Questões de Administração do ano 2006

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Acerca dos instrumentos e conceitos relativos à gestão organizacional contemporânea, julgue os itens a seguir.

A gestão estratégica focaliza-se nas operações cotidianas e na rotina da organização, com o intuito de manter determinada posição conquistada no mercado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos instrumentos e conceitos relativos à gestão organizacional contemporânea, julgue os itens a seguir.

No processo de planejamento estratégico, o diagnóstico externo busca antecipar oportunidades e ameaças do ambiente, enquanto o diagnóstico interno relaciona essas dinâmicas ambientais com as forças e as fragilidades da organização, estabelecendo condições para a formulação de estratégias organizacionais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando-se a estratégia empresarial e as estruturas organizacionais, julgue os itens que se seguem.

O planejamento estratégico é o processo responsável pela definição da missão da organização, a qual é obtida apenas ao final do processo de planejamento

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando-se a estratégia empresarial e as estruturas organizacionais, julgue os itens que se seguem.

A estratégia empresarial é plano de ação que estabelece a alocação de recursos e atividades para que a organização possa obter uma vantagem competitiva na relação com seu ambiente e para o alcance de suas metas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Nas unidades de informação, as respostas para perguntas importantes, como: quem são os clientes? O que eles querem? O que os satisfaz? Que características do nosso produto são adequadas e satisfazem o cliente? Como controlar melhor o trabalho realizado e os resultados obtidos? relacionam-se com

  • A.

    a avaliação.

  • B.

    a execução.

  • C.

    a coordenação.

  • D.

    o planejamento.

  • E.

    o controle.

Os seguintes módulos das unidades de informação: clientes, atendimentos, relatórios, contratos, controle físico, faturamento e cobrança, custos e propostas, pertencem

  • A.

    ao Planejamento funcional e operacional.

  • B.

    ao Sistema Integrado de Gerenciamento.

  • C.

    à articulação e marketing institucional.

  • D.

    à definição e implementação dos serviços e produtos.

  • E.

    à visão estratégica das unidades de informação.

O planejamento de Recursos Humanos é o processo pelo qual a administração garante ter o número e tipo de pessoas adequados, nos locais corretos e na hora certa, que sejam capazes de realizar as tarefas que irão ajudar a organização a atingir seus objetivos de forma eficaz e eficiente. Um dos elementos importantes no planejamento de Recursos Humanos é o índice de rotatividade de pessoal. A rotatividade envolve custos de diversas naturezas, e destes, os relativos a recrutamento podem ser gerados por

  • A.

    exames laboratoriais – os testes biológicos/fisiológicos estão entre os instrumentos de seleção mais controversos. Os testes biológicos incluem detecção de uso de drogas e testes genéticos. O exame de urina é o método mais comum para detectar a presença de drogas.

  • B.

    aplicação de testes psicotécnicos – Os testes de personalidade são menos populares para a seleção de empregados, por serem difíceis de defender nos tribunais. Mesmo assim, muitas organizações aplicam testes psicotécnicos.

  • C.

    pesquisa de mercado – em termos ideais, somente empregados iniciantes devem ser contratados por intermédio das fontes externas, mas, especialmente nas instituições privadas, esse conceito é freqüentemente esquecido ou ignorado.

  • D.

    pagamentos de benefícios – nas ocasiões em que uma empresa fixa uma política de pagamento progressivo dentro de uma escala baseada no mérito, é importante que exista algum programa formal para a avaliação periódica de subordinados.

  • E. programas de integração – A empresa que não der a devida atenção aos programas de integração de seus funcionários, terá de algum modo prejudicados seus esforços para atrair e reter empregados, com possível decréscimo do moral e da produtividade, elevação das taxas de rotatividade e, em maior ou menor extensão, uma queda da aceitação dos produtos pelos consumidores.

O planejamento é importante porque contribui para o sucesso e dá a você algum parâmetro para as suas ações no futuro. Ao planejar você deixa de lado suas tarefas diárias e prazos, de modo que possa ampliar o foco mental e ver as possibilidades de forma mais ampla. Mais especificamente, o planejamento na maioria das vezes leva a melhorias na produtividade, na qualidade e nos resultados financeiros. Uma das etapas do planejamento estratégico é a análise externa, que é a análise de

I. pontos críticos relevantes da organização.

II situações e condições do ambiente interno da organização.

III. pontos fortes e pontos fracos significativos da empresa.

IV. planos estratégicos e operacionais da empresa.

V. ameaças e oportunidades do ambiente.

Analisando-se as proposições anteriores, conclui-se que está(ão) correta(s)

  • A.

    apenas a proposição I.

  • B.

    as proposições I, II, III, IV e V.

  • C.

    apenas as proposições II e IV.

  • D.

    apenas a proposição V.

  • E.

    apenas as proposições I, III e V.

Como as empresas não conseguem trabalhar na base do empirismo e da improvisação, a função planejamento é uma das mais importantes em qualquer organização porque cabe a ela

I. alocar os recursos necessários.

II. Identificar os meios para alcançar os objetivos.

III. Dirigir os esforços para um propósito comum.

IV. Desenvolver premissas sobre condições futuras.

V. Comparar o desempenho com os padrões.

Pode-se afirmar que está(ão) correta(s)

  • A.

    apenas as proposições II e III.

  • B.

    apenas as proposições I e II.

  • C.

    apenas as proposições I, III e IV.

  • D.

    apenas as proposições I, II e III.

  • E.

    apenas as proposições I e IV.

Seja de que natureza for o trabalho a ser realizado, a análise administrativa deve seguir uma metodologia científica. Com base neste pressuposto, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Diagnóstico situacional das causas, estudo da solução dos problemas e implementação de mudanças.

  • B.

    Diagnóstico situacional das causas, definição do método de levantamento e implementação de mudanças para teste de viabilidade.

  • C.

    Diagnóstico situacional das causas, estudo da viabilidade de implementação de mudanças e controle de resultados.

  • D.

    Diagnóstico situacional das causas, estudo da solução dos problemas, planejamento da solução dos problemas e crítica do planejamento.

  • E.

    Diagnóstico situacional das causas, estudo da solução dos problemas, implementação de mudanças e controle de resultados.

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