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Instruções: Considere os dados abaixo para responder às questões de números 9 e 10.
A grade gerencial de Blake e Mouton mede o estilo de gestão em termos de sua preocupação prioritária em relação às pessoas e ao relacionamento; ou à produção, às tarefas e às atividades. No eixo das abscissas, são plotadas as prioridades em relação à produção, às tarefas e às atividades, e, no eixo das ordenadas, as prioridades em relação às pessoas e ao relacionamento. Em cada eixo, há intervalos de números inteiros, de 1 a 9.
Da análise dos dados, é pertinente concluir que:
I. o ponto representado pelas coordenadas 9,1 indica que o estilo de relação superior/subordinado é baseado em autoridade e obediência.
II. o ponto 1,9 representa um estilo caracterizado pelo máximo de preocupação com a produção e o mínimo com as pessoas.
III. no estilo gerencial 1,1 o gestor não demonstra atitudes positivas e desempenha suas atividades de maneira passiva.
IV. o ponto representado pelo estilo gerencial 5,5 parte do pressuposto que o gestor se apóia firmemente nas tradições, no passado e nas regras e regulamentos.
V. a premissa do estilo gerencial indicado pelo ponto 9,9 é a de que não existe conflito inerente entre os objetivos de produção e as necessidades das pessoas, portanto, pessoas e produção não estão interligadas.
É correto o que consta APENAS em
I e IV.
II e III.
II e V.
IV e V.
A habilidade gerencial voltada para o aprendizado da administração, a partir do estoque de conhecimentos existentes, desde a definição de objetivos e a formulação de políticas até ao conjunto de idéias sobre estruturas, processos e comportamentos organizacionais, é a habilidade
Assinale a opção correta.
O modelo de liderança situacional apresenta uma concepção bidimensional de liderança que oferece uma explicação para conciliar a eficácia do líder com a orientação para a produção e para as pessoas.
O modelo de liderança situacional apresenta a liderança como a capacidade de criar uma visão de futuro de longo prazo, que seja viável e desejável pelos membros da organização e capaz de direcioná-los em suas ações.
O modelo de liderança situacional apresenta uma concepção de liderança na qual os líderes possuem certas características e atributos pessoais, físicos, mentais e culturais que os diferenciam de seus seguidores.
O modelo de liderança situacional apresenta uma concepção de liderança focada no desenvolvimento das pessoas, incentivando o trabalho independente, a dedicação e a busca de padrões de desempenho que vão além do próprio cargo.
O modelo de liderança situacional apresenta uma concepção de liderança que reconhece a importância dos liderados e se baseia na lógica de que os líderes podem compensar as limitações motivacionais e de capacitação de seus seguidores.
Alguns autores consideram o modelo de Fiedler e de Hersey e Blanchard como modelos de liderança situacional. A respeito desses modelos, classifique as frases a seguir em Verdadeiras (V) ou Falsas (F).
I. A eficácia do desempenho do grupo depende da adequação entre o estilo do líder e quanto de controle a situação proporciona a ele.
II. O líder deve flexibilizar seu comportamento a fim de ajustá-lo à situação.
III. O grau de favorabilidade da situação para o líder é definido pelas relações entre líder e subordinados, pelo grau de estruturação da tarefa e pelo poder de oposição.
IV. O comportamento do líder diante da situação é capaz de definir e estruturar o papel dos liderados.
V. O estabelecimento de valores e padrões da situação pelo líder incentiva comportamentos transformadores nos liderados.
Aponte a resposta que contém apenas as opções verdadeiras.
I, II e III.
I, III e IV.
I, II e V.
IV e V.
III e V.
Além da utilização de tipos de poder, o homem (ser humano) tem à sua disposição, conforme a literatura teórica e técnica informa, abordagens de liderança reproduzidas nas alternativas abaixo, à exceção de uma. Assinale-a.
a abordagem dos traços de personalidade.
a abordagem de condicionamentos horizontais/verticais
a abordagem comportamental.
a abordagem contingencial.
a abordagem do grid gerencial.
Segundo R. Ritter um líder deve combinar talentos. A capacidade de pensar no seu próprio poder e perceber os perigos das suas próprias paixões trata-se de um talento
político.
cognitivo.
social.
intrapsíquico.
ético.
Quando a eficácia de um líder é atingida porque o seguidor admira e identifica-se com a pessoa do líder e com a causa que ele defende, e há o envolvimento natural do liderado, existe um poder
do especialista.
de referência.
de coerção.
de recompensa.
de legitimidade.
Administração - Liderança - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Ao estilo de Administração que se baseia no princípio da gestão autoritária, por uma unidade de comando, desconsiderando as colaborações dos trabalhadores, dá-se o nome de
co-gestão.
autogestão.
heterogestão.
liderança sem autoridade.
administração participativa.
Administração - Liderança - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Sobre os estilos de liderança e as atividades do líder, relacione as colunas abaixo.
(LA) Líder Autoritário
(LD) Líder Democrático
(LF) Líder Laissez-faire
( ) O líder tende a ser "pessoal" nos elogios e críticas ao trabalho de cada membro do grupo.
( ) Liberdade completa para as decisões grupais ou individuais, com participação mínima do líder.
( ) Todas as diretrizes são objeto de debate e decisão do grupo, estimulado e assistido pelo líder.
( ) As técnicas e as providências para o serviço são determinadas pela autoridade, pois as medidas são sempre imprevisíveis.
A seqüência correta encontrada, de cima para baixo, é:
LA, LD, LA, LF
LA, LF, LA, LF
LA, LF, LD, LA
LD, LD, LF, LA
LS, LS, LD, LA
Administração - Liderança - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Definem-se como habilidades, as destrezas específicas para transformar conhecimento em ação, que resulte no desempenho desejado para alcance dos objetivos. Segundo o modelo de Robert Katz, as habilidades mais utilizadas pela alta administração são as
humanas e as técnicas.
técnicas e as conceituais.
humanas e as conceituais.
de planejamento e as técnicas.
conceituais e as de planejamento.
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