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Administração - Gestão por Competência - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A competência interpessoal é um requisito imprescindível em todos os níveis ocupacionais de uma organização, desde o atendimento à comunidade externa até o convívio diário com o público interno, no mesmo setor (os colegas e a chefia imediata) e intersetores. Acerca de relações humanas, julgue os itens subseqüentes.
A competência interpessoal é a habilidade de ser eficaz nas relações interpessoais, de lidar com outras pessoas de maneira diferenciada, adequada às necessidades de cada uma.
Administração - Gestão por Competência - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A competência interpessoal é um requisito imprescindível em todos os níveis ocupacionais de uma organização, desde o atendimento à comunidade externa até o convívio diário com o público interno, no mesmo setor (os colegas e a chefia imediata) e intersetores. Acerca de relações humanas, julgue os itens subseqüentes.
Perceber de forma acurada uma situação e suas variáveis permite que o indivíduo seja capaz de se posicionar de forma habilidosa na rede de relações interpessoais interna e externa no local de trabalho.
A era do conhecimento que estamos vivendo vem valorizando nas pessoas a capacidade específica de executar uma ação em um nível tal de habilidade que seja suficiente para alcançar o efeito desejado. Tal capacidade denomina-se:
competência.
aprendizado.
complexidade.
mentalidade global.
característica pessoal.
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Em relação à gestão por competências, julgue os próximos itens.
Competência corresponde a adquirir, usar, mobilizar, integrar, desenvolver e transferir conhecimentos, recursos, habilidades e experiências que agreguem valor à organização e valor social ao indivíduo.
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Em relação à gestão por competências, julgue os próximos itens.
A gestão por competências, por ser considerada ultrapassada pelas modernas técnicas de gestão, caiu em desuso nas organizações do conhecimento, tendo sido substituída pela gestão por objetivos e processos.
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Em relação à gestão por competências, julgue os próximos itens.
É consensual entre os diversos autores a noção de que as competências individuais não formam a base das competências organizacionais e que a aprendizagem não é capaz de promover o desenvolvimento das mesmas.
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Em relação à gestão por competências, julgue os próximos itens.
Gestão por competências, muito mais do que uma forma de administrar, é uma filosofia de desenvolvimento de talentos nas empresas. Por meio dela é possível orientar as ações das pessoas no intuito de se construir uma organização eficaz, ou seja, aquela que atinge as suas metas e os seus objetivos traçados.
Na busca de maior competitividade e atendimento às expectativas da sociedade, as organizações têm reformulado seu modelo de gestão. A área de recursos humanos, frente a essas mudanças, passou a incorporar dimensões da gestão de pessoas. Assinale a opção que apresenta corretamente uma dimensão da gestão de pessoas.
Gestão de desempenho
Gestão do desenvolvimento organizacional
Gestão da qualidade total
Gestão de auditoria ambiental
Gestão de competências
O Planejamento de um programa de capacitação inicia-se pela determinação das competências a serem desenvolvidas. As competências são um conjunto de qualificações. Selecione a opção que melhor representa essas qualificações.
Técnicas, mecanismos de integração humana e comportamento estratégico.
Conhecimento, capacidade técnica e habilidades conceituais.
Conhecimento, habilidades e comportamento ou atitudes.
Atitude integradora, comportamento organizacional e capacidade técnica.
Querer saber, saber fazer e saber aprender.
Assinale a opção que preenche corretamente a lacuna da frase a seguir.
Um saber agir responsável e reconhecido que implica mobilizar, integrar, transferir conhecimentos, recursos, habilidades, que agregue valor econômico à organização e valor social ao indivíduo é chamado de _____________.
competência
desempenho
treinamento
desenvolvimento
aprendizagem
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