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O posicionamento do produto é elemento crucial no processo mercadológico. Afinal, posicionamento é o modo como o consumidor percebe o produto, é a informação que fica na mente das pessoas. Um correto plano de negócios para promoção de produto(s) no exterior deve levar em conta essa necessidade. Uma das formas de se obter informação adequada para definição do posicionamento do produto é:
sugerir eventos promocionais de degustação junto aos funcionários da empresa exportadora.
visitar os organismos internacionais de promoção comercial, para obter informações sobre a logística de transporte dos produtos.
revisar toda a definição do composto de marketing, ou seja, os 4 P´s.
lançar o produto sem definição de posicionamento e ajustá-lo, posteriormente, conforme a demanda.
a análise, feita por profissionais de marketing, da comunicação dos produtos concorrentes, em comparação com o produto a ser exportado
A efetiva pesquisa de marketing envolve as 5 etapas seguintes: definição do problema e dos objetivos da pesquisa, desenvolvimento do plano de pesquisa, coleta de informações, análise das informações e apresentação dos resultados. Assinale a alternativa correta em relação à etapa de definição do problema e dos objetivos de pesquisa.
O corpo gerencial não deve definir um problema de maneira muito geral, devendo restringi-lo ao máximo e torná-lo excessivamente limitado, visando à sua eficácia.
Uma orientação superior do tipo "Descubra tudo o que puder sobre as necessidades dos compradores do veículo recém-lançado", suscita uma quantidade desnecessária de informações
A pesquisa pode ser inibitória - cuja meta é demonstrar a real natureza do problema e sugerir possíveis soluções ou novas idéias.
A pesquisa pode ser causal - que procura determinar certas dimensões, tais como quantas pessoas instalariam um novo aparelho de MP4 em seu veículo por R$ 2.000,00.
A pesquisa pode ser descritiva - cujo propósito é testar a relação de causa e efeito.
Uma questão importante sobre levantamento de informações no marketing global é:
possível distorção causada pelo referencial cultural das pessoas que elaboram o questionário
falta da necessidade dos dados coletados, gerando um custo inútil.
falta de pessoal gabaritado para analisar os relatórios e estatísticas que vão gerar a inteligência competitiva.
mudanças de hábitos e costumes tão rápidos que não permitem esse levantamento a tempo hábil.
uma detalhada observação no micro ambiente da empresa de maneira que sejam explicadas todas as variáveis incontroláveis ocorridas nos últimos meses.
Um bom plano de negócios deve estar amparado em um sistema de informações de marketing, formado por pessoas, equipamentos e procedimentos organizados entre si para administrar informações voltadas para o processo de planejamento de marketing. As informações provém, geralmente, de 4 subsistemas: registros internos, inteligência de marketing, pesquisa de mercado e modelos de apoio à decisão de marketing. Assinale a alternativa correta em relação ao tema
A inteligência de marketing é composta dos dados armazenados em organismos de promoção comercial e associações de classe.
Os modelos de apoio são os registros contábeis, cadastros de vendas e outros registros gerados na operação diária da organização.
Os gerentes de produtos, em especial aqueles voltados para a exportação, devem focar sua atuação na logística de distribuição.
Os registros internos são os modelos matemáticos e gráficos voltados para ajudar o processo decisório da organização.
As pesquisas de mercado devem ter finalidade específica e devem ser realizadas especificamente para as necessidades de informação da organização.
Informações baseadas em dados e fatos são fundamentais para que o planejador possa criar táticas identificadas com a realidade do mercado, seja ele interno ou em um novo país a ser explorado. Em muitos países, a disponibilidade de informações é limitada, ou quando estão disponíveis, podem não ser dignas de confiança. Assinale a seguir a alternativa que contempla as principais informações a serem coletadas quando da elaboração de um plano de negócios para promoção de produto(s) no exterior.
Histórico e tamanho do mercado, estágio da demanda, sazonalidade, segmentação do mercado e atuação da concorrência.
Concorrentes no mercado, histórico de mudanças climáticas, capacidade empreendedora da população local e nível de integração regional da economia.
Existência de joint ventures, análise dos saltos de qualidade, estágio da oferta de produtos similares, análise de SWOT.
Sazonalidade dos ciclos de produção, estrutura interna de geração de matérias-primas, segmentação do transporte logísitico e atuação da concorrência.
Aspectos geográficos do turismo interno, redes de supermercados e pontos de consumo, ambiente histórico da evolução cultural, meios de transporte de passageiros.
A efetiva pesquisa de marketing envolve as 5 etapas seguintes: definição do problema e dos objetivos da pesquisa, desenvolvimento do plano de pesquisa, coleta de informações, análise das informações e apresentação dos resultados. Assinale a alternativa correta em relação à etapa de desenvolvimento do plano de pesquisa.p>
O pesquisador deve reunir somente dados secundários ou dados primários. Jamais usá-los complementarmente em uma mesma pesquisa.
Um banco de dados de clientes potenciais ou de clientes regulares é um conjunto organizado de dados abrangentes sobre clientes regulares ou potenciais, atualizado, acessível e utilizável para finalidades de marketing, como geração e qualificação de indicações, venda de um produto ou serviço ou manutenção das relações com os clientes.
Dados primários podem ser coletados de 5 maneiras: pesquisa por observação, focus group, levantamentos telefônicos, dados emocionais e pesquisa científica internacional.
Os questionários são mais adequados à pesquisa a partir de dados subjetivos e não devem ser utilizados para captura de informações objetivas, tais como: mensurar o conhecimento, as convicções, as preferências e o grau de satisfação da população em geral.
Os pesquisadores de marketing têm a escolha de dois importantes instrumentos de pesquisa para a coleta de dados secundários: questionários e instrumentos mecânicos.
Pode-se compreender marketing como a arte de identificar e desenvolver as melhores formas de ofertas, levando em conta a expectativa dos diferentes públicos consumidores. Os benefícios e atributos, tangíveis e intangíveis, devem ser enumerados para que se perceba onde estão a diferenciação e a inovação dos produtos. Assim, um exemplo de atributo tangível de um automóvel conversível é ter:
capota removível.
segurança para direção em alta velocidade.
possibilidade de compra por pessoas de classe média.
possibilidade de uso na cidade ou na estrada.
preferência dos jovens.
Administração - Administração de Marketing - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Em face da situação relatada no texto, considere, ainda, que a MCE decidiu avaliar o mercado de modo a identificar novos requisitos para manter o alto nível de satisfação dos seus clientes, além da imagem da empresa. Para tanto, ela contratou um grupo de pesquisa que, a partir da definição de uma amostra probabilística, com base nos 2.498 clientes cadastrados, aplicou questionário para obter informações acerca desses clientes. A partir dessas informações, julgue os itens a seguir, acerca de pesquisa de mercado.
Os cadastros dos clientes da MCE, por conterem o registro dos produtos adquiridos e a freqüência de aquisição desses produtos, possibilitam a análise do perfil de compra desses clientes para melhor controle da empresa.
Administração - Administração de Marketing - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Em face da situação relatada no texto, considere, ainda, que a MCE decidiu avaliar o mercado de modo a identificar novos requisitos para manter o alto nível de satisfação dos seus clientes, além da imagem da empresa. Para tanto, ela contratou um grupo de pesquisa que, a partir da definição de uma amostra probabilística, com base nos 2.498 clientes cadastrados, aplicou questionário para obter informações acerca desses clientes. A partir dessas informações, julgue os itens a seguir, acerca de pesquisa de mercado.
Considere-se que o questionário aplicado na pesquisa tenha sido embasado em perguntas do tipo: Qual a sua opinião sobre a MCE?. Nesse caso, conclui-se que o questionário baseava-se em perguntas abertas, que são fáceis de serem interpretadas e tabuladas, embora não limitem a resposta do entrevistado.
Administração - Administração de Marketing - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A empresa de turismo Turibelo atua nas regiões Centrooeste e Nordeste, há mais de 6 anos, com vendas de passagens aéreas e de pacotes turísticos. No mercado de pacotes turísticos, a organização atua em diversas áreas: turismo de aventura, voltado para jovens e adultos que possuem preparo e interesse em aventuras radicais; turismo de saúde, voltado para idosos que demandam por programas mais calmos, tais como spas e estâncias hidrominerais; turismo cultural, voltado para o público geral que tem interesse em conhecer a diversidade cultural, histórica e arquitetônica das cidades. Embora esses grupos não sejam excludentes entre si, eles possuem características próprias e, embora apresentem rentabilidades diferentes, todos os grupo são rentáveis.
A partir do texto acima, julgue os itens seguintes, relativos a segmentação.
É correto afirmar que a Turibelo possui exatamente três segmentos: turismo de aventura, de saúde e cultural.
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