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Além dos métodos de levantamento de necessidades, existem indicadores que apontam necessidades futuras (a priori) e passadas (a posteriori). Indicadores a priori são eventos que, se acontecerem, provocarão futuras necessidades de treinamento, facilmente previstas, como:
Administração - Treinamento e Desenvolvimento - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
Os principais meios utilizados para o levantamento de necessidades de treinamento nas organizações não devem incluir
relatórios periódicos da empresa ou de produção.
avaliações do desempenho dos trabalhadores.
solicitações de supervisores e gerentes.
interesses pessoais dos trabalhadores.
reuniões e discussões interdepartamentais.
Domínio pessoal, modelos mentais, visão compartilhada, aprendizagem em equipe e pensamento sistêmico caracterizam organizações.
que aprendem.
dedicadas à matricialidade.
do conhecimento.
de alto downsizing.
em processo de reengenharia.
Administração - Treinamento e Desenvolvimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Em relação a desenvolvimento e avaliação de RH, julgue os itens seguintes.
A aplicação das práticas de treinamento pelas organizações tem como objetivos e benefícios: ajudar as pessoas a se identificarem com as metas organizacionais; melhorar o relacionamento entre chefe e subordinado; capacitar todos os empregados a galgarem cargos mais elevados na organização; ajudar os empregados a se adaptarem a mudanças.
Administração - Treinamento e Desenvolvimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Em relação a desenvolvimento e avaliação de RH, julgue os itens seguintes.
Os passos preliminares para a preparação de um programa de treinamento e desenvolvimento são: avaliação das necessidades, definição dos objetivos do treinamento, seleção dos princípios de aprendizagem, delimitação do conteúdo do programa.
Administração - Treinamento e Desenvolvimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Em relação a desenvolvimento e avaliação de RH, julgue os itens seguintes.
O treinamento por instrução no próprio cargo é recebido diretamente no cargo e é usado principalmente para ensinar os trabalhadores a fazerem seu trabalho atual.
Assinale a opção correta.
Treinamento, num sentido restrito, significa a preparação do funcionário para o exercício de funções futuras.
Desenvolvimento, no âmbito da gestão de pessoas, significa a análise do potencial do funcionário com base no seu desempenho comprovado.
O desenvolvimento de pessoal visa preparar o funcionário para execução de competências específi cas do cargo.
Treinamento, num sentido restrito, significa a preparação do funcionário para a execução de uma função específica.
O treinamento de pessoal visa desenvolver atitudes gerenciais no funcionário para ocupar cargos técnicos.
O treinamento é um ato intencional de fornecer os meios para possibilitar a aprendizagem, constituindo-se de uma seqüência programada de eventos. Fase de I ..................., responsabilidade do gerente de II .............. . Fase de III............... sob responsabilidade da IV............ . Fase de V................... e fase VI.................., sob responsabilidade VII ...........
Indique a opção que completa corretamente a frase acima.
I-especificação dos cargos, II-linha. III-escolha de métodos instrucionais, IV-área gerencial. V-avaliação de reação e VI avaliação de resultados, VII de instituições de ensino.
I-determinação de necessidades, II-linha. III- planejamento e programação, IV- área de recursos humanos. V-execução e VI avaliação, VII compartilhada entre área de recursos humanos, gerentes de linha e treinandos.
I-determinação de necessidades, II-recursos humanos. III-escolha de métodos instrucionais, IV-área educacional da empresa. V-avaliação de reação e VI avaliação de processo, VII dos gerentes de linha.
I-descrição de cargos. II-de negócios. III-planejamento e programação, IV-área de produção. V-execução e VI avaliação, VII exclusiva da área de recursos humanos.
I-avaliação de desempenho, II-recursos humanos. IIIplanejamento e programação, IV-área corporativa da empresa. V-avaliação de reação e VI avaliação de processo, VII compartilhada entre área de recursos humanos, gerentes de linha e treinandos.
Administração - Treinamento e Desenvolvimento - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
Tradicionalmente muitos Departamentos de Treinamento operaram como "anotadores de pedidos" onde os clientes apresentavam os pedidos e o departamento localizava ou criava os cursos para atendê-los. Agora com a emergência da Educação Corporativa podemos afirmar que:
as organizações estão reestruturando os ambientes de aprendizagem em que não existam apenas palestras, discursos, apresentações de casos ou alguma programação predeterminada.
as organizações estão reestruturando os ambientes de aprendizagem para que eles sejam comandados pelos gerentes das unidades operacionais, permanecendo a responsabilidade pelo processo de aprendizagem com o departamento de Recursos Humanos.
pelo processo de aprendizagem com o departamento de Recursos Humanos. c) as organizações estão reestruturando os ambientes de aprendizagem para que eles sejam pró-ativos, centralizados, determinados e realmente estratégicos por natureza.
as organizações estão reestruturando os ambientes de aprendizagem para que eles estejam diretamente ligados a ambientes universitários, ou seja, as chamadas universidades corporativas.
Apesar de serem apontados como sinônimos, "Treinamento e Desenvolvimento" e "Educação Corporativa" são opções estratégicas distintas, uma vez que um dos aspectos de diferenciação da Educação Corporativa é que esta:
enfatiza a aprendizagem individual.
elabora e compartilha o conhecimento.
atua de maneira reativa.
tem audiência massificada.
enfoca a capacitação e o aperfeiçoamento.
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