Lista completa de Questões de Administração do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O processo de Treinamento e Desenvolvimento da força de trabalho é composto de diversas etapas e cada etapa é subdividida em diversas atividades. O "levantamento das necessidades organizacionais" é uma atividade de que etapa do processo de T&D?
Avaliação.
Implementação.
Planejamento.
Estruturação.
Diagnose.
A educação corporativa representa uma nova dimensão do Treinamento e Desenvolvimento. Tendo sido moldada para a era do conhecimento, essa dimensão leva em consideração as necessidades cada vez maiores de uma organização. Entre estas necessidades está:
reconhecer os fatores críticos de sucesso.
identificar as oportunidades de negócios.
aperfeiçoar os custos de treinamento.
conhecer as práticas dos concorrentes.
agregar valor aos negócios.
O escopo da Educação Corporativa é definido por meio de alguns princípios metodológicos. Um desses princípios é a(o):
capacitação e aperfeiçoamento do quadro funcional.
utilização de tecnologias de gestão empresarial diversificadas.
utilização de práticas que privilegiam a interação dos grupos.
alinhamento com os macro-objetivos organizacionais.
fortalecimento da cultura e da identidade organizacionais.
As competências organizacionais, divididas em básicas e essenciais, representam, respectivamente, os fatores de:
qualificação e diferenciação.
equilíbrio e diferenciação.
manutenção e qualificação.
inovação e qualificação.
diferenciação e integração.
A educação tradicional, centrada no conteúdo das disciplinas, algumas vezes não privilegia o desenvolvimento das capacidades e habilidades cognitivas indispensáveis ao saber ser. Essas capacidades e habilidades são:
aprendizagem contínua, iniciativa, auto-realização e tirocínio na tomada de decisões.
auto-educação, valorização da lógica das deduções, resolução de problemas e aprender a pensar.
auto-estima elevada, aprender rapidamente novas técnicas, discriminar mensagens e aprender a aprender
tirocínio na tomada de decisões, resolução de problemas, criatividade e aprender a aprender.
raciocínio e auto-aprendizagem, pensamento autônomo e crítico, solução de problemas e criatividade.
Na medida em que as competências essenciais representam a alma da empresa, elas devem estar plenamente integradas ao processo administrativo. Para tanto, todo o quadro funcional precisa compreender e participar de quatro tarefas, todas relativas às competências essenciais:
identificar essas competências; definir uma agenda de sua aquisição; desenvolvê-las; proteger e defender a liderança dessas competências.
elaborar as competências essenciais; desenvolvê-las; divulgá-las para o macro-ambiente; defender a liderança dessas competências
pesquisar as competências essenciais da concorrência; identificá-las; desenvolvê-las; divulgar para o macroambiente suas próprias competências.
identificar as competências essenciais; divulgá-las interna e externamente; desenvolvê-las; proteger e defender essas competências
identificar as competências essenciais da empresa e dos concorrentes; desenvolver as próprias competências essenciais; definir uma agenda de aquisição de competências básicas; proteger as essenciais.
Paulo Soares foi convidado a participar do desenvolvimento organizacional da empresa Alhures e sabe que, para tanto, será necessário modificar a cultura da organização. De acordo com Schein (1982), a cultura organizacional é um conjunto de premissas básicas validadas ao longo do tempo por um determinado grupo. Assim, a tarefa que Paulo tem pela frente é:
fácil: basta ter competência técnica, habilidade e tolerância.
difícil: precisa de competência técnica, habilidade e tolerância
complexa: precisa de habilidade, tolerância e conhecimento.
simples: basta habilidade, tolerância e conhecimento.
inútil: é impossível mudar a cultura de uma organização.
Em se tratando de planejamento de um programa de Treinamento, marque a alternativa correta:
É necessário estabelecer operações de avaliação para uma maior validade de um processo de treinamento. É etapa estabelecida para avaliar um processo de treinamento:
Business games são:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...