade e obediência.

II. o ponto 1,9 representa um estilo caracterizado pelo máximo de preocupação com a produção e o mínimo com as pessoas.

III. no estilo gerencial 1,1 o gestor não demonstra atitudes positivas e desempenha suas atividades de maneira passiva.

IV. o ponto representado pelo estilo gerencial 5,5 parte do pressuposto que o gestor se apóia firmemente nas tradições, no passado e nas regras e regulamentos.

V. a premissa do estilo gerencial indicado pelo ponto 9,9 é a de que não existe conflito inerente entre os objetivos de produção e as necessidades das pessoas, portanto, pessoas e produção não estão interligadas.

É correto o que consta APENAS em

  • A. I e II.
  • B.

    I e IV.

  • C.

    II e III.

  • D.

    II e V.

  • E.

    IV e V.

A habilidade gerencial voltada para o aprendizado da administração, a partir do estoque de conhecimentos existentes, desde a definição de objetivos e a formulação de políticas até ao conjunto de idéias sobre estruturas, processos e comportamentos organizacionais, é a habilidade

  • A. cognitiva.
  • B. analítica.
  • C. comportamental.
  • D. da ação.
  • E. de relações pessoais.

Assinale a opção correta.

  • a.

    O modelo de liderança situacional apresenta uma concepção bidimensional de liderança que oferece uma explicação para conciliar a eficácia do líder com a orientação para a produção e para as pessoas.

  • b.

    O modelo de liderança situacional apresenta a liderança como a capacidade de criar uma visão de futuro de longo prazo, que seja viável e desejável pelos membros da organização e capaz de direcioná-los em suas ações.

  • c.

    O modelo de liderança situacional apresenta uma concepção de liderança na qual os líderes possuem certas características e atributos pessoais, físicos, mentais e culturais que os diferenciam de seus seguidores.

  • d.

    O modelo de liderança situacional apresenta uma concepção de liderança focada no desenvolvimento das pessoas, incentivando o trabalho independente, a dedicação e a busca de padrões de desempenho que vão além do próprio cargo.

  • e.

    O modelo de liderança situacional apresenta uma concepção de liderança que reconhece a importância dos liderados e se baseia na lógica de que os líderes podem compensar as limitações motivacionais e de capacitação de seus seguidores.

Alguns autores consideram o modelo de Fiedler e de Hersey e Blanchard como modelos de liderança situacional. A respeito desses modelos, classifique as frases a seguir em Verdadeiras (V) ou Falsas (F).

I. A eficácia do desempenho do grupo depende da adequação entre o estilo do líder e quanto de controle a situação proporciona a ele.

II. O líder deve flexibilizar seu comportamento a fim de ajustá-lo à situação.

III. O grau de favorabilidade da situação para o líder é definido pelas relações entre líder e subordinados, pelo grau de estruturação da tarefa e pelo poder de oposição.

IV. O comportamento do líder diante da situação é capaz de definir e estruturar o papel dos liderados.

V. O estabelecimento de valores e padrões da situação pelo líder incentiva comportamentos transformadores nos liderados.

Aponte a resposta que contém apenas as opções verdadeiras.

  • a.

    I, II e III.

  • b.

    I, III e IV.

  • c.

    I, II e V.

  • d.

    IV e V.

  • e.

    III e V.

Além da utilização de tipos de poder, o homem (ser humano) tem à sua disposição, conforme a literatura teórica e técnica informa, abordagens de liderança reproduzidas nas alternativas abaixo, à exceção de uma. Assinale-a.

  • A.

    a abordagem dos traços de personalidade.

  • B.

    a abordagem de condicionamentos horizontais/verticais

  • C.

    a abordagem comportamental.

  • D.

    a abordagem contingencial.

  • E.

    a abordagem do grid gerencial.

Segundo R. Ritter um líder deve combinar talentos. A capacidade de pensar no seu próprio poder e perceber os perigos das suas próprias paixões trata-se de um talento

  • a.

    político.

  • b.

    cognitivo.

  • c.

    social.

  • d.

    intrapsíquico.

  • e.

    ético.

Quando a eficácia de um líder é atingida porque o seguidor admira e identifica-se com a pessoa do líder e com a causa que ele defende, e há o envolvimento natural do liderado, existe um poder

  • a.

    do especialista.

  • b.

    de referência.

  • c.

    de coerção.

  • d.

    de recompensa.

  • e.

    de legitimidade.

Ao estilo de Administração que se baseia no princípio da gestão autoritária, por uma unidade de comando, desconsiderando as colaborações dos trabalhadores, dá-se o nome de

  • A.

    co-gestão.

  • B.

    autogestão.

  • C.

    heterogestão.

  • D.

    liderança sem autoridade.

  • E.

    administração participativa.

Sobre os estilos de liderança e as atividades do líder, relacione as colunas abaixo.

(LA) Líder Autoritário

(LD) Líder Democrático 

(LF) Líder Laissez-faire                         

(  ) O líder tende a ser "pessoal" nos elogios e críticas ao trabalho de cada membro do grupo.

(  ) Liberdade completa para as decisões grupais ou individuais, com participação mínima do líder.

(  ) Todas as diretrizes são objeto de debate e decisão do grupo, estimulado e assistido pelo líder.

(  ) As técnicas e as providências para o serviço são determinadas pela autoridade, pois as medidas são sempre imprevisíveis.

A seqüência correta encontrada, de cima para baixo, é:

  • A.

    LA, LD, LA, LF

  • B.

    LA, LF, LA, LF

  • C.

    LA, LF, LD, LA

  • D.

    LD, LD, LF, LA

  • E.

    LS, LS, LD, LA

Definem-se como habilidades, as destrezas específicas para transformar conhecimento em ação, que resulte no desempenho desejado para alcance dos objetivos. Segundo o modelo de Robert Katz, as habilidades mais utilizadas pela alta administração são as

  • A.

    humanas e as técnicas.

  • B.

    técnicas e as conceituais.

  • C.

    humanas e as conceituais.

  • D.

    de planejamento e as técnicas.

  • E.

    conceituais e as de planejamento.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...