Questões de Administração do ano 2006

Lista completa de Questões de Administração do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considere as assertivas:

I. Material intelectual que foi formalizado, capturado e alavancado a fim de produzir um ativo de maior valor.

II. Dados que foram organizados e ordenados de forma coerente e significativa para fins de análise e compreensão.

III. Ativos que não têm substância física, mas proporcionam benefícios econômicos.

IV. Mistura fluida de experiência estruturada, valores, informações contextutais e discernimento técnico que proporciona uma referência para avaliar e incorporar novas experiências e informações.

Referem-se, respectivamente, a:

  • A.

    I e II: capital intelectual e conhecimento.

  • B.

    I e III: conhecimento e ativos intangíveis.

  • C.

    I e IV: capital intelectual e conhecimento.

  • D.

    II e III: dados e capital intelectual.

  • E.

    II e IV: informações e comunicações.

Em relação à gestão por competências, julgue os próximos itens.

As competências instaladas e colocadas em prática, ao mesmo tempo em que organizadas e sistematizadas de forma estruturada, constituem o capital intelectual de uma organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

O mundo moderno é o da era da informação e da comunicação. Organizações modernas deixam de tratar as pessoas como recursos organizacionais e passam a vê-las como parceiras da organização. É o que constitui o capital intelectual. Neste contexto, as pessoas são vistas pelas empresas como:

  • A.

    mão-de-obra.

  • B.

    executoras de tarefas.

  • C.

    preocupadas com normas.

  • D.

    participantes e comprometidas.

  • E. recursos a serem explorados.

O capital intelectual, através da gestão do conhecimento, é uma das vantagens competitivas das organizações contemporâneas. Para entender o processo de gestão do conhecimento, é fundamental identificar os tipos de conhecimentos envolvidos. São eles:

  • A.

    conhecimento explícito é algo pessoal de difícil formalização e comunicação; conhecimento genérico, de fácil processamento, explícito em forma de números e palavras;

  • B.

    conhecimento tácito é algo transmitido eletronicamente e processado por computador; conhecimento explícito, enraizado nas ações e experiências das pessoas, dificilmente compartilhado, mas facilmente comunicável;

  • C.

    conhecimento organizacional, sistemático e formal, facilmente comunicável; conhecimento tácito, facilmente visível e transmissível, expresso em manuais e procedimentos;

  • D.

    conhecimentos sistemáticos; conhecimentos expressos; conhecimentos socializados e conhecimentos distribuídos;

  • E.

    conhecimento tácito é algo de difícil formalização, comunicação e compartilhamento; conhecimento explícito, formal, sistemático e facilmente comunicável.

A frase

Processo sistemático de procura, seleção, organização, análise e disponibilização da informação, de modo que se possibilite aos trabalhadores de uma organização a compreensão necessária e suficiente numa área de interesse específico.

define a

  • A.

    administração estratégica.

  • B.

    arquitetura da informação.

  • C.

    gestão do conhecimento.

  • D.

    gestão da qualidade.

  • E.

    marketing da informação.

Julgue os seguintes itens, que versam sobre a gestão do conhecimento.

A gestão do conhecimento envolve o desenvolvimento e a administração de capacidades e informações, o processo de agregação de valor a essas capacidades e informações e sua distribuição adequada pelas diversas unidades organizacionais da empresa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os seguintes itens, que versam sobre a gestão do conhecimento.

O compartilhamento e a distribuição do conhecimento são condições necessárias para a transformação de informações ou de experiências isoladas em algo utilizável pela organização como um todo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os seguintes itens, que versam sobre a gestão do conhecimento.

A gestão adequada do conhecimento pressupõe a distribuição de todo o conhecimento de determinada organização para todos os seus membros, com o mesmo nível de profundidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os seguintes itens, que versam sobre a gestão do conhecimento.

No desenvolvimento do conhecimento, incluem-se os esforços administrativos direcionados para a produção de capacidades que ainda não estão presentes na organização ou que ainda não existem em seu ambiente interno e externo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os seguintes itens, que versam sobre a gestão do conhecimento.

A espiral do conhecimento envolve quatro processos para a criação de conhecimento organizacional: socialização, externalização, combinação e internalização. Esses processos relacionam-se à interação e à conversão entre conhecimento tácito e explícito.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...