Lista completa de Questões de Administração do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considere as assertivas:
I. Material intelectual que foi formalizado, capturado e alavancado a fim de produzir um ativo de maior valor.
II. Dados que foram organizados e ordenados de forma coerente e significativa para fins de análise e compreensão.
III. Ativos que não têm substância física, mas proporcionam benefícios econômicos.
IV. Mistura fluida de experiência estruturada, valores, informações contextutais e discernimento técnico que proporciona uma referência para avaliar e incorporar novas experiências e informações.
Referem-se, respectivamente, a:
I e II: capital intelectual e conhecimento.
I e III: conhecimento e ativos intangíveis.
I e IV: capital intelectual e conhecimento.
II e III: dados e capital intelectual.
II e IV: informações e comunicações.
Administração - Gestão do Capital Intelectual - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Em relação à gestão por competências, julgue os próximos itens.
As competências instaladas e colocadas em prática, ao mesmo tempo em que organizadas e sistematizadas de forma estruturada, constituem o capital intelectual de uma organização.
O mundo moderno é o da era da informação e da comunicação. Organizações modernas deixam de tratar as pessoas como recursos organizacionais e passam a vê-las como parceiras da organização. É o que constitui o capital intelectual. Neste contexto, as pessoas são vistas pelas empresas como:
mão-de-obra.
executoras de tarefas.
preocupadas com normas.
participantes e comprometidas.
O capital intelectual, através da gestão do conhecimento, é uma das vantagens competitivas das organizações contemporâneas. Para entender o processo de gestão do conhecimento, é fundamental identificar os tipos de conhecimentos envolvidos. São eles:
conhecimento explícito é algo pessoal de difícil formalização e comunicação; conhecimento genérico, de fácil processamento, explícito em forma de números e palavras;
conhecimento tácito é algo transmitido eletronicamente e processado por computador; conhecimento explícito, enraizado nas ações e experiências das pessoas, dificilmente compartilhado, mas facilmente comunicável;
conhecimento organizacional, sistemático e formal, facilmente comunicável; conhecimento tácito, facilmente visível e transmissível, expresso em manuais e procedimentos;
conhecimentos sistemáticos; conhecimentos expressos; conhecimentos socializados e conhecimentos distribuídos;
conhecimento tácito é algo de difícil formalização, comunicação e compartilhamento; conhecimento explícito, formal, sistemático e facilmente comunicável.
A frase
Processo sistemático de procura, seleção, organização, análise e disponibilização da informação, de modo que se possibilite aos trabalhadores de uma organização a compreensão necessária e suficiente numa área de interesse específico.
define a
administração estratégica.
arquitetura da informação.
gestão do conhecimento.
gestão da qualidade.
marketing da informação.
Administração - Gestão do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Julgue os seguintes itens, que versam sobre a gestão do conhecimento.
A gestão do conhecimento envolve o desenvolvimento e a administração de capacidades e informações, o processo de agregação de valor a essas capacidades e informações e sua distribuição adequada pelas diversas unidades organizacionais da empresa.
Administração - Gestão do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Julgue os seguintes itens, que versam sobre a gestão do conhecimento.
O compartilhamento e a distribuição do conhecimento são condições necessárias para a transformação de informações ou de experiências isoladas em algo utilizável pela organização como um todo.
Administração - Gestão do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Julgue os seguintes itens, que versam sobre a gestão do conhecimento.
A gestão adequada do conhecimento pressupõe a distribuição de todo o conhecimento de determinada organização para todos os seus membros, com o mesmo nível de profundidade.
Administração - Gestão do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Julgue os seguintes itens, que versam sobre a gestão do conhecimento.
No desenvolvimento do conhecimento, incluem-se os esforços administrativos direcionados para a produção de capacidades que ainda não estão presentes na organização ou que ainda não existem em seu ambiente interno e externo.
Administração - Gestão do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Julgue os seguintes itens, que versam sobre a gestão do conhecimento.
A espiral do conhecimento envolve quatro processos para a criação de conhecimento organizacional: socialização, externalização, combinação e internalização. Esses processos relacionam-se à interação e à conversão entre conhecimento tácito e explícito.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...