Questões de Administração do ano 2006

Lista completa de Questões de Administração do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O processo de Treinamento e Desenvolvimento da força de trabalho é composto de diversas etapas e cada etapa é subdividida em diversas atividades. O "levantamento das necessidades organizacionais" é uma atividade de que etapa do processo de T&D?

  • A.

    Avaliação.

  • B.

    Implementação.

  • C.

    Planejamento.

  • D.

    Estruturação.

  • E.

    Diagnose.

A educação corporativa representa uma nova dimensão do Treinamento e Desenvolvimento. Tendo sido moldada para a era do conhecimento, essa dimensão leva em consideração as necessidades cada vez maiores de uma organização. Entre estas necessidades está:

  • A.

    reconhecer os fatores críticos de sucesso.

  • B.

    identificar as oportunidades de negócios.

  • C.

    aperfeiçoar os custos de treinamento.

  • D.

    conhecer as práticas dos concorrentes.

  • E.

    agregar valor aos negócios.

O escopo da Educação Corporativa é definido por meio de alguns princípios metodológicos. Um desses princípios é a(o):

  • A.

    capacitação e aperfeiçoamento do quadro funcional.

  • B.

    utilização de tecnologias de gestão empresarial diversificadas.

  • C.

    utilização de práticas que privilegiam a interação dos grupos.

  • D.

    alinhamento com os macro-objetivos organizacionais.

  • E.

    fortalecimento da cultura e da identidade organizacionais.

As competências organizacionais, divididas em básicas e essenciais, representam, respectivamente, os fatores de:

  • A.

    qualificação e diferenciação.

  • B.

    equilíbrio e diferenciação.

  • C.

    manutenção e qualificação.

  • D.

    inovação e qualificação.

  • E.

    diferenciação e integração.

A educação tradicional, centrada no conteúdo das disciplinas, algumas vezes não privilegia o desenvolvimento das capacidades e habilidades cognitivas indispensáveis ao saber ser. Essas capacidades e habilidades são:

  • A.

    aprendizagem contínua, iniciativa, auto-realização e tirocínio na tomada de decisões.

  • B.

    auto-educação, valorização da lógica das deduções, resolução de problemas e aprender a pensar.

  • C.

    auto-estima elevada, aprender rapidamente novas técnicas, discriminar mensagens e aprender a aprender

  • D.

    tirocínio na tomada de decisões, resolução de problemas, criatividade e aprender a aprender.

  • E.

    raciocínio e auto-aprendizagem, pensamento autônomo e crítico, solução de problemas e criatividade.

Na medida em que as competências essenciais representam a alma da empresa, elas devem estar plenamente integradas ao processo administrativo. Para tanto, todo o quadro funcional precisa compreender e participar de quatro tarefas, todas relativas às competências essenciais:

  • A.

    identificar essas competências; definir uma agenda de sua aquisição; desenvolvê-las; proteger e defender a liderança dessas competências.

  • B.

    elaborar as competências essenciais; desenvolvê-las; divulgá-las para o macro-ambiente; defender a liderança dessas competências

  • C.

    pesquisar as competências essenciais da concorrência; identificá-las; desenvolvê-las; divulgar para o macroambiente suas próprias competências.

  • D.

    identificar as competências essenciais; divulgá-las interna e externamente; desenvolvê-las; proteger e defender essas competências

  • E.

    identificar as competências essenciais da empresa e dos concorrentes; desenvolver as próprias competências essenciais; definir uma agenda de aquisição de competências básicas; proteger as essenciais.

Paulo Soares foi convidado a participar do desenvolvimento organizacional da empresa Alhures e sabe que, para tanto, será necessário modificar a cultura da organização. De acordo com Schein (1982), a cultura organizacional é um conjunto de premissas básicas validadas ao longo do tempo por um determinado grupo. Assim, a tarefa que Paulo tem pela frente é:

  • A.

    fácil: basta ter competência técnica, habilidade e tolerância.

  • B.

    difícil: precisa de competência técnica, habilidade e tolerância

  • C.

    complexa: precisa de habilidade, tolerância e conhecimento.

  • D.

    simples: basta habilidade, tolerância e conhecimento.

  • E.

    inútil: é impossível mudar a cultura de uma organização.

Em se tratando de planejamento de um programa de Treinamento, marque a alternativa correta:

  • A. O planejamento cuidadoso de um programa de treinamento exige respostas às perguntas: Que habilidades, conhecimentos e atitudes devem ser objetos de treinamento?
  • B. O planejamento cuidadoso de um programa de treinamento exige respostas às perguntas: Quem deve ser treinado e como deve realizar-se o treinamento?
  • C. O planejamento cuidadoso de um programa de treinamento exige respostas às perguntas: Onde e quando deve realizar-se o treinamento?
  • D. O planejamento cuidadoso de um programa de treinamento exige respostas às perguntas: Por que se deve realizar o treinamento? Que evidências se tem da eficiência de um programa determinado de treinamento?
  • E. Todas as alternativas anteriores estão corretas.

É necessário estabelecer operações de avaliação para uma maior validade de um processo de treinamento. É etapa estabelecida para avaliar um processo de treinamento:

  • A. Pós-mensurar os indivíduos sujeitos ao treinamento.
  • B. Estabelecer metas inespecíficas.
  • C. Apontar sem desenvolver instrumentos de avaliação.
  • D. Medir ou avaliar os resultados que evidenciam o progresso do indivíduo submetido ao treinamento.
  • E. N.R.A.

Business games são:

  • A. Jogos de empresa.
  • B. Exercício de treinamento dinâmico.
  • C. Exercício de treinamento dinâmico que utiliza como modelo de aprendizagem uma situação de trabalho.
  • D. Todas as alternativas anteriores estão corretas.
  • E. N.R.A.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...