Questões de Administração do ano 2006

Lista completa de Questões de Administração do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O modelo de congruência organizacional traçado por Nadler, Gerstein e Shaw leva em consideração todas as características de um sistema. As características que indicam que as organizações podem corrigir erros e alterar processos por meio das informações colhidas do meio sobre seus produtos é denominada

  • a.

    equlíbrio.

  • b.

    interdependência interna.

  • c.

    capacidade de feedback.

  • d.

    eqüifinalidade.

  • e.

    adaptação.

Uma das principais causas de problemas é representada em um diagrama de Ishikawa na categoria de

  • a.

    efeitos.

  • b.

    medidas.

  • c.

    sintomas.

  • d.

    conseqüências.

  • e.

    expectativas não-satisfeitas.

A matriz BCG leva em conta os fatores:

  • A.

    Produtos e segmentos de mercado atendidos atualmente.

  • B.

    Posição e atratividade versus habilidade para extrair valor.

  • C.

    Atratividade de mercado e posição competitiva da empresa.

  • D.

    Mercados atuais e futuros versus produtos existentes e novos.

  • E.

    Taxa de crescimento do mercado e participação relativa no mercado.

A representação gráfica utilizada para identificar as causas e efeitos dos problemas administrativos é conhecida como

  • A.

    gráfico Pert-CPM.

  • B.

    fluxograma.

  • C.

    diagrama de blocos.

  • D.

    gráfico de Ishikawa.

  • E.

    quadro demonstrativo de problemas.

Benchmarking é

  • A.

    a comparação sistemática de boas práticas, visando o aprimoramento da qualidade.

  • B.

    o processo de fortalecimento da equipe, visando a prestação de melhores serviços aos clientes.

  • C.

    um método de elaboração de indicadores de desempenho relacionados com o ambiente de atuação organizacional.

  • D.

    uma técnica de marketing de relacionamento.

  • E.

    a busca de pontos fortes e fracos da organização, visando sua adequação ao mercado.

Assinale, dos instrumentos de gestão relacionados a seguir, o que permite estabelecer o resultado (lucro/prejuízo) das unidades de negócio de uma empresa quando existem transações de compra e venda ou prestação de serviços realizados internamente.

  • A.

    Preços de Transferência.

  • B.

    ABC (Activity Based Costing).

  • C.

    ROI (Return on Investment).

  • D.

    EVA (Economic Value Added).

  • E.

    BSC (Balanced Scorecard).

Em reunião realizada com todos os funcionários da organização, o consultor transmitiu os trabalhos já realizados e as propostas de mudanças, principalmente para a obtenção da certificação ISO 14001. Que providências devem ser tomadas para redução das resistências às mudanças? Analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.

I. Informar que haverá corte nos postos de trabalho.

II. Informar aos funcionários o tipo de mudança a ser realizada, a probabilidade de que ela seja adotada e enfatizar os ganhos individuais decorrentes dela.

III. Realizar um novo desenho de cargos e demitir os ocupantes dos cargos extintos antes que eles demonstrem insatisfação com o problema, aumentando a resistência a mudanças pelo restante do grupo.

IV. Criar um ambiente propício a mudanças, por meio de atitudes positivas da gerência em relação a essa mudança, sendo abertamente demonstrada pelos níveis gerenciais baixo, médio e alto da organização.

  • A.

    Todas afirmativas estão certas.

  • B.

    Todas afirmativas estão erradas.

  • C.

    Apenas 1 afirmativa está certa.

  • D.

    Apenas 1 afirmativa está errada.

  • E.

    Apenas 2 afirmativas estão certas.

De acordo com recente reunião com o sócio-proprietário, para se obter uma adaptação mais rápida da empresa à demanda do mercado, poderá ser necessário um processo de reengenharia. Analise as afirmativas abaixo e marque a alternativa correta.

I. A reengenharia revigora o pensamento administrativo provocando novas considerações sobre os processos.

II. A Reengenharia é uma grife e/ou modismo que não traz nada de novidade.

III. A reengenharia em uma empresa significa �começar de novo�, reformulando tudo que existe na empresa, não aproveitando a experiência acumulada, substituindo processos antigos por processos novos.

IV. A reengenharia visa exercer impacto sobre as pessoas e a organização, esperando resultados expressivos, por meio de um mix entre técnicas inovadoras e conhecidas.

V. O estudo do ambiente organizacional permite identificar se a empresa necessita de reengenharia.

  • A.

    Apenas as afirmativas I, IV e V estão certas.

  • B.

    Apenas as afirmativas I, III e IV estão certas.

  • C.

    Apenas as afirmativas II, III e V estão certas.

  • D.

    Apenas a afirmativa V está certa.

  • E.

    Nenhuma afirmativa está certa.

"Reengenharia é o começar de novo, colocar uma folha de papel em branco a sua frente, esquecer dos modelos tradicionais e criar algo inteiramente novo na forma de se trabalhar de uma empresa; ou seja, uma nova abordagem de um processo existente na empresa".

 Com base na definição acima responda a questão abaixo.

Não são características de processos que passam por reengenharia:

  • A.

    des-hierarquização.

  • B.

    vários serviços são combinados em um.

  • C.

    os trabalhadores tomam as decisões.

  • D.

    os processos tem múltiplas versões.

  • E.

    as etapas dos processos são realizadas em uma ordem natural.

Em relação ao planejamento estratégico e suas ferramentas, julgue os itens que se seguem.

O diagrama de Ishikawa pode ser utilizado para apresentar a maneira como as diferentes causas de um problema se relacionam, mas não para estabelecer a relação entre o problema e suas causas.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...