Lista completa de Questões de Administração do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Alguns aspectos ajudam o desenvolvimento de um projeto em uma organização. Alguns mecanismos podem ser empregados com o intuito de iniciar e dar continuidade ao projeto. Analise as alternativas e identifique qual delas representa instrumento adequado para se trabalhar as incertezas em um projeto.
Decisões centralizadas: todo processo decisório deve ser concentrado em poucas pessoas, inclusive para as ações táticas e operacionais.
Redesenho de atitudes: as atitudes dos atores no processo de criação de um projeto podem ser planejadas e devidamente adequadas à necessidade de obtenção de informações e ações.
Análise climática: serve para definir o ambiente interno da execução do projeto e o clima de envolvimento de todos os participantes.
Produtos distintos em cada fase: consiste na identificação clara e precisa dos resultados que deverão ser obtidos em cada instante importante do projeto e que permitam tomar decisões sobre o futuro do mesmo.
Informalidade no planejamento: o uso de relações informais e planejamento ajuda na criação de um espírito de equipe e na obtenção de informações mais rápidas e precisas.
As organizações atendem a determinados propósitos. Sobre o conceito de missão não é correto afirmar:
missão é o lugar no futuro que a organização deseja alcançar;
missão deve ser cultivada com todo o cuidado pelos dirigentes da empresa e difundida intensamente;
missão deve traduzir a filosofia da empresa;
missão pode ser definida em uma declaração formal e escrita;
missão funciona como um propósito orientador para as atividades da organização para aglutinar os esforços de seus membros.
Existem três orientações para o planejamento estratégico: o planejamento conservador e defensivo, o planejamento otimizante e analítico e o planejamento prospectivo e ofensivo. Não é uma característica do planejamento otimizante e analítico:
a inovação;
a melhoria;
a continuidade do sucesso;
o ambiente dinâmico;
as reações adequadas às freqüentes mudança.
A gestão democrático-participativa prevê a articulação das relações humanas na interação de pessoas com diferentes cargos que compartilham objetivos comuns, tomando decisões de forma pública, participativa e solidária. Para assegurar tais práticas, as competências do pedagogo incluem o(a)
I formação de uma boa equipe de trabalho.
II construção de uma comunidade democrática de aprendizagem.
III promoção de ações de desenvolvimento profissional.
IV envolvimento dos alunos e dos pais na solução de problemas e na proposição de decisões.
V fortalecimento de formas de divulgação e de difusão das informações.
A quantidade de itens certos é igual a
2.
3.
4.
5.
Quanto aos conceitos relacionados com o planejamento e o controle da produção (PCP), julgue os itens seguintes. O planejamento é o processo de decisão sobre ações futuras de uma empresa. À direção cabe a emissão de ordens, ou seja, dar instruções àqueles que devem trabalhar de acordo com o plano; ao controle cabe comparar o resultado real com o planejado e informar quais as variações verificadas àqueles que estão em condição de empreender ações corretivas.
Acerca do processo de compras, julgue os itens seguintes.
Planejamento inadequado, falta de controle no consumo e má administração dos estoques são fatores que podem levar a unidade responsável por compras a tomar atitudes prejudiciais à empresa.
A gestão de pessoas, que já foi tratada como relações trabalhistas e administração de recursos humanos (RH), é considerada atualmente, em muitas organizações, como gestão de talentos. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.
O planejamento estratégico de recursos humanos tem forte influência sobre os planos de negócio da organização e visa encontrar meios de atender às necessidades organizacionais inerentes às pessoas.
Planejamento é um conjunto de decisões tomadas nos níveis institucional, intermediário e operacional, e que direciona a atuação da empresa ao longo de um tempo determinado. Projetado o planejamento ao nível institucional, ele é desdobrado em planos táticos e estes, em planos operacionais ou execução de tarefas. Determinada empresa definiu o seu plano tático mercadológico, que deve então ser desdobrado no plano operacional de:
suprimentos
fluxo de caixa.
propaganda
treinamento.
controle de qualidade.
C.W.Roney indica que o planejamento organizacional tem dois tipos de objetivos que são:
o protetor e o afirmativo;
o absoluto e o relativo;
o direcionado e o protetor;
o afirmativo e o negativo;
o negativo e o direcionado.
De acordo com Samuel C. Certo, o planejamento consiste em seis etapas:
I - Desenvolver premissas sobre as quais cada alternativa se baseia;
II - Definir os objetivos organizacionais;
III - Colocar os planos em ação;
IV - Desenvolver planos para perseguir a alternativa escolhida;
V - Enumerar formas alternativas de atingir os objetivos
VI - Escolher a melhor alternativa para atingir os objetivos.
A alternativa que melhor mostra a seqüência do início ao fim das etapas descritas acima é:
I - VI - II - V - IV - III;
II - V - I - VI - IV - III;
I - V - VI - II - III - IV;
II - V - VI - IV - III - I;
I - VI - II - IV - III - V.
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