Questões de Administração do ano 2006

Lista completa de Questões de Administração do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A tecnologia da informação aplicada às organizações permite aperfeiçoamento das formas de trabalho e também a introdução de novas formas e processos, trazendo como conseqüência(s):

  • A.

    coordenação dos processos à distância e diminuição da análise da informação;

  • B.

    monitoração menos rigorosa da situação dos processos e coordenação entre tarefas, processos e pessoas;

  • C.

    automação dos fluxos de trabalho, diminuindo o trabalho humano;

  • D.

    coordenação entre tarefas e processos, reduzindo a captação on-line da informação;

  • E.

    aumento da acessibilidade e diminuição dos sistemas de apoio à decisão

Usualmente são citados três autores como responsáveis pelo desenvolvimento dos princípios e das técnicas da qualidade total: Feigenbaum, Deming e Ishikawa. Uma das idéias mais importantes de Deming, relacionada à qualidade total, é:

  • A.

    a corrente de clientes;

  • B.

    os círculos de qualidade;

  • C.

    o controle da qualidade total;

  • D.

    que o cliente estabelece o conceito de qualidade;

  • E.

    que todos os funcionários e áreas da empresa são responsáveis pela qualidade.

Trata-se de uma das idéias mais importantes de Ishikawa relacionada à qualidade total:

  • A. o TQC - controle da qualidade total;
  • B. os 14 princípios da qualidade;
  • C. os círculos da qualidade;
  • D. a corrente de clientes;
  • E. o ciclo PDCA.

Em relação à Organização que Aprende, avalie o acerto das afirmações adiante e marque com V as verdadeiras e com F as falsas: Em seguida, marque a opção correta.

  • A.

    F, F, V, V

  • B.

    V, V, F, V

  • C.

    F, F, V, F

  • D.

    V, V, F, F

A concepção de organização baseada não mais na estrutura vertical e hierárquica, mas com foco nos processos organizacionais, fazendo com que a antiga visão verticalizada fosse substituída por uma visão horizontalizada, por meio da substituição de departamentos isolados por equipes multifuncionais de processos, refere-se a (o):

  • A.

    Reengenharia

  • B.

    Terceirização

  • C.

    Gestão da Qualidade Total

  • D.

    Organizações ligadas em rede

Entrada de novos concorrentes, ameaça de produtos substitutos, poder de barganha dos compradores, poder de barganha dos fornecedores e a concorrência entre empresas já estabelecidas no mercado são conhecidos como:

  • A.

    Posição estratégica

  • B.

    Matriz de Produto/Mercado

  • C.

    Forças competitivas de Michael Porter

  • D.

    Estudos para detecção de problemas (PDS)

As estratégias genéricas básicas para aumentar o poder competitivo, segundo Michael Porter são:

  • A.

    Produto, Preço, Ponto, Pagamento.

  • B.

    Mercado, Produto e Preço.

  • C.

    Liderança em custos, Diferenciação e Foco.

  • D.

    Ativos fixos, Estoque e Contas a receber.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 38, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Com relação à reengenharia, é correto afirmar que:

1- promove um tipo de mudança radical, drástica e total.

2- promove um tipo de mudança gradual, contínua e evolutiva.

3- tem risco elevado na implantação dos processos.

4- inicia da "estaca zero". Reinventa o processo. Começa tudo de novo. 5- inicia a partir do processo atualmente existente e melhora o que já existe.

São corretas somente as afirmativas:

  • A.

    1, 3 e 4.

  • B.

    2 e 5.

  • C.

    2, 3 e 5.

  • D.

    2, 3 e 5.

Tratando-se de estratégias competitivas, o modelo de Porter  as cinco forças competitivas de Porter  apresenta uma metodologia analítica para que se compreendam as relações entre o empreendimento e a concorrência, conforme representação abaixo.

Da síntese dos elementos dispostos acima, é pertinente afirmar que

  • A.

    a ameaça de entrada de novos concorrentes em potenciais coloca um limite nos preços e modula o investimento exigido para deter novos entrantes.

  • B.

    o poder do comprador não influencia os preços que as empresas podem cobrar, da mesma forma que não influencia a ameaça de substituição.

  • C.

    o poder dos compradores não influencia o custo e o investimento, porque compradores poderosos não exigem serviços dispendiosos.

  • D.

    o poder de negociação dos fornecedores não determina os custos das matérias-primas e de outros insumos.

  • E.

    a intensidade da rivalidade não influencia os preços, assim como os custos da concorrência.

Porter, no delineamento do seu modelo de estratégia competitiva genérica afirma que, embora uma empresa possa ter inúmeros pontos fortes e pontos fracos em comparação com seus concorrentes, existem dois tipos básicos de vantagem competitiva que uma empresa pode possuir: baixo custo e diferenciação. Esses dois tipos básicos de vantagem competitiva, combinados com o escopo de atividades, levam a três estratégias genéricas que são liderança de custo,

  • A.

    enfoque e diversificação.

  • B.

    diferenciação e diversificação.

  • C.

    diferenciação e enfoque.

  • D.

    diferenciação e desenvolvimento de mercado.

  • E.

    enfoque e desenvolvimento de produto.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...