Questões de Administração do ano 2006

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Acerca da administração de recursos humanos, julgue os itens a seguir.

A gestão de desempenho deve incluir políticas de avaliação, monitoramento, treinamento e capacitação dos funcionários.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma das responsabilidades mais importantes de um gerente é avaliar o desempenho de seus funcionários. As avaliações são utilizadas para tomar decisões fundamentais relativas às pessoas, tais como promoções, transferências e rescisões.

E mais, são utilizadas para identificar necessidades de treinamento, para dar feedback aos funcionários sobre como a organização encara o seu desempenho e, freqüentemente, como base para reajustes salariais.

Portanto, um sistema formal de avaliação, bem formulado e conduzido, torna-se um valioso instrumento para determinar se a organização dispõe ou não da equipe de que necessita. Para analisar o desempenho do ocupante do cargo, pode-se considerar três aspectos importantes: exigências, restrições e escolhas do cargo.

Dessa forma, é correto afirmar que:

I. as exigências são as tarefas necessariamente desempenhadas por qualquer ocupante do cargo.

II. as exigências são limitações fixadas às ações dos ocupantes do cargo, em função dos ambientes interno e externo.

III. as restrições são limitações fixadas pelo próprio ocupante do cargo em função de suas próprias limitações influenciadas pelo ambiente interno da organização.

IV. as restrições ao cargo são limitações fixadas pela organização em função das circunstâncias apresentadas pelo ambiente externo.

V. As escolhas são atividades opcionais que o ocupante de um cargo deve desempenhar, se julgar convenientes, independentemente das circunstâncias ambientais.

Pode-se afirmar que está(ão) correta(s)

  • A.

    apenas a proposição II.

  • B.

    apenas a proposição I.

  • C.

    apenas a proposição III.

  • D.

    apenas a proposição IV.

  • E.

    I, II, III, IV e V.

Indique a opção que apresenta corretamente uma das tendências do processo de avaliação de desempenho e de resultados na gestão de pessoas.

  • A.

    Adoção de metas e indicadores de desempenho voltados para resultados.

  • B.

    Foco no cumprimento das normas e procedimentos organizacionais.

  • C.

    Avaliação unilateral, a chefia avaliando os seus subordinados.

  • D.

    Compreensão da avaliação como espaço de conflito entre capital e trabalho.

  • E.

    Ênfase no pagamento de recompensas para os bem avaliados.

Na avaliação de resultados de programas de capacitação as avaliações de aprendizagem enfrentam resistência e rejeição. Nas opções que se seguem assinale a melhor justificativa para a afirmação.

  • A.

    A avaliação de aprendizagem consiste na decomposição dos objetivos do treinamento em tópicos sobre os quais são aplicados questionários que tomam tempo para serem respondidos.

  • B.

    A avaliação de aprendizagem é uma coleta de informações sobre a correta aplicação do conteúdo no local de trabalho e aumenta o trabalho dos professores.

  • C.

    A avaliação de aprendizagem implica a aferição de um check-list dos comportamentos aprendidos e nem sempre é positivo.

  • D.

    A avaliação de aprendizagem é uma aplicação tradicional de testes e provas sobre o conteúdo de treinamento que remetem a lembranças escolares.A avaliação de aprendizagem é uma aplicação tradicional de testes e provas sobre o conteúdo de treinamento que remetem a lembranças escolares.

  • E.

    A avaliação de aprendizagem é um documento crítico relacionando e descrevendo o conjunto das atividades desempenhadas no programa de capacitação.

Indique a opção que não apresenta um indicador de desempenho de recursos humanos.

  • A.

    Índice de produtividade.

  • B.

    Índice de turnover.

  • C.

    Índice de absenteísmo.

  • D.

    Índice de qualidade de fornecedores.

  • E.

    Índice de treinamento.

Assinale a opção que não apresenta um propósito da avaliação de desempenho.

  • A.

    Deixar que os empregados saibam formalmente que está sendo avaliado seu desempenho atual.

  • B.

    Identificar os empregados que merecem aumentos salariais por mérito.

  • C.

    Localizar empregados que precisam de treinamento adicional.

  • D.

    Identificar candidatos à promoção.

  • E.

    Identificar diferentes padrões entre os avaliadores.

Indique a opção que apresenta somente métodos de avaliação de desempenho.

  • A.

    Incidentes críticos - comparações multipessoais - escalas gráficas de mensuração.

  • B.

    Esforços emocionais - personalização de atitudes - comparações em pares.

  • C.

    Processos de reforço - incidentes críticos - rotinas programadas.

  • D.

    Escalas gráficas de mensuração - reforços emocionais - rotinas programadas.

  • E.

    Comparações multipessoais - personalização de atitudes - reforços emocionais.

Indique qual o foco da avaliação de desempenho que utiliza intensamente simulações que permitem verificar o desempenho do profissional em demandas semelhantes às que encontraria em posições hierárquicas superiores.

  • A.

    Aferição de pessoal.

  • B.

    Análise comportamental.

  • C.

    Realização de metas e resultados.

  • D.

    Processo congnitivo.

  • E.

    Estruturação das tarefas.

Texto para as questão de 14 a 20.

Para a gestão do desempenho humano nos ambientes de trabalho, as organizações procuram encontrar em diferentes sistemas e métodos de Avaliação de Desempenho, subsídios necessários para mensurar a contribuição dos seus colaboradores, bem como.

Entre os principais objetivos da Avaliação de Desempenho podem ser destacados os seguintes:

I - Identificar necessidades de aperfeiçoamento e definir ações para desempenhos insatisfatórios.

II - Posicionar os empregados em relação aos seus pontos fortes e fracos e favorecer a adequação dos indivíduos aos cargos que ocupam.

III - Permitir à organização conhecer melhor os colaboradores que compõem o seu quadro de pessoal e subsidiar os processos de tomada de decisão em Gestão de Pessoas.

  • A.

    Só a afirmativa I está certa.

  • B.

    Só a afirmativa II está certa.

  • C.

    Só a afirmativa III está certa.

  • D.

    Só as afirmativas I e III estão certas.

  • E.

    Todas as afirmativas estão certas.

Texto para as questão de 14 a 20.

Para a gestão do desempenho humano nos ambientes de trabalho, as organizações procuram encontrar em diferentes sistemas e métodos de Avaliação de Desempenho, subsídios necessários para mensurar a contribuição dos seus colaboradores, bem como.

São Métodos Tradicionais de Avaliação de Desempenho:

  • A.

    Escolha Forçada; Pesquisa de Campo; Listas de Verificação; Incidentes Críticos; Avaliação de trezentos e sessenta graus.

  • B.

    Escolha Forçada; Pesquisa de Campo; Listas de Verificação; Incidentes Críticos; Escalas Gráficas.

  • C.

    Escolha Forçada; Pesquisa de Campo; Listas de Verificação; Escalas Gráficas; Avaliação de trezentos e sessenta graus.

  • D.

    Escolha Forçada; Avaliação para cima.

  • E.

    Escolha Forçada; Escalas Gráficas; Avaliação de trezentos e sessenta graus.

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