Lista completa de Questões de Administração do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A respeito da gestão por competências, assinale a opção correta.
Cargos alocados por funções e por áreas.
Descrições de funções se alteram constantemente.
Tendência de redução e racionalização das funções.
Independe dos objetivos organizacionais.
Dificulta a flexibilidade funcional.
A elaboração de fluxograma é uma das técnicas mais utilizadas nos estudos de processos administrativos. O uso de uma simbologia universal permite a leitura do fluxograma por profissionais de diferentes nacionalidades. Os símbolos da Associação dos Engenheiros Mecânicos dos Estados Unidos da América (ASME) são adotados na elaboração dos fluxogramas vertical e horizontal. Operação, transporte, controle, espera, arquivo provisório e arquivo definitivo têm símbolos que os identificam. Nessa perspectiva, os símbolos que definem um fluxo de operação, controle e transporte, nessa ordem, são:
A estrutura organizacional de uma organização é representada por um gráfico denominado organograma. Nele podem-se ler as seguintes informações: divisão do trabalho, comunicação e autoridade e hierarquia. Esta última informação é representada por:
retângulos que indicam unidades de trabalho.
retângulos que definem responsabilidade dos cargos.
retângulos que definem responsabilidade dos departamentos.
linhas cheias que ligam retângulos, mostrando a dependência dos cargos.
número de níveis em que os retângulos estão agrupados.
Os gráficos de processamento representam um fenômeno qualquer, traduzindo um raciocínio esquematizado com o intuito de facilitar a compreensão exata de certo fluxo de trabalho, de um formulário ou de uma rotina. Diante deste contexto, o fluxograma pode ser entendido como:
Um gráfico que indica o arranjo dos diversos postos de trabalho nos espaços na organização, envolvendo a preocupação de melhor adaptar as pessoas ao ambiente do trabalho e a arrumação dos equipamentos e móveis.
Um gráfico que apresenta técnica especializada e organização e métodos com o intuito de avaliar a distribuição das atividades entre os órgãos e dentro destes.
Um gráfico que representa o processo de trabalho, dinâmico e permanente, que tem como objetivo efetuar diagnósticos situacionais das causas e estudar soluções para os problemas.
Um gráfico indica o veículo de transmissão das informações que se tornam indispensáveis para o planejamento, execução e controle das atividades desenvolvidas.
Um gráfico que representa o fluxo ou a seqüência normal de qualquer trabalho, produto ou documento.
Um dos principais indicadores organizacionais relacionados à área de Processos e Métodos de trabalho é:
Indagações tais como "de quem recebe o trabalho?" e "em que consiste o trabalho?" estão relacionadas à fase de elaboração de fluxogramas denominada:
Indagações tais como "qual a utilidade de cada etapa do processo?" e "haverá vantagens em se alterar a seqüência de operações?" estão relacionadas à fase de elaboração de fluxogramas denominada:
A participação aos empregados, por parte das chefias, da realização do trabalho e de seus objetivos, está relacionada à fase da elaboração de fluxogramas denominada:
O gráfico universal que representa a estrutura organizacional de uma empresa é o:
Os gráficos de processamento representam um fenômeno qualquer, traduzindo um raciocínio esquematizado com o intuito de facilitar a compreensão exata de certo fluxo de trabalho, de um formulário ou de uma rotina. Diante deste contexto, o fluxograma pode ser entendido como:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...