Questões de Administração do ano 2006

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O desempenho na realização de qualquer tipo de tarefa é influenciado por forças internas denominadas motivos da ação humana, as quais produzem a motivação. Podemos citar como exemplos de motivos internos:

I. Discurso de exortação feito por líder político.

II. Valores e habilidades das pessoas.

III. Desafio proposto pelo gerente de vendas.

IV. Escala de progressão salarial.

V. Perspectiva de receber gratificação.

Analisando-se as proposições anteriores, conclui-se que está correta

  • A.

    somente a proposição III.

  • B.

    somente a proposição II.

  • C.

    somente a proposição V.

  • D.

    somente a proposição I.

  • E.

    somente a proposição IV.

Uma pessoa emocionalmente equilibrada quando tenta antecipar uma recompensa recorrendo ao julgamento, sem necessariamente levar em consideração o que já tenha obtido da empresa em que trabalha, está sob um comportamento motivado por:

  • A. expectativa.
  • B. alienação.
  • C. desinteresse.
  • D. egoísmo.
  • E. altruísmo.

Na sua teoria de motivação e higiene Herzberg observou que, quando as pessoas se sentiam insatisfeitas com o seu trabalho, estavam preocupadas com o ambiente em que trabalhavam. Herzberg chamou esta categoria de fatores

  • A. de auto-estima.
  • B. motivadores.
  • C. fisiológicos.
  • D. de higiene.
  • E. de segurança.

A respeito do conceito acima exposto, julgue os itens a seguir.

I São pressupostos da hierarquia das necessidades proposta por Maslow: busca de satisfação das necessidades fisiológicas antes das demais; busca de satisfação da necessidade seguinte depois de satisfeita uma necessidade; priorização das necessidades de independência; liberdade e reconhecimento em detrimento das necessidades de amizade.

II Segundo a Teoria dos Dois Fatores, de Herzberg, o desempenho das pessoas é afetado pelas condições de trabalho e pelo próprio trabalho. As primeiras englobam fatores como ambiente físico, relacionamento, remuneração e políticas. O segundo engloba oportunidades de aprendizagem, possibilidade de realização, promoção e reconhecimento.

III Os programas de qualidade de vida no trabalho objetivam satisfazer a grande quantidade de necessidades dos funcionários por meio da abordagem de categorias, como compensação justa, salubridade e segurança do ambiente, oportunidade de crescimento pessoal, função de trabalho que promova mínimos impactos no lazer pessoal e nas necessidades familiares.

IV Alargamento de tarefas, rodízio de cargos, delegação de autoridade e programas de reconhecimento são práticas motivacionais utilizadas, atualmente, nas organizações.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A. 1
  • B. 2
  • C. 3
  • D. 4

As pessoas são motivadas para preencher necessidades que no momento não estão satisfeitas. Uma implicação importante da abordagem de satisfação de necessidades é que existem dois passos básicos na motivação dos funcionários:

1º) Você precisa saber o que as pessoas desejam, que necessidades elas estão tentando satisfazer. Para saber quais são as necessidades, você pode perguntar diretamente ou observar a pessoa. Você pode obter essa informação indiretamente se conhecer melhor os empregados. Para saber mais a respeito das necessidades dos empregados, imagine algo sobre a vida pessoal dele, sua educação, seu histórico de trabalho, seus interesses externos e suas metas na carreira.

2º) Você precisa dar a cada pessoa a oportunidade de satisfazer necessidades no trabalho. Por exemplo: a uma pessoa com uma forte necessidade de autonomia, convém permitir que ela trabalhe independentemente.

De acordo com as proposições sobre motivação humana, o indivíduo deve ser eficaz na medida em que seu trabalho consegue atingir os objetivos da organização, e eficiente, na medida em que o seu trabalho consegue atingir objetivos pessoais.

De acordo com a proposição sobre a motivação humana de Maslow - hierarquia das necessidades - listada na coluna da esquerda, numere a coluna da direita.

Assinale a alternativa que demonstra as associações corretas.

  • A.

    1- C / 2-E / 3-B / 4-D / 5-A

  • B.

    1- C / 2-A / 3-D / 4-B / 5-E

  • C.

    1- E / 2-C / 3-B / 4-D / 5-A

  • D.

    1- B / 2-A / 3-C / 4-E / 5-D

  • E.

    1- C / 2-E / 3-B / 4-A / 5-D

A teoria de motivação no trabalho de Herzberg é dividida em duas categorias: fatores motivadores e fatores de higiene. É correto afirmar:

  • A. Trabalho desafiante, crescimento e desenvolvimento são fatores de higiene.
  • B. Fatores motivadores têm relação com o ambiente e fatores de higiene têm relação com o trabalho em si.
  • C. Reconhecimento do desempenho é um fator de higiene.
  • D. Dinheiro, status e segurança são fatores motivadores.
  • E. Fatores motivadores têm relação com o trabalho em si e fatores de higiene têm relação com o ambiente.

Entre as alternativas a seguir assinale aquela que se refere a características da teoria de Herzberg sobre a motivação humana.

  • A.

    As necessidades humanas têm origem biológica e estão dispostas em uma hierarquia.

  • B.

    As necessidades têm origem biológica, mas não estão na perspectiva de uma hierarquia. Estas necessidades são de três tipos: poder, afiliação e realização.

  • C.

    A motivação humana é explicada por dois conjuntos de fatores independentes, englobando, por um lado, elementos externos (que variam da insatisfação à não-insatisfação) e, por outro, elementos internos (que oscilam da condição de satisfação à não-satisfação).

  • D.

    A motivação é uma força de natureza emocional e consciente, a qual é ativada no momento em que a pessoa é levada a tomar alguma decisão.

  • E.

    A atribuição do controle do desempenho individual no trabalho a fatores da própria pessoa ou a fatores externos, influência na avaliação que cada um faz de sua motivação.

Na teoria sobre Motivação, Frederick Herzberg afirma que a insatisfação no trabalho decorre de dois conjuntos diferentes de fatores: higiênicos e motivantes. É um fator higiênico na teoria de Frederick Herzberg:

  • A.

    realização;

  • B.

    reconhecimento

  • C.

    responsabilidade;

  • D.

    progresso;

  • E. salário.

A sobrevivência das empresas, públicas ou privadas, está diretamente relacionada à capacidade de reagir aos desafios dos ambientes internos e externos. Empresas proativas conseguem melhor reagir, e, portanto, são empresas que:

  • A.

    lutam para preservar a manutenção do status quo.

  • B.

    configuram um espírito conservador.

  • C.

    têm capacidade de adaptação a novas situações.

  • D.

    preservam a tradição dos seus fundadores.

  • E.

    processam negativamente o feedback ambiental.

Considerando que as organizações são orientadas para alcançar objetivos, os administradores precisam ter apurada percepção das forças que os geram para identificá-las, classificá-las e definir a sua utilidade. Nessa perspectiva, está correto afirmar que as forças internas que produzem objetivos são:

  • A.

    fornecedores de material.

  • B.

    clientes em potencial.

  • C.

    concorrentes do ramo.

  • D.

    pressão de governos.

  • E.

    escassez de recursos

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