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Ansoff em seu modelo de desenvolvimento estratégico de empresa estabelece que há dois tipos correlatos de estratégias: a estratégia de carteiras e a estratégia competitiva. A estratégia de carteiras possui quatro componentes: vetor de crescimento geográfico, vantagem competitiva, sinergia e flexibilidade estratégica. A representação a seguir se refere ao componente "vetor de crescimento geográfico".
A análise da representação permite concluir que o alcance e a direção dos negócios futuros da empresa na relação produto novo e missão corrente se dará por meio
Na elaboração do planejamento estratégico, o diagnóstico estratégico apresenta determinados componentes que relacionam a empresa com variáveis controláveis e variáveis não-controláveis contidas no ambiente que a envolve. As variáveis não-controláveis se encontram no ambiente
Burns e Stalker, em pesquisa realizada junto a organizações industriais, identificaram dois modelos administrativos com características próprias.
Correlacione a coluna A, modelos, com a coluna B, características.
Escolha a opção que completa corretamente a lacuna da frase a seguir:
_______________ refere-se à maneira pela qual uma organização pretende aplicar uma determinada estratégia, geralmente global e de longo prazo, criando um consenso em torno de uma determinada visão de futuro."
Flexibilização Organizacional
Programa de Qualidade Total
Benchmarking
Planejamento Estratégico
Aprendizagem Organizacional
Assinale a opção que não apresenta uma característica da administração estratégica de recursos humanos.
Reconhece os impactos do ambiente organizacional externo.
Reconhece o impacto da competição e da dinâmica do mercado de trabalho.
Está integrada com a estratégia evolutiva e com as demais estratégias funcionais da organização.
Considera todas as pessoas da empresa.
Enfatiza a escolha e a tomada de decisão.
A respeito das estratégias de socialização, indique a opção incorreta.
A estratégia de socialização é coletiva quando os novos empregados participam juntos de experiências comuns de aprendizagem para produzir respostas padronizadas às situações.
A estratégia de socialização é formal quando os novos empregados são separados dos outros membros da organização enquanto aprendem seu papel.
A estratégia de socialização é seqüencial quando proporciona informações explícitas sobre a seqüência de atividades das quais os novatos irão participar na organização.
A estratégia de socialização é isolada quando os membros experientes da organização servem de modelo para os novatos.
A estratégia de socialização é variável quando produz o máximo de ansiedade e funciona como forte agente motivador de conformidade.
Correlacione a coluna A com a coluna B e escolha a opção correta.
A1-B7; A2-B1; A3-B4
A3-B6; A4-B3; A5-B2
A1-B5; A2-B7; A4-B4
A2-B3; A4-B4; A5-B6
A1-B3; A3-B2; A5-B4
Escolha a opção que define corretamente o significado de Estratégias no contexto de um plano estratégico.
As estratégias estabelecem metas a serem cumpridas para atingir os objetivos organizacionais. Estas devem ser escolhidas tendo clareza da análise do meio ambiente.
As estratégias delineiam as maneiras da organização alcançar seus objetivos. Estas devem ser escolhidas tendo clareza do negócio ou missão organizacional.
As estratégias definem o grau de diferenciação dos produtos ou serviços da organização. São escolhidas a partir da missão da organização.
As estratégias apontam os pontos fortes e fracos da organização a partir da análise da concorrência, do mercado e das ações governamentais.
As estratégias delineiam a participação desejada no mercado a partir da análise de oportunidades e ameaças advindas do ambiente interno da organização.
Entre os Modelos de Planejamento Estratégico de Gestão de Pessoas, há aquele segundo o qual as necessidades de pessoal são decorrentes da relação entre o número de empregados e a procura estimada dos produtos ou serviços que a organização oferece, considerando, também, as possíveis influências de outras variáveis inerentes ao ambiente da organização considerada, tais como meios e recursos disponíveis, tecnologia e padrões de produtividade, entre outras. Esse modelo de Planejamento é conhecido por:
Modelo baseado em segmento de cargos.
Modelo de planejamento integrado ao volume de vendas observado.
Modelo baseado no fluxo de pessoal.
Modelo baseado na procura estimada do produto ou serviço.
Modelo de substituição de postos-chave.
Tecnologia, produtividade, recursos disponíveis, absenteísmo e rotatividade de pessoal são exemplos de fatores intervenientes que podem influenciar no Planejamento Estratégico de Gestão de Pessoas. Nesse sentido é possível afirmar que:
tecnologia e produtividade têm relação direta com o planejamento adaptativo e isolado.
absenteísmo e rotatividade não exercem nenhuma influência no Planejamento Estratégico de Gestão de Pessoas.
a rotatividade de pessoal deve ser objeto das considerações acerca do planejamento baseado no fluxo de pessoal.
produtividade e recursos disponíveis não exercem nenhuma influência no Planejamento Estratégico de Gestão de Pessoas.
tecnologia e produtividade têm relação direta com o Planejamento Integrado e Autônomo.
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