Questões de Administração do ano 2006

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No mundo contemporâneo, técnicas e teorias administrativas são desenvolvidas para melhorar o desempenho das organizações. Mudanças no modo de ver e administrar as organizações ocorreram no final do século passado e continuam a ocorrer. Uma das técnicas mais difundidas, nos últimos anos, é aquela por meio da qual a organização compara o seu desempenho com outra de desempenho comprovadamente superior. A idéia central é procurar novas práticas administrativas existentes no mercado e adotá-las. Essa abordagem é conhecida por:

  • A.

    reengenharia.

  • B.

    outsourcing.

  • C.

    empowerment.

  • D.

    benchmarking.

  • E.

    balenced scorecard.

Julgue os itens que se seguem, relativos à dinâmica das organizações e à administração de pessoal e de recursos humanos.

A necessidade de se atualizar tecnologicamente o modelo do sistema informatizado de venda ao consumidor coaduna-se com um dos princípios de Deming, segundo o qual deve-se aperfeiçoar constante e indefinidamente o sistema de produção e os serviços.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes quanto à qualidade e produtividade nas organizações.

O diagrama de Ishikawa é uma ferramenta de levantamento qualitativo em que as causas dos problemas da organização são divididas por classe, devendo ser usado no início do processo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando que informação é o elemento central da gestão empresarial moderna, assinale a opção incorreta.

  • A.

    Para fins de administração, a comunicação é o processo pelo qual as pessoas que trabalham em uma empresa transmitem informações entre si e interpretam o seu significado.

  • B.

    A informação para fins de gestão se divide em informação técnica: o que, como e quando fazer; informação de coordenação: quem trabalha com quem; informação de motivação e atitude: estímulo.

  • C.

    O grau de informação deve ser sempre o mais alto possível, logo, todos os empregados de uma instituição deveriam, a princípio, ter acesso a todas as informações produzidas pela mesma.

  • D.

    A informação técnica inclui dados relativos aos objetivos das tarefas, expectativas de desempenho e progresso, procedimentos e políticas.

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Indique a opção correta

  • A.

    AI – BIII, AII – BI, AIII – BII, AIV – BIV

  • B.

    AI – BI, AII – BII, AIII – BIII, AIV – BIV

  • C.

    AI – BIV, AII – BI, AIII – BIII, AIV – BII

  • D.

    AI – BIV, AII – BIII, AIII – BII, AIV – BI

  • E.

    AI – BII, AII – BIV, AIII – BI, AIV – BIII

As organizações passaram a ser vistas como sistemas complexos a partir dos estudos realizados pelo biólogo Ludwig von Bertalanffy na primeira metade do século XX. Assinale, dentre as alternativas abaixo, aquela que NÃO corresponde a uma das características de um sistema organizacional representado por uma unidade hipotética da administração pública.

  • A.

    Os subsistemas internos são compreendidos pelas demais unidades da administração com as quais a unidade em questão interage para o cumprimento de seus objetivos organizacionais.

  • B. Os serviços prestados pela unidade em questão correspondem aos produtos (saídas) do sistema.
  • C.

    Parcela importante dos insumos (entradas) do sistema é compreendida pelas informações referentes às demandas da sociedade por serviços públicos.

  • D. O processador do sistema é composto, ao menos parcialmente, pelos servidores lotados na unidade em questão.
  • E.

    O sistema tem, como um de seus feedbacks, a avaliação feita pela população a respeito da qualidade dos serviços prestados pela unidade.

Em situações de aperfeiçoamento e de otimização organizacional, é considerado fator responsável por promover comprometimento e confiança, assim como força propulsora na reengenharia.
Assinale a alternativa que melhor representa o tema tratado acima.

  • A. Negentropia
  • B. Empatia
  • C. Comunicação
  • D. Hierarquismo
  • E. Negociação

A ruptura de estruturas tradicionais por meio de mudanças radicais na forma de organizar o trabalho propostas pela reengenharia não prima pela:

  • A.

    ação gradual.

  • B.

    execução não-experimental.

  • C.

    ausência de tempo para ajustes e acomodações.

  • D.

    mudança extrema na forma de desenvolver o trabalho.

  • E.

    utilização da tecnologia da informação.

O ciclo de Deming/Shewhart engloba quatro etapas que obedecem a uma determinada seqüência. Qual das alternativas a seguir descreve corretamente essa seqüência?

  • A.

    Ação ou execução do planejamento (do); verificação de resultados até então obtidos (check); planejamento (plan); implementação final do idealizado após considerações sobre acertos eventuais (act).

  • B.

    Verificação de resultados obtidos até o momento (check); planejamento (plan); ação ou execução do planejamento (do); implementação final do idealizado após considerações sobre acertos eventuais (act).

  • C.

    Implementação final do idealizado após considerações sobre acertos eventuais (act); planejamento (plan); ação ou execução do planejamento (do); verificação de resultados até então obtidos (check)

  • D.

    Planejamento (plan); ação ou execução do planejamento (do); verificação de resultados até então obtidos (check); implementação final do idealizado após considerações sobre acertos eventuais (act).

  • E.

    Planejamento (plan); ação ou execução do planejamento (check); implementação final do idealizado (do); considerações sobre acertos eventuais (act).

De acordo com Feigenbaum, o controle da qualidade total pode ser definido como um sistema eficaz de integrar os esforços de desenvolvimento, manutenção e aprimoramento da qualidade para levar a produção e o serviço aos níveis mais econômicos que resultam em plena satisfação do consumidor. O TQC (Total Quality Control) requer a participação de todas as divisões, inclusive de marketing, projeto, manufatura, inspeção e expedição.
Apesar de ser uma boa definição, existe uma discordância da visão japonesa, sugerida por Kaoru Ishikawa, na abordagem da qualidade total. Tal discordância estaria no fato de que:

  • A.

    todas as divisões e todos os empregados deveriam se envolver no estudo e na promoção do controle da qualidade.

  • B.

    o TQC deveria ser dirigido essencialmente por especialistas em controle de qualidade.

  • C.

    o TQC deveria ser uma ação exclusiva da direção superior das organizações.

  • D.

    o TQC deveria ser uma abordagem nada coincidente com um movimento crescente à época denominado Company Wide Quality Control, que poderíamos traduzir por controle da qualidade por toda a organização.

  • E.

    a definição de Feigenbaum poderia induzir chefes e supervisores a aplicarem dinâmicas calcadas, essencialmente, no empowerment, em função da inevitável ação de coaches e mentors (treinadores e mentores).

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