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Administração - Liderança - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
O modo como os indivíduos lidam com suas emoções e com as das pessoas ao seu redor implica autoconsciência, motivação, persistência, empatia e entendimento, além de características sociais como persuasão, cooperação, negociações e liderança.
Esse conjunto de ações é identificado como:
Inteligência emocional.
Competência gerencial.
Comportamento individual.
Comunicação interpessoal.
Desenvolvimento de equipes.
Acerca dos estilos de decisão em relação ao comportamento de um líder e suas conseqüências nas atitudes dos seguidores da decisão, assinale a opção incorreta.
O estilo de liderança laissez-faire assegura atitudes positivas dos subordinados.
O estilo democrático resulta em atitudes positivas.
O líder autocrático possibilita aumento de desempenho dos servidores.
O líder carismático inspira confiança, o que resulta em alto desempenho.
Que sentimento ligado a necessidades defensivas profundas das quais não se tem consciência pode afetar líderes organizacionais e interferir na objetividade de seus julgamentos?
Impulsos emocionais momentâneos.
Enxaqueca.
Perda da capacidade auditiva.
Autonomia do pensar.
Inteligência.
Administração - Liderança - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
O processo de influência, geralmente de uma pessoa, através do qual um indivíduo ou grupo é orientado para estabelecer e atingir metas, denomina-se
Considere a seguinte situação:
Sempre que um colega de trabalho chega atrasado ao serviço, seu chefe começa a berrar, humilha o funcionário na frente dos outros, desconta todos os atrasos. Já dispensou vários funcionários por conta disso e não quer nem ouvir o motivo ou a justificativa do empregado, considerando sempre um absurdo e uma irresponsabilidade este tipo de ocorrência. Acontece, porém, que o próprio chefe não é exemplo de pontualidade e, na maioria das vezes, ele mesmo chega atrasado e esbaforido.
Com base nos conhecimentos acerca de relações interpessoais na empresa, é correto afirmar que:
o chefe demonstra com suas atitudes negar sua própria problemática e projetar seus atrasos nos demais funcionários;
o chefe está agindo corretamente, pois ele é o superior hierárquico e pode tratar seus funcionários como lhe convém;
os funcionários são mesmo irresponsáveis e precisam de um chefe que exerça essa função de autoridade;
a maioria dos funcionários é desmotivada para o serviço e inventa desculpas descabidas e injustificadas para seus atrasos;
a punição que o chefe utiliza nos casos de atraso é sempre a maneira mais eficiente de manter a pontualidade dos funcionários.
Aquele que propõe metas desafiadoras, esperando que o seguidor dê o melhor de si no desempenho de suas atividades na organização é um líder
A autoridade confiada a determinada pessoa para que, no âmbito de uma empresa, possa regulamentar certo número de atividades, basicamente homogêneas é denominada autoridade:
Várias teorias tentam explicar a liderança. Indique a opção que expressa corretamente a liderança situacional.
As características natas de personalidade do líder são a base para a liderança situacional.
A liderança se explica pelo comportamento adotado pelo líder, proveniente de intenso processo de treinamento.
Não existe um único estilo de liderança válido a toda ou qualquer situação.
O estilo liberal de liderança é uma característica inerente à liderança situacional.
O líder situacional é identificado por meio de técnicas de seleção eficientes.
Acerca das noções de liderança, assinale a opção incorreta.
Liderança orientada para a tarefa é o estilo de liderança em que se concentra a atenção no desempenho do funcionário, cobra-se e avalia-se o desempenho dos subordinados, insiste-se no cumprimento de prazos estabelecidos e estabelecem-se claramente as responsabilidades dos membros da equipe.
Os seguintes fatores conduzem à liderança situacional: características do líder e dos empregados, clima organizacional, natureza da tarefa a ser executada e pressões sobre o grupo de trabalho.
Autogestão, que é uma abordagem contemporânea de liderança, competências dos empregados, forma como as tarefas são estruturadas e comportamento organizacional relacionado a autonomia e aprendizado contínuo são considerados fatores substitutos da liderança.
No que concerne às fontes de poder, o líder com poder de referência é aquele que apresenta conhecimentos e habilidades técnicas que podem ajudar as pessoas no desempenho mais adequado de suas tarefas.
Acerca da administração de recursos humanos, julgue os itens a seguir.
Em organizações, a liderança é um fenômeno que só ocorre quando o líder recebe a designação formal para um cargo de chefia.
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