Lista completa de Questões de Administração do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Administração - Avaliação de Desempenho - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A gestão de pessoas, que já foi tratada como relações trabalhistas e administração de recursos humanos (RH), é considerada atualmente, em muitas organizações, como gestão de talentos. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.
Em avaliação de desempenho, o método que avalia as características extremamente positivas ou extremamente negativas de desempenho é chamado de incidentes críticos.
Administração - Avaliação de Desempenho - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Acerca da gestão de recursos humanos, julgue os próximos itens.
A principal utilidade da avaliação de desempenho é a possibilidade de substituição dos funcionários com baixo rendimento por outros mais qualificados.
Dar repostas incomuns a situações similares ocorridas na organização e que normalmente poderiam ser solucionadas com atitudes programadas nos remete a que aspecto da competência organizacional?
Administração - Comportamento Organizacional - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
Considerando-se os ativos tangíveis e os intangíveis da organização, é CORRETO afirmar.
Os ativos financeiros, como o dinheiro em caixa e o crédito da organização, são todos ativos tangíveis.
Na área de operações, a fábrica, as instalações, os sistemas e os processos são ativos tangíveis.
O pessoal empregado pela organização constitui um ativo intangível.
As relações com os consumidores e a lealdade dos clientes são ativos intangíveis.
Os ativos de marketing são, basicamente, tangíveis.
O estudo das características individuais e de seu impacto sobre os grupos e as organizações é um dos principais focos da perspectiva comportamental das organizações.
Assinale a opção que apresenta somente características individuais focalizadas nos estudos sobre o comportamento organizacional.
Atitudes, competências, sentimentos e emoções.
Traços de personalidade, tecnologia, habilidades e emoções.
Racionalidade, atitudes, flexibilidade e emoções.
Traços de personalidade, flexibilidade, tecnologia e sentimentos.
Atitudes, habilidades, emoções e impessoalidade.
Segundo o enfoque comportamental, a organização deve ser vista como um sistema social, onde a organização informal é maior que a formal.
Assinale a opção que apresenta somente componentes da organização informal.
Grupos informais, hierarquia, normas de conduta e aprendizagem organizacional.
Clima organizacional, grupos formais, cultura organizacional e comunicação.
Cultura organizacional, cargos, hierarquia e normas de conduta.
Clima organizacional, aprendizagem organizacional, tarefas e grupos informais.
Normas de conduta, grupos informais, clima organizacional e cultura organizacional.
Selecione a opção que corretamente se relaciona à definição a seguir: Significa a capacidade da organização de adaptar um sistema produtivo para fornecer de forma eficiente diferentes produtos e serviços de acordo com a demanda do mercado.
Flexibilidade Organizacional
Trabalho em equipe
Programa de Qualidade
Melhoria contínua de processos
Aprendizagem Organizacional
Classifique as alternativas a seguir em Verdadeiras (V) ou Falsas (F) e assinale a opção correta.
( ) A cultura organizacional pode ser subdividida em três níveis: artefatos e criações, valores conscientes em alto grau e pressupostos básicos.
( ) Enquanto o clima organizacional ocupa-se com a natureza das crenças e expectativas a respeito da vida organizacional, a cultura organizacional é um indicador que demonstra o quanto tais crenças estão sendo concretizadas.
( ) O conceito de desenvolvimento organizacional engloba diversas intervenções de mudança planejada que buscam melhorar a eficácia organizacional e o bem-estar dos funcionários.
( ) A teoria motivacional da expectativa tem como pressuposto a idéia de que o indivíduo na organização tende a comparar as recompensas recebidas por ele com as recompensas recebidas por outras pessoas na organização.
V, F, V, V
F, V, V, F
F, V, F, V
V, F, V, F
F, F, V, V
Administração - Comportamento Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Em cada um dos itens que se seguem, é apresentada uma situação hipotética referente a relações humanas, seguida de uma assertiva a ser julgada.
Alice é uma pessoa que mantém relacionamentos de trabalho caracterizados por confiança mútua, respeito às idéias e cuidado com os sentimentos dos outros. Nessa situação, Alice tem consideração com seus colegas de trabalho.
Sobre o sucesso de uma organização, marque a alternativa correta:
O sucesso de uma Organização depende de um único indivíduo: seu diretor.
O sucesso de uma Organização repousa sobre a motivação dos empresários.
A motivação das pessoas, numa Organização, é conseguida por meio da estruturação afetiva das relações de grupo
Não é importante o fato de o indivíduo sentir-se valioso na organização.
Os membros da organização não devem conhecer os membros dos outros grupos e unidade de trabalho suficientemente para que haja confiança, segurança e um bom fluxo de comunicação.
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