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Administração - Administração de Marketing - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Julgue os próximos itens, relativos às práticas e aos conceitos da administração mercadológica.
Os relatórios produzidos por um sistema de informações gerenciais têm por finalidade básica orientar o detalhamento dos procedimentos operacionais de determinado setor da organização.
Administração - Administração de Marketing - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Julgue os próximos itens, relativos às práticas e aos conceitos da administração mercadológica.
O controle e a administração das vendas devem fornecer subsídios para a adequada gestão de estoques da organização.
Indique a opção que define corretamente benchmarking.
Indique a opção que define corretamente benchmarking.
Técnica por meio da qual a organização compara o seu desempenho com o de outra.
Capacidade que a organização tem de superar os concorrentes.
Capacidade que a organização tem de integrar as partes de um sistema.
Técnica gráfica de representação das atividades no tempo.
Técnica de geração de idéias que se baseia na suspensão de julgamento.
A análise do relacionamento com o cliente, a seleção de estratégias de segmentação de mercado, as ações de planejamento para a escolha dos canais de distribuição e as preocupações com uma boa gestão da marca, são algumas das preocupações dos gerentes que atuam na seguinte área funcional:
Uma das principais características que envolve o estabelecimento de relacionamentos corporativos por meio de parcerias com fornecedores é o compartilhamento de informações. Enumere a coluna da direita, que contém atividades predominantes dos tipos de parceria com fornecedores, com base nas informações da coluna da esquerda, que contém os tipos de parceria:
Assinale a alternativa que contém a seqüência correta da coluna da direita, de cima para baixo:
1, 2, 3.
1, 3, 2.
2, 1, 3.
3, 1, 2.
3, 2, 1.
Apesar do reconhecimento das vantagens em se estabelecer parceria com fornecedores, há muitos obstáculos e dificuldades a superar a compreender e a superar. Dentre os principais obstáculos ao estabelecimento de parceria com fornecedores podemos citar, exceto:
os compradores focalizam-se no interesse próprio de sua empresa.
alto custo na estrutura de gerenciamento da carteira extensa de fornecedores.
existe um uso inadequado de poder e controle sobre o parceiro fornecedor.
os compradores ressaltam os riscos de uma maior dependência de um pequeno número de fornecedores
o preço passa a ser visto como atributo-chave nas avaliações de fornecedores.
São considerados tipos de relacionamentos com fornecedores para a formação de uma cadeia de suprimento, exceto:
arranjos produtivos locais
racionalização da base de suprimentos com definição de fornecedor líder.
redes e associações de fornecedores.
desenvolvimento do fornecedor por meio de processos integrados e produção sincronizada.
parcerias com fornecedores.
Os profissionais de marketing que fazem pesquisas para as empresas globais em outros países encontram, geralmente, o seguinte quadro. Assinale a alternativa correta
Conseguem facilmente detectar dados primários nos mercados pesquisados; otimizam os custos fazendo comparações e projeções de informações já obtidas; facilidade na obtenção de amostragem e análise de dados.
Quando não há dados disponíveis em estudos publicados, procuram na Internet; utilizam o grupo de "foco" para aprofundar as informações disponíveis; analisam os mercados incipientes; utilizam as informações de demanda latente.
Muitos mercados, mas poucos dados disponíveis; é difícil identificar o objetivo da pesquisa; a utilização de percepção sensorial direta é fundamental para qualquer tipo de pesquisa.
Devem analisar muitos mercados; é difícil procurar dados confiáveis; tem custos altos para obter informações; os dados podem estar inflacionados ou deflacionados por falta de atenção ou conveniência política.
A certeza de que um relatório de dados secundários é cem por cento confiável e resolve a pesquisa em noventa por cento dos casos; alguns profissionais sofrem da síndrome do "se eu vejo, é verdade" e não se aprofundam na busca de mais dados.
O modelo dos hiatos de qualidade, desenvolvido por Zeithmail, Berry e Parasuraman, serve como um mapeamento dos hiatos de qualidade – interrupções ou falhas da produção de qualidade – que ocorrem no processo de entrega do serviço. Foram mapeados 5 hiatos. O primeiro deles refere-se à percepção imprecisa quanto às expectativas de qualidade. Assinale a alternativa correta em relação ao tema.
O excesso de informações em pesquisas focadas na qualidade do serviço podem causar o 1º hiato, descrito no enunciado
O foco no relacionamento contribui para uma percepção imprecisa quanto às expectativas de qualidade
Problemas de comunicação, apesar de serem comuns nas organizações, não afetam a qualidade do serviço.
O foco em novos consumidores, em vez do foco nos consumidores atuais, é ferramenta positiva de percepção de necessidades de melhoria de qualidade na execução do serviço.
A percepção imprecisa quanto às expectativas de qualidade pode ter sido gerada por pesquisa de marketing insuficiente.
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