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Administração - Processo Administrativo / Funções Administrativas - Universidade Federal do Paraná (UFPR) - 2006
A história da administração remonta à necessidade de gestão de instituições imperiais, religiosas e militares nos primórdios da civilização. No entanto, o estudo dos processos administrativos nas organizações teve o principal marco:
na Revolução Industrial, com a necessidade de racionalização do trabalho visto a concentração dos meios de produção nas fábricas.
na Idade Média, com a necessidade de divisão do trabalho nos feudos.
no Império Romano, com a necessidade de motivação dos exércitos
no crescimento da indústria automobilística no pós-guerra, com o acirramento da concorrência.
no acordo firmado em Bretton Wood, em agosto de 1941, a partir da necessidade de melhor coordenação das negociações internacionais.
Administração - Processo Administrativo / Funções Administrativas - CONESUL Fundação de Desenvolvimento - 2006
Há vários elementos que concorrem para acelerar a descentralização da autoridade nas organizações, entre as quais está
a complexidade dos problemas empresariais.
a empresa como um organismo passível de permanecer estático.
a simplicidade das empresas que se tornam cada vez maiores.
a dificuldade de se encontrar o bom senso.
a homogeneidade dos mercados e dos clientes.
Administração - Processo Administrativo / Funções Administrativas - CONESUL Fundação de Desenvolvimento - 2006
Adotando-se a estrutura linear, à medida que a empresa cresce
Administração - Processo Administrativo / Funções Administrativas - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Segundo Marília Alvarenga Rocha Mendonça apud Arantes (1998), planejamento, direção e controle são funções componentes do processo gerencial. Dentro dessa ótica conceitual:
Controle é a função destinada a verificar se os resultados planejados foram atingidos. Não permite as correções de prováveis erros.
Controle é a função destinada a coordenar a execução de planos adequando-os à alocação de recursos
Controle é a função que exige reflexão e auxilia a tomada de decisão.
Controle é a função destinada a verificar se os resultados planejados estão sendo alcançados através das operações executadas. Permite adotar ações corretivas visando a corrigir os desvios detectados durante a avaliação.
Controle é a função de estabelecer parâmetros prévios para decidir quem deve fazer o quanto, quando e o que deve ser feito.
Administração - Processo Administrativo / Funções Administrativas - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Existem muitas abordagens para as funções gerenciais. Segundo Dias (1985) "uma abordagem moderna de grande impacto é a dos papéis gerenciais desenvolvida por Mintzberg". Mintzberg trabalha com 03 (três) categorias básicas representadas por papéis gerenciais classificadas como: papéis interpessoais, papéis informacionais e papéis decisórios. Pode- se conceituar o papel do gerente informacional como:
Portador de status e autoridade inerentes ao seu cargo administrativo.
Receptor de informações da organização e, posteriormente, transmissor dessa informação aos subordinados
Administrador de tarefas decisórias e alocador de recursos
Representante da organização com poderes que extrapolam a mesma
Elemento responsável pelas atividades de negociação.
Administração - Processo Administrativo / Funções Administrativas - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Indique a opção Incorreta.
Um processo é uma seqüência integrada de atividades que começa na percepção do cliente e termina com o atendimento ou superação de suas expectativas, agregando valor para o negócio.
A gestão por processo como orientação gerencial constitui um recurso para a tomada de decisão.
A gestão por processo constitui um mecanismo de análise composto de mapeamentos capazes de sistematizar conhecimento sobre a ação organizacional.
Os processos organizacionais podem ser classificados em estratégicos, de produção e suporte.
Os processos podem ser classificados em três categorias: de comunicação, de monitoramento e de aferição de satisfação.
Administração - Processo Administrativo / Funções Administrativas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Acerca do planejamento, controle e direção em administração, julgue os itens a seguir.
I Análise situacional é a etapa do planejamento estratégico responsável pelo estudo do histórico, exame das condições atuais e previsão de situações futuras, com foco nas forças internas que agem na organização e nos fatores do ambiente externo que influenciam a organização.
II Como forma de se preparar para enfrentar ambientes de negócio cada vez mais dinâmicos e de rápidas mudanças, com enfrentamentos competitivos contínuos, organizações passaram a empregar a administração estratégica em lugar do planejamento estratégico como forma de obtenção de vantagem competitiva. São características da administração estratégica: avaliação constante das oportunidades e ameaças do ambiente externo, análise dos pontos fortes e pontos fracos do ambiente interno, estabelecimento da missão e da visão, envolvimento de várias áreas da organização no processo decisório, consideração dos interesses dos stakeholders, formulação de estratégias nos níveis empresarial, funcional e das unidades de negócio.
III Desvios indesejados em relação ao alcance de metas organizacionais são minimizados por meio da adoção de sistemas de controle.
IV Descentralização, centralização, unidade de comando, autoridade, poder, responsabilidade e delegação são aspectos a serem considerados em uma direção eficaz. A esse respeito, é correto afirmar que empowerment é uma forma moderna de delegar, na qual não são apenas transferidas responsabilidades pela execução de determinadas tarefas, mas eliminadas limitações de atuação e incentivada a iniciativa em benefício dos objetivos organizacionais.
A quantidade de itens certos é igual a
Administração - Processo Administrativo / Funções Administrativas - Instituto Nacional de Educação (CETRO) - 2006
Dá-se o nome de processo administrativo a uma seqüência de atividades que formam um todo integrado ou um conjunto de operações contínuas e recorrentes necessárias para realizar uma ação integrada. Portanto, quando consideradas como um conjunto, as funções do administrador formam o processo administrativo. Por essa razão, o processo administrativo é cíclico e recorrente.
À medida que se repete como um ciclo, o processo administrativo permite uma contínua correção e ajustamento por meio da retroação. Assim, o desenvolvimento de um ciclo permite definir as alterações e mudanças que deverão ser introduzidas no ciclo seguinte, e assim sucessivamente. O processo administrativo opera sobre as pessoas e recursos da organização no intuito de alcançar objetivos. E assim, ele está presente em toda a atividade organizacional.
O conceito de processo administrativo não é uma simples seqüência fixa de eventos nem algo parado ou estático. Pelo contrário, as funções que constituem o processo administrativo agem umas sobre as outras e cada uma delas afeta as demais. Assim sendo, o processo administrativo adequadamente executado envolve inúmeras atividades, as quais incluem
I. Planejar, cooperar, executar e prevenir.
II. Controlar, organizar, preparar e executar.
III. Desenvolver, segurar, repousar e escolher.
IV. Planejar, organizar, controlar e dirigir.
V. Reunir recursos, planejar, comprar e vender.
VI. Funções técnicas, comerciais, financeiras, contábeis, administrativas e de segurança.
Pode-se afirmar que está(ão) correto(s)
apenas o item VI.
I, II, III, IV, V e VI.
apenas os itens I, II e III.
apenas o item IV.
apenas o item V.
Administração - Processo Administrativo / Funções Administrativas - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Selecione a opção que completa corretamente a frase a seguir. O ciclo de melhoria de processo ...
tem a sua origem na reengenharia.
pressupõe a implantação de melhorias pontuais.
constitue-se de planejamento, implementação, verificação e ação.
dá início à análise do ambiente externo da organização.
foca a manualização da estrutura organizacional.
Administração - Processo Administrativo / Funções Administrativas - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
O processo administrativo compõe-se de quatro funções básicas. Indique a opção correta.
A função organização refere-se ao sistema de definição de objetivos, alocação de recursos e os meios para alcançá-los. A de direção ao agrupamento das atividades em órgãos e cargos, definindo níveis de autoridade e responsabilidade.
A função planejamento possibilita o monitoramento do desempenho organizacional e a tomada de ações corretivas. A de organização a divisão do trabalho e designação de processos e atividades.
A função controle permite a execução de atividades e alocação de recursos para atingir os objetivos. A de direção o exercício da liderança e coordenação de esforços.
A função planejamento possibilita a definição da missão organizacional e a programação de atividades. A de direção a orientação da mão-de-obra e a coordenação de esforços.
A função controle permite desenhar o trabalho a ser executado e coordenar atividades. A de organização o exercício da comunicação, liderança e motivação.
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