Questões de Administração do ano 2006

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Julgue os seguintes itens, que versam sobre a gestão do conhecimento.

No contexto organizacional, os mapas do conhecimento são documentos em que se apresenta a localização geográfica de empresas de consultoria que possuem experiência e conhecimento especializados em determinadas áreas.

  • C. Certo
  • E. Errado

A gestão do conhecimento parte da premissa de que todo o conhecimento existente na empresa, na cabeça das pessoas, nas veias dos processos e no coração dos departamentos, pertence também à organização. Em contrapartida, todos os colaboradores que contribuem para esse sistema podem usufruir todo o conhecimento presente na organização.

A definição acima envolve a idéia de vários tipos de conhecimento na organização. São eles o

  • A. tácito e o explícito.
  • B. formal e o informal.
  • C. genérico e o específico.
  • D. factual e o referencial.
  • E. tangível e o intangível.

Thomas Stewart, Leif Edvinsson e Karl Erik Sveiby, pioneiros em estudos sobre a gestão do conhecimento, consideram que o valor de empresas intensivas em conhecimento deixou de estar relacionado aos bens tangíveis, passando a ser cotado, a partir dos ativos intangíveis. Sobre esses estudos, é correto afirmar:

I. Sveiby propõe um modelo de gestão de conhecimento formado de 3 componentes: estrutura interna, estrutura externa e competência.

II. Stewart apresenta um modelo realçando a importância do capital intelectual da empresa.

III. A noção de capital estrutural e de capital humano de Stewart é bastante semelhante à de estrutura interna e competência do modelo de Sveiby.

IV. Edvinsson divide o capital intelectual da empresa em 3 componentes: capital organizacional, capital de clientes e capital humano.

V. O capital organizacional para Edvinsson tem significado semelhante ao do capital interno de Sveiby e do capital estrutural de Stewart.

Está correto o que se afirma em

  • A. I, II, III, IV e V.
  • B. I, II e III, apenas.
  • C. I e II, apenas.
  • D. II, apenas.
  • E. III, apenas.

O aprendizado gerencial envolve quatro dimensões básicas: a cognitiva, a analítica, a comportamental e a habilidade de ação. Aprender sobre administração a partir do estoque de conhecimentos existentes sobre definição de objetivos e formulação de políticas e as idéias sistematizadas sobre estruturas, processos, técnicas e comportamentos organizacionais é objetivo da dimensão

  • A. comportamental e da habilidade de ação.
  • B. cognitiva e da analítica.
  • C. cognitiva.
  • D. habilidade de ação.
  • E. analítica.

Assinale a opção correta a respeito das formas de conversão do conhecimento nas organizações.

  • A.

    A externalização repassa conhecimentos tácitos por meio de experiências entre pessoas.

  • B.

    A internalização converte conhecimento tácito em explícito, gerando o chamado conhecimento conceitual.

  • C.

    A socialização converte conhecimento explícito em tácito por meio da prática, gerando conhecimento operacional.

  • D.

    A combinação converte conhecimentos explícitos individuais em conhecimento explícito da organização.

Gestão por competências propõe-se a

I. gerenciar o gap ou lacuna de competências eventualmente existente na organização, procurando eliminá-lo ou minimizá-lo.

II. melhorar o desempenho pela criação de conhecimento gerador de inovação.

III. constituir banco de talentos, visando à retenção, apoiado em mecanismos de mensuração e certificação de competências.

IV. mapear e registrar o conhecimento crítico.

É correto o que consta APENAS em

  • A. I e II.
  • B. I e III.
  • C. II.
  • D. III e IV.
  • E. IV.

Julgue os seguintes itens, relativos a gestão de processos, gestão por competências e gestão estratégica.

A gestão por competência é uma forma de organizar um sistema administrativo com foco na capacidade de coordenar processos análogos onde as funções substituam as competências originais das pessoas envolvidas no trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

A gestão por competências tem sido apontada por vários autores como uma das formas das organizações obterem vantagem competiva. Com relação a essa frase é correto afirmar que:

  • a.

    a vantagem competitiva provém do processo de negociação que se estabelece entre as lideranças dos funcionários e a direção da organização.

  • b.

    a vantagem competitiva provém do esforço da organização em identificar requisitos básicos para preenchimento de cargos.

  • c.

    a vantagem competitiva provém do processo de remuneração variável que se implanta na organização.

  • d.

    a vantagem competitiva provém do esforço de capacitação voltado para melhoria da qualidade e atendimento ao cliente.

  • e.

    a vantagem competitiva provém do esforço de relacionar as aptidões do quadro de funcionários a resultados organizacionais.

A gestão de competência no Brasil é um tema relativamente novo e tem despertado interesse tanto dos estudiosos quanto dos responsáveis pela gestão de pessoas. Contudo, a adoção da gestão de pessoas, fundamentada em competências, requer que a organização:

  • A.

    determine com clareza seus macro-objetivos, metas, missão e visão organizacionais.

  • B.

    possua um quadro de funcionários atento às tendências do macro-ambiente organizacional.

  • C.

    identifique com clareza as lacunas funcionais retardadoras ou bloqueadoras dos objetivos estratégicos.

  • D.

    treine seu quadro funcional para que desenvolva suas funções adequadamente.

  • E.

    selecione de forma adequada seus gestores e funcionários, a partir de perfis predeterminados.

O sucesso da organização está diretamente relacionado com o compromisso com a qualidade dos serviços por ela prestados. O comprometimento vem da compatibilização dos objetivos da organização e de seus empregados e do interesse destes nos resultados. Para isso, é preciso que a atuação dos profissionais seja voltada para a(o):

  • A. especificação das tarefas
  • B. simplificação das atividades.
  • C. uniformidade dos procedimentos
  • D. nivelamento das ações.
  • E. desenvolvimento de competências.
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