Lista completa de Questões de Administração do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Administração - Recrutamento e Seleção - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Marina, após terminar o curso de análise de sistemas, participou de processo seletivo para vaga de emprego em uma rede de drogarias. O processo de seleção consistia em prova de conhecimento, análise de currículo e entrevista situacional. Na entrevista realizada para cada grupo de cinco candidatos , a psicóloga responsável por essa etapa exibiu um filme sobre a filosofia, os objetivos e os processos de trabalho da empresa, e que também apresentava suas dependências físicas. Os candidatos selecionados nessas etapas receberam um padrinho, gerente da unidade de trabalho, para monitorá-los em atividades teóricas e práticas por um período de seis meses na empresa. O gerente também enfatizava as expectativas da empresa em relação aos empregados. Ao final desse período, os candidatos avaliados satisfatoriamente pelos padrinhos foram contratados. Marina, aprovada em todos as etapas do processo seletivo, conseguiu seu primeiro emprego.
Considerando a situação hipotética acima, julgue os itens a seguir.
O perfil profissional do empregado e o perfil profissiográfico do cargo deveriam ter sido comparados ao final do processo seletivo.
Administração - Teorias em Marketing - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Julgue os itens seguintes quanto à qualidade e produtividade nas organizações.
Segundo Deming, os processos de maior impacto na qualidade dos serviços de determinado empregado devem ser foco incessante de treinamento.
Administração - Teorias em Marketing - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Com referência à administração de bens materiais, julgue os itens que se seguem.
Entre as técnicas matemáticas de previsão de consumo, a conhecida como predileção, em que empregados experientes estabelecem a evolução dos quantitativos futuros, é a mais utilizada.
Administração - Teorias em Marketing - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Em uma loja, situada em uma cidade brasileira, que comercializa roupas femininas do tipo esporte fino, foi identificado em uma consultoria que 14% de suas clientes são descendentes de orientais e, que tais clientes, demandam roupas mais fechadas e de cores vivas. Um outro grupo, que representa cerca de 45% da clientela, são executivas ou dirigentes em suas organizações de trabalho e demanda roupas discretas, em tons mais amenos para o exercício profissional.
Considerando a situação hipotética apresentada, julgue os próximos itens com relação a comportamento do consumidor e análise ambiental.
No que se refere às influências no comportamento de compra, é correto afirmar que os valores da família não influenciam na decisão de compra de um indivíduo maior de idade, que não reside mais com os pais.
Administração - Teorias em Marketing - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A empresa de turismo Turibelo atua nas regiões Centrooeste e Nordeste, há mais de 6 anos, com vendas de passagens aéreas e de pacotes turísticos. No mercado de pacotes turísticos, a organização atua em diversas áreas: turismo de aventura, voltado para jovens e adultos que possuem preparo e interesse em aventuras radicais; turismo de saúde, voltado para idosos que demandam por programas mais calmos, tais como spas e estâncias hidrominerais; turismo cultural, voltado para o público geral que tem interesse em conhecer a diversidade cultural, histórica e arquitetônica das cidades. Embora esses grupos não sejam excludentes entre si, eles possuem características próprias e, embora apresentem rentabilidades diferentes, todos os grupo são rentáveis.
A partir do texto acima, julgue os itens seguintes, relativos a segmentação.
A distinção entre os clientes dos três grupos descritos no texto embasa-se em segmentação do tipo demográfica.
Administração - Treinamento e Desenvolvimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Ainda com relação à dinâmica das organizações e da administração de pessoal e de recursos humanos, cada um dos próximos itens apresenta uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.
Moema, vendedora recém-contratada, participou, após 15 dias de sua efetiva contratação, de um curso para operação do sistema informatizado de venda ao consumidor. O curso foi desenvolvido na própria organização, no final do turno de trabalho, com o total de 4 horas na semana. Nessa situação, Moema participou de um treinamento, por se tratar de evento realizado dentro da organização.
Administração - Treinamento e Desenvolvimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Ainda com relação à dinâmica das organizações e da administração de pessoal e de recursos humanos, cada um dos próximos itens apresenta uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.
Jorque, que é o gerente de uma organização, promoveu a atualização tecnológica do modelo do sistema informatizado de venda ao consumidor. Nessa situação, a atualização promovida por Jorge, por si só, já justifica a necessidade de treinamento dos integrantes da organização.
Administração - Treinamento e Desenvolvimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Ainda com relação à dinâmica das organizações e da administração de pessoal e de recursos humanos, cada um dos próximos itens apresenta uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.
Uma vendedora de uma indústria farmacêutica está participando de um congresso do setor farmacêutico sobre as tendências de mercado para o setor. O congresso está ocorrendo no Hotel 5 Estrelas e possui a duração de 36 horas. Nessa situação, o referido evento caracteriza-se como um treinamento externo para a vendedora.
Administração - Treinamento e Desenvolvimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A Sanduíche e Cia., empresa do ramo de alimentação, possui como produto carro-chefe um sanduíche triplo de hambúrguer. Seus consumidores são, basicamente, jovens e adultos que não dispõem de tempo para o almoço e adolescentes que, geralmente, freqüentam a loja durante os finais de semana. Seu atual gerente geral tem dedicado grandes esforços no sentido de manter um ambiente organizacional em pleno equilíbrio, de modo a permitir que os seus clientes possam obter a melhor qualidade de produto, com rápido atendimento. Para tanto, ele promove, mensalmente encontros de confraternização com os empregados da empresa. Além disso, em seu estilo de trabalho, emprega a liderança baseada no desenvolvimento profissional e pessoal dos integrantes da organização.
Com relação à situação hipotética acima, bem como acerca do impacto do ambiente nas organizações e quanto à qualidade e produtividade nas organizações, cada um dos itens a seguir apresenta uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.
Desde que começou a fazer parte da equipe de serviços de limpeza da Sanduíche e Cia., Joanisvaldo tem recebido treinamento constantemente. Nessa situação, segundo Deming, o treinamento pode ser considerado um fato de estímulo a Joanisvaldo à medida que proporciona uma percepção de segurança e incentivo a seu empreendedorismo.
Selecione a opção que não indica corretamente uma técnica que possibilita o desenvolvimento de trabalho em equipe.
Troca constante de informações, ouvir e falar.
Compromisso com os objetivos defi nidos pela alta administração.
Conhecimento mútuo, para o alcance de resultados coletivos.
Criação de identidade que forneça senso de participação para os integrantes do grupo.
Clima de abertura intelectual, possibilitando a análise crítica.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...