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Administração - Gestão do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Julgue os seguintes itens, que versam sobre a gestão do conhecimento.
No contexto organizacional, os mapas do conhecimento são documentos em que se apresenta a localização geográfica de empresas de consultoria que possuem experiência e conhecimento especializados em determinadas áreas.
A gestão do conhecimento parte da premissa de que todo o conhecimento existente na empresa, na cabeça das pessoas, nas veias dos processos e no coração dos departamentos, pertence também à organização. Em contrapartida, todos os colaboradores que contribuem para esse sistema podem usufruir todo o conhecimento presente na organização.
A definição acima envolve a idéia de vários tipos de conhecimento na organização. São eles o
Thomas Stewart, Leif Edvinsson e Karl Erik Sveiby, pioneiros em estudos sobre a gestão do conhecimento, consideram que o valor de empresas intensivas em conhecimento deixou de estar relacionado aos bens tangíveis, passando a ser cotado, a partir dos ativos intangíveis. Sobre esses estudos, é correto afirmar:
I. Sveiby propõe um modelo de gestão de conhecimento formado de 3 componentes: estrutura interna, estrutura externa e competência.
II. Stewart apresenta um modelo realçando a importância do capital intelectual da empresa.
III. A noção de capital estrutural e de capital humano de Stewart é bastante semelhante à de estrutura interna e competência do modelo de Sveiby.
IV. Edvinsson divide o capital intelectual da empresa em 3 componentes: capital organizacional, capital de clientes e capital humano.
V. O capital organizacional para Edvinsson tem significado semelhante ao do capital interno de Sveiby e do capital estrutural de Stewart.
Está correto o que se afirma em
O aprendizado gerencial envolve quatro dimensões básicas: a cognitiva, a analítica, a comportamental e a habilidade de ação. Aprender sobre administração a partir do estoque de conhecimentos existentes sobre definição de objetivos e formulação de políticas e as idéias sistematizadas sobre estruturas, processos, técnicas e comportamentos organizacionais é objetivo da dimensão
Administração - Gestão do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Assinale a opção correta a respeito das formas de conversão do conhecimento nas organizações.
A externalização repassa conhecimentos tácitos por meio de experiências entre pessoas.
A internalização converte conhecimento tácito em explícito, gerando o chamado conhecimento conceitual.
A socialização converte conhecimento explícito em tácito por meio da prática, gerando conhecimento operacional.
A combinação converte conhecimentos explícitos individuais em conhecimento explícito da organização.
Gestão por competências propõe-se a
I. gerenciar o gap ou lacuna de competências eventualmente existente na organização, procurando eliminá-lo ou minimizá-lo.
II. melhorar o desempenho pela criação de conhecimento gerador de inovação.
III. constituir banco de talentos, visando à retenção, apoiado em mecanismos de mensuração e certificação de competências.
IV. mapear e registrar o conhecimento crítico.
É correto o que consta APENAS em
Administração - Gestão por Competência - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Julgue os seguintes itens, relativos a gestão de processos, gestão por competências e gestão estratégica.
A gestão por competência é uma forma de organizar um sistema administrativo com foco na capacidade de coordenar processos análogos onde as funções substituam as competências originais das pessoas envolvidas no trabalho.
A gestão por competências tem sido apontada por vários autores como uma das formas das organizações obterem vantagem competiva. Com relação a essa frase é correto afirmar que:
a vantagem competitiva provém do processo de negociação que se estabelece entre as lideranças dos funcionários e a direção da organização.
a vantagem competitiva provém do esforço da organização em identificar requisitos básicos para preenchimento de cargos.
a vantagem competitiva provém do processo de remuneração variável que se implanta na organização.
a vantagem competitiva provém do esforço de capacitação voltado para melhoria da qualidade e atendimento ao cliente.
a vantagem competitiva provém do esforço de relacionar as aptidões do quadro de funcionários a resultados organizacionais.
A gestão de competência no Brasil é um tema relativamente novo e tem despertado interesse tanto dos estudiosos quanto dos responsáveis pela gestão de pessoas. Contudo, a adoção da gestão de pessoas, fundamentada em competências, requer que a organização:
determine com clareza seus macro-objetivos, metas, missão e visão organizacionais.
possua um quadro de funcionários atento às tendências do macro-ambiente organizacional.
identifique com clareza as lacunas funcionais retardadoras ou bloqueadoras dos objetivos estratégicos.
treine seu quadro funcional para que desenvolva suas funções adequadamente.
selecione de forma adequada seus gestores e funcionários, a partir de perfis predeterminados.
O sucesso da organização está diretamente relacionado com o compromisso com a qualidade dos serviços por ela prestados. O comprometimento vem da compatibilização dos objetivos da organização e de seus empregados e do interesse destes nos resultados. Para isso, é preciso que a atuação dos profissionais seja voltada para a(o):
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