Questões de Administração do ano 2006

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Com base nesse parágrafo responda as questões 42 e 43.

"Uma das principais habilidades de um líder é seu estilo. Um estilo de liderança é uma estratégia de comportamento para a condução da equipe. Há dois estilos básicos. O primeiro estilo é chamado Liderança Orientada para o Gerente, o segundo Liderança Orientada para a Equipe."

Qual dos itens abaixo pertence ao primeiro estilo?

  • A.

    Democrática.

  • B.

    Participativa

  • C. Orientada para pessoas.
  • D.

    Autocrática

  • E.

    Delegação.

Com base nesse parágrafo responda as questões 42 e 43.

"Uma das principais habilidades de um líder é seu estilo. Um estilo de liderança é uma estratégia de comportamento para a condução da equipe. Há dois estilos básicos. O primeiro estilo é chamado Liderança Orientada para o Gerente, o segundo Liderança Orientada para a Equipe."

Qual dos itens abaixo pertence ao segundo estilo?

  • A.

    Consultiva.

  • B.

    Diretiva.

  • C.

    Orientada para resultados.

  • D.

    Orientada para resultados.

  • E.

    Orientada para a tarefa.

Líder que oferece recompensas matérias é chamado líder transacional. Algumas recompensas materiais que o líder transacional pode oferecer estão listadas abaixo exceto:

  • A. promoções.
  • B. aumento salarial.
  • C. autonomia e liberalidade no uso do tempo.
  • D. patrocínio da participação dos integrantes da equipe em programas de treinamento.
  • E. satisfação proporcionada pela associação com o próprio líder ou com sua equipe.

Qual item abaixo podemos afirmar que compõem as etapas da análise da distribuição do trabalho?

  • A. Identificação das tarefas individuais.
  • B.

    Agrupar as tarefas semelhantes em atividades ou serviços.

  • C. Montar o quadro da distribuição do trabalho.
  • D. Analisar o quadro
  • E.

    Todas alternativas acima compõem as etapas da análise da distribuição do trabalho

A ação estratégica de relacionamento que o gerente ou líder de equipe estabelece com os seus membros para apoiar o processo de aprendizagem, desenvolvimento e estímulo, para identificar valores que possam nortear o desempenho, é denominada

  • A. coaching.
  • B. empowerment.
  • C. benchmarking.
  • D. autogestão.
  • E. força-tarefa.

Acerca da liderança nas relações humanas no trabalho, julgue os itens que se seguem.

Com relação à dimensão do comportamento de liderança, o líder orientado para a produção é aquele que enfatiza as relações interpessoais no trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da liderança nas relações humanas no trabalho, julgue os itens que se seguem.

A liderança é uma habilidade interpessoal inata de influenciar pessoas, que possibilita o engajamento dos membros da equipe em direção ao alcance dos objetivos preestabelecidos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da liderança nas relações humanas no trabalho, julgue os itens que se seguem.

Na liderança participativa, o líder articula-se com a equipe ou com múltiplos parceiros, realizando alianças e negociações por meio do compartilhamento de decisões em busca do atingimento das metas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Marta, em sua função de Agente Censitário, em visita a um Hotel-Fazenda, teve oportunidade de conhecer o estilo de liderança ali presente. Observou que havia delegação total das decisões do grupo que, em conseqüência, ficava à vontade e sem controle. As tarefas eram desenvolvidas com muitas oscilações, com discussões sem direção no foco do trabalho, priorizando questões pessoais. Constatou, ainda, um forte individualismo e relacionamentos pouco cordiais, o que demonstrou, em conjunto, características de liderança:

  • A. liberal.
  • B. autocrática
  • C. democrática
  • D. participativa.
  • E. competitiva

As teorias sobre a liderança sempre acompanharam o desenvolvimento da teoria administrativa. Assim sendo, pode-se dizer que, segundo as teorias situacionais de liderança,

  • A.

    a liderança é uma habilidade pessoal, que torna algumas pessoas mais aptas a influenciar outras.

  • B.

    a liderança situacional é uma habilidade que torna algumas pessoas mais aptas a influenciar pessoas e grupos, dependendo da circunstância encontrada.

  • C.

    a partir do momento em que os indivíduos ingressam em uma organização, os fatores cognitivos deixam de exercer alguma influência sobre a sua motivação.

  • D.

    a partir do momento em que os indivíduos ingressam em uma organização, os fatores cognitivos deixam de exercer alguma influência sobre a sua motivação.

  • E.

    um estilo de liderança democrática implica em liberdade completa para as decisões grupais ou individuais.

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