Questões de Administração do ano 2006

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Escolha a opção incorreta.

  • A.

    Segundo Mintzberg, os gerentes desempenham três categorias de pápeis: interpessoais, de processamento de dados e de decisão.

  • B.

    No desempenho de um cargo gerencial são necessárias habilidades técnicas, humanas e conceituais.

  • C.

    No nível hierárquico relativo à administração superior ou nível estratégico, a habilidade técnica é a mais requerida.

  • D.

    A pessoa que ocupa um cargo no nível de supervisão encontra-se na base da estrutura hierárquica e chefia funcionários operacionais.

  • E.

    Mintzberg define que o papel de disseminador está relacionado ao de processamento de informações e o de negociador ao de tomada de decisão.

Conforme conceito abordado no Guia do Conjunto de Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK), correspondem à parte interessada (stakeholder) de um projeto:

  • A. indivíduos que são atingidos pela execução de um projeto, podendo afetar a condução deste projeto.
  • B. pessoas e organizações que podem afetar positiva, ou negativamente um projeto.
  • C. indivíduos ou organizações que apóiam política, ou financeiramente a condução de um projeto.
  • D. pessoas e organizações ativamente envolvidas no projeto ou cujos interesses podem ser afetados como resultado da execução ou do término do projeto.
  • E. todas as respostas acima.

"Um processo é um conjunto de ações inter-relacionadas realizadas para obter um conjunto pré-especificado de produtos, resultados, ou serviços", segundo o Guia do Conjunto de Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK), do Project Management Institute (PMI). De acordo com a abordagem do PMI, os processos de gerenciamento de projeto são agregados nos seguintes grupos:

  • A. iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle, e encerramento.
  • B. integração, escopo, tempo, e encerramento.
  • C. planejamento, execução, recursos humanos e comunicações.
  • D. seqüenciamento de atividades, cronograma, controle de qualidade, relatório de desempenho e encerramento.
  • E. abertura do projeto, declaração de escopo, definição do escopo, controle do escopo e encerramento.

Existem quatro processos ligados à atividade de gerenciamento de uma organização: o planejamento, a organização, a direção e o controle. Assinale a alternativa que tem a definição correta.

  • A. Controlar é definir de quem é a responsabilidade pela realização das tarefas estabelecidas.
  • B. Planejar é tomar decisões sobre a distribuição dos recursos e da divisão de autoridade e responsabilidade entre pessoas, necessários ao alcance dos objetivos previamente estabelecidos.
  • C. Organizar consiste em tomar decisões sobre o gerenciamento de: pessoas, informações, espaço, tempo, dinheiro e instalações com vistas ao alcance dos objetivos estabelecidos.
  • D. Controlar é definir objetivos, atividades e recursos.
  • E. Organizar é a preocupação em assegurar a realização dos objetivos e de identificar a necessidade de modificá-los.

As principais etapas de um processo de administração estratégica podem ser apresentadas na seguinte seqüência de afazeres:

  • A. estabelecimento da diretriz organizacional, análise do ambiente interno e externo, formulação da estratégia, implementação da estratégia e controle estratégico.
  • B. análise do ambiente interno e externo, estabelecimento da diretriz organizacional, formulação da estratégia, implementação da estratégia e controle estratégico.
  • C. formulação da estratégia, estabelecimento da diretriz organizacional, análise do ambiente interno e externo, implementação da estratégia e controle estratégico.
  • D. implementação da estratégia, controle estratégico, estabelecimento da diretriz organizacional, análise do ambiente interno e externo e formulação da estratégia.
  • E. análise do ambiente interno e externo, estabelecimento da diretriz organizacional, formulação da estratégia, controle estratégico e implementação da estratégia.

A organização pode ser conceituada como um sistema planejado de esforço cooperativo no qual cada participante tem um papel definido a desempenhar e deveres e tarefas a executar. Este conceito, entretanto, compreende somente o aspecto formal da organização, mas quase sempre o quadro real de comportamento e de relações apresentados pelas pessoas da organização se afasta do plano formal, surgindo a organização informal. Assinale a alternativa que relaciona de forma correta o tipo de organização (formal ou informal) às características apresentadas

  • A.

    Na organização informal são considerados os laços de relacionamento e cooperação que os indivíduos conseguem estabelecer entre si, independentemente dos cargos ocupados.

  • B.

    Na organização informal o organograma reflete fielmente a forma como se dá o relacionamento entre as pessoas.

  • C.

    Numa organização formal existe preocupação com os sentimentos de integridade pessoal, respeito próprio e livre escolha por parte dos indivíduos ou grupos.

  • D.

    O agregado de contatos e interações pessoais e os agrupamentos de pessoas associadas são características da organização formal.

  • E.

    As normas, os métodos e processos de trabalho são concebidos pelos criadores da organização informal.

Um plano de negócios não se encerra com o início de sua implementação. É preciso avaliar o andamento de cada passo do processo, e para tanto são necessários(as):

  • A.

    impressão de relatórios em alto volume e freqüência cada vez mais constante.

  • B.

    reuniões periódicas de acompanhamento.

  • C.

    visitas de auditoria, para fiscalização das ações dos executores do projeto.

  • D.

    rodízios entre as coordenações, visando formação holística da liderança.

  • E.

    desembolsos diários para pagamento dos fornecedores

Para se iniciar um projeto de Inteligência Competitiva numa organização, assinale a alternativa que indica a ordem seqüencial correta dos passos a serem tomados pela empresa.

  • A.

    Preparar o projeto de Inteligência Competitiva; avaliação do projeto; definir temas de interesse; identificar experts nos setores pertinentes; implantar a atividade de pesquisa, coleta e registro; criar as bases de dados de referência para cada tema; devolver o conhecimento para os departamentos que necessitam.

  • B.

    Definir os métodos de análise que serão empregados; descobrir a necessidade da pesquisa; mapear o ambiente competitivo relativo a cada tema; criar as bases de dados de referência para cada tema; analisar os custos do projeto; efetuar uma pesquisa exploratória de material básico.

  • C.

    Definir temas de interesse; mapear o ambiente competitivo relativo a cada tema; identificar as fontes de informação pertinentes; efetuar uma pesquisa preparatória de material básico a respeito de cada tema; definir a estratégia de coleta de informações; implantar a atividade de pesquisa, coleta e registro das informações; identificar experts para darem apoio técnico à análise; definir os métodos de análise que serão empregados; criar as bases de dados de referência para cada tema, avaliação do projeto.

  • D.

    Consultar os dados disponíveis no mercado; definir temas de interesse; transformar as informações em dados; identificar experts para darem apoio técnico à análise; definir os métodos de análise que serão empregados; criar as bases de dados de referência para cada tema. Analisar custo x benefício.

  • E.

    Estabelecer um contexto de análise; checar fontes de informação; implantar a atividade de pesquisa, coleta e registro; criar as bases de dados de referência para cada tema; definir o público-alvo; definir os métodos de análise que serão empregados; definir temas de interesse; avaliação do projeto.

Relativamente aos níveis de planejamento nas organizações, assinale a opção incorreta.

  • A.

    O nível estratégico está voltado para a definição da missão e do futuro de toda a organização e é mais flexível que os níveis tático e operacional.

  • B.

    No nível tático, que está diretamente relacionado às principais divisões e funções da organização, definem-se os objetivos da organização.

  • C.

    As atividades, os recursos e as formas de controle da organização são definidas no nível operacional, que apresenta os menores riscos em função de ser realizado em curto prazo.

  • D.

    Os níveis tático e operacional vinculam-se às atividades meio, já o nível estratégico, às atividades fim, principalmente.

A estrutura orientada a processo é em grande parte resultante de um projeto de reengenharia que, além de recriar os métodos de produção da empresa, transforma as pessoas, dando-lhes um novo papel e senso de participação na administração. Essa estrutura pode ser de quatro tipos. NÃO se enquadra em um desses quatro desses tipos, a estrutura:

  • A.

    física;

  • B.

    lógica;

  • C.

    física e lógica;

  • D.

    parcial;

  • E.

    total.

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