Questões de Administração do ano 2006

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O modo como os indivíduos lidam com suas emoções e com as das pessoas ao seu redor implica autoconsciência, motivação, persistência, empatia e entendimento, além de características sociais como persuasão, cooperação, negociações e liderança.

Esse conjunto de ações é identificado como:

  • A.

    Inteligência emocional.

  • B.

    Competência gerencial.

  • C.

    Comportamento individual.

  • D.

    Comunicação interpessoal.

  • E.

    Desenvolvimento de equipes.

Acerca dos estilos de decisão em relação ao comportamento de um líder e suas conseqüências nas atitudes dos seguidores da decisão, assinale a opção incorreta.

  • A.

    O estilo de liderança laissez-faire assegura atitudes positivas dos subordinados.

  • B.

    O estilo democrático resulta em atitudes positivas.

  • C.

    O líder autocrático possibilita aumento de desempenho dos servidores.

  • D.

    O líder carismático inspira confiança, o que resulta em alto desempenho.

Que sentimento ligado a necessidades defensivas profundas das quais não se tem consciência pode afetar líderes organizacionais e interferir na objetividade de seus julgamentos?

  • A.

    Impulsos emocionais momentâneos.

  • B.

    Enxaqueca.

  • C.

    Perda da capacidade auditiva.

  • D.

    Autonomia do pensar.

  • E.

    Inteligência.

O processo de influência, geralmente de uma pessoa, através do qual um indivíduo ou grupo é orientado para estabelecer e atingir metas, denomina-se

  • A. Comunicação.
  • B. Negociação.
  • C. Percepção.
  • D. Motivação.
  • E. Liderança.

Considere a seguinte situação:

Sempre que um colega de trabalho chega atrasado ao serviço, seu chefe começa a berrar, humilha o funcionário na frente dos outros, desconta todos os atrasos. Já dispensou vários funcionários por conta disso e não quer nem ouvir o motivo ou a justificativa do empregado, considerando sempre um absurdo e uma irresponsabilidade este tipo de ocorrência. Acontece, porém, que o próprio chefe não é exemplo de pontualidade e, na maioria das vezes, ele mesmo chega atrasado e esbaforido.

Com base nos conhecimentos acerca de relações interpessoais na empresa, é correto afirmar que:

  • A.

    o chefe demonstra com suas atitudes negar sua própria problemática e projetar seus atrasos nos demais funcionários;

  • B.

    o chefe está agindo corretamente, pois ele é o superior hierárquico e pode tratar seus funcionários como lhe convém;

  • C.

    os funcionários são mesmo irresponsáveis e precisam de um chefe que exerça essa função de autoridade;

  • D.

    a maioria dos funcionários é desmotivada para o serviço e inventa desculpas descabidas e injustificadas para seus atrasos;

  • E.

    a punição que o chefe utiliza nos casos de atraso é sempre a maneira mais eficiente de manter a pontualidade dos funcionários.

Aquele que propõe metas desafiadoras, esperando que o seguidor dê o melhor de si no desempenho de suas atividades na organização é um líder

  • A. transformacional.
  • B. diretivo.
  • C. apoiador.
  • D. participativo.
  • E. orientado para a realização.

A autoridade confiada a determinada pessoa para que, no âmbito de uma empresa, possa regulamentar certo número de atividades, basicamente homogêneas é denominada autoridade:

  • A. de fiscalização.
  • B. funcional.
  • C. de linha.
  • D. hierárquica.
  • E. operacional.

Várias teorias tentam explicar a liderança. Indique a opção que expressa corretamente a liderança situacional.

  • a.

    As características natas de personalidade do líder são a base para a liderança situacional.

  • b.

    A liderança se explica pelo comportamento adotado pelo líder, proveniente de intenso processo de treinamento.

  • c.

    Não existe um único estilo de liderança válido a toda ou qualquer situação.

  • d.

    O estilo liberal de liderança é uma característica inerente à liderança situacional.

  • e.

    O líder situacional é identificado por meio de técnicas de seleção eficientes.

Acerca das noções de liderança, assinale a opção incorreta.

  • A.

    Liderança orientada para a tarefa é o estilo de liderança em que se concentra a atenção no desempenho do funcionário, cobra-se e avalia-se o desempenho dos subordinados, insiste-se no cumprimento de prazos estabelecidos e estabelecem-se claramente as responsabilidades dos membros da equipe.

  • B.

    Os seguintes fatores conduzem à liderança situacional: características do líder e dos empregados, clima organizacional, natureza da tarefa a ser executada e pressões sobre o grupo de trabalho.

  • C.

    Autogestão, que é uma abordagem contemporânea de liderança, competências dos empregados, forma como as tarefas são estruturadas e comportamento organizacional relacionado a autonomia e aprendizado contínuo são considerados fatores substitutos da liderança.

  • D.

    No que concerne às fontes de poder, o líder com poder de referência é aquele que apresenta conhecimentos e habilidades técnicas que podem ajudar as pessoas no desempenho mais adequado de suas tarefas.

Acerca da administração de recursos humanos, julgue os itens a seguir.

Em organizações, a liderança é um fenômeno que só ocorre quando o líder recebe a designação formal para um cargo de chefia.

  • C. Certo
  • E. Errado
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