Lista completa de Questões de Administração do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No mundo contemporâneo, técnicas e teorias administrativas são desenvolvidas para melhorar o desempenho das organizações. Mudanças no modo de ver e administrar as organizações ocorreram no final do século passado e continuam a ocorrer. Uma das técnicas mais difundidas, nos últimos anos, é aquela por meio da qual a organização compara o seu desempenho com outra de desempenho comprovadamente superior. A idéia central é procurar novas práticas administrativas existentes no mercado e adotá-las. Essa abordagem é conhecida por:
reengenharia.
outsourcing.
empowerment.
benchmarking.
balenced scorecard.
Administração - Novas Abordagens da Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Julgue os itens que se seguem, relativos à dinâmica das organizações e à administração de pessoal e de recursos humanos.
A necessidade de se atualizar tecnologicamente o modelo do sistema informatizado de venda ao consumidor coaduna-se com um dos princípios de Deming, segundo o qual deve-se aperfeiçoar constante e indefinidamente o sistema de produção e os serviços.
Administração - Novas Abordagens da Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Julgue os itens seguintes quanto à qualidade e produtividade nas organizações.
O diagrama de Ishikawa é uma ferramenta de levantamento qualitativo em que as causas dos problemas da organização são divididas por classe, devendo ser usado no início do processo.
Administração - Novas Abordagens da Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Considerando que informação é o elemento central da gestão empresarial moderna, assinale a opção incorreta.
Para fins de administração, a comunicação é o processo pelo qual as pessoas que trabalham em uma empresa transmitem informações entre si e interpretam o seu significado.
A informação para fins de gestão se divide em informação técnica: o que, como e quando fazer; informação de coordenação: quem trabalha com quem; informação de motivação e atitude: estímulo.
O grau de informação deve ser sempre o mais alto possível, logo, todos os empregados de uma instituição deveriam, a princípio, ter acesso a todas as informações produzidas pela mesma.
A informação técnica inclui dados relativos aos objetivos das tarefas, expectativas de desempenho e progresso, procedimentos e políticas.
Administração - Novas Abordagens da Administração - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Relacione as colunas
Indique a opção correta
AI BIII, AII BI, AIII BII, AIV BIV
AI BI, AII BII, AIII BIII, AIV BIV
AI BIV, AII BI, AIII BIII, AIV BII
AI BIV, AII BIII, AIII BII, AIV BI
AI BII, AII BIV, AIII BI, AIV BIII
As organizações passaram a ser vistas como sistemas complexos a partir dos estudos realizados pelo biólogo Ludwig von Bertalanffy na primeira metade do século XX. Assinale, dentre as alternativas abaixo, aquela que NÃO corresponde a uma das características de um sistema organizacional representado por uma unidade hipotética da administração pública.
Os subsistemas internos são compreendidos pelas demais unidades da administração com as quais a unidade em questão interage para o cumprimento de seus objetivos organizacionais.
Parcela importante dos insumos (entradas) do sistema é compreendida pelas informações referentes às demandas da sociedade por serviços públicos.
O sistema tem, como um de seus feedbacks, a avaliação feita pela população a respeito da qualidade dos serviços prestados pela unidade.
Em situações de aperfeiçoamento e de otimização organizacional, é considerado fator responsável por promover comprometimento e confiança, assim como força propulsora na reengenharia.
Assinale a alternativa que melhor representa o tema tratado acima.
A ruptura de estruturas tradicionais por meio de mudanças radicais na forma de organizar o trabalho propostas pela reengenharia não prima pela:
ação gradual.
execução não-experimental.
ausência de tempo para ajustes e acomodações.
mudança extrema na forma de desenvolver o trabalho.
utilização da tecnologia da informação.
O ciclo de Deming/Shewhart engloba quatro etapas que obedecem a uma determinada seqüência. Qual das alternativas a seguir descreve corretamente essa seqüência?
Ação ou execução do planejamento (do); verificação de resultados até então obtidos (check); planejamento (plan); implementação final do idealizado após considerações sobre acertos eventuais (act).
Verificação de resultados obtidos até o momento (check); planejamento (plan); ação ou execução do planejamento (do); implementação final do idealizado após considerações sobre acertos eventuais (act).
Implementação final do idealizado após considerações sobre acertos eventuais (act); planejamento (plan); ação ou execução do planejamento (do); verificação de resultados até então obtidos (check)
Planejamento (plan); ação ou execução do planejamento (do); verificação de resultados até então obtidos (check); implementação final do idealizado após considerações sobre acertos eventuais (act).
Planejamento (plan); ação ou execução do planejamento (check); implementação final do idealizado (do); considerações sobre acertos eventuais (act).
De acordo com Feigenbaum, o controle da qualidade total pode ser definido como um sistema eficaz de integrar os esforços de desenvolvimento, manutenção e aprimoramento da qualidade para levar a produção e o serviço aos níveis mais econômicos que resultam em plena satisfação do consumidor. O TQC (Total Quality Control) requer a participação de todas as divisões, inclusive de marketing, projeto, manufatura, inspeção e expedição.
Apesar de ser uma boa definição, existe uma discordância da visão japonesa, sugerida por Kaoru Ishikawa, na abordagem da qualidade total. Tal discordância estaria no fato de que:
todas as divisões e todos os empregados deveriam se envolver no estudo e na promoção do controle da qualidade.
o TQC deveria ser dirigido essencialmente por especialistas em controle de qualidade.
o TQC deveria ser uma ação exclusiva da direção superior das organizações.
o TQC deveria ser uma abordagem nada coincidente com um movimento crescente à época denominado Company Wide Quality Control, que poderíamos traduzir por controle da qualidade por toda a organização.
a definição de Feigenbaum poderia induzir chefes e supervisores a aplicarem dinâmicas calcadas, essencialmente, no empowerment, em função da inevitável ação de coaches e mentors (treinadores e mentores).
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...