Questões de Administração do ano 2006

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A comunicação contemporânea deve conjugar razão e subjetividade cultural, modernidade e tradição. É importante colocar a razão, a economia, os mercados e a ciência de um lado, e as identidades, as paixões e os valores culturais de outro. O grande questionamento é como a comunicação irá conciliar esses paradigmas, com base em suas características, abrangência e diversidade. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

Em uma sociedade pluralista, os processos de comunicação estão, por um lado, intimamente ligados às tecnologias e, por outro, às práticas culturais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do processo de compras, julgue os itens seguintes.

Atualmente, o responsável pelas compras deve buscar, nas negociações com fornecedores tradicionais, obter o máximo de vantagens para sua organização, estabelecendo uma disputa na qual ele saia vencedor e a outra parte, perdedora.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da dinâmica das organizações, julgue os itens que se seguem.

O jargão, quando reconhecido pelas partes, torna a comunicação entre elas mais eficaz.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

A respeito do assunto abordado no fragmento de texto acima, julgue os itens a seguir.

I Para evitar distorções na recepção da mensagem e impedimentos à sua transmissão, deve-se evitar a ocorrência de fatos geradores de ruídos e de interferências na comunicação.

II Autocrítica e revisão das próprias mensagens, apresentação clara das idéias, estruturação lógica da mensagem, seleção da forma mais elaborada e da linguagem mais sofisticada para a mensagem são meios para melhorar a comunicação de forma geral.

III O encaminhamento de dúvidas ao emissor de uma mensagem a respeito do seu conteúdo é uma forma de feedback.

IV A comunicação organizacional, por estar embasada em padrões de escrita e estruturas preestabelecidas de mensagem, independe da qualidade da comunicação pessoal.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A. 1
  • B. 2
  • C. 3
  • D. 4

O fluxo de informações nas empresas tornou-se algo vital nas organizações que desejam se manter e crescer dentro de seu mercado. Essa informação indica que:

  • A.

    Todas as informações precisam ser de domínio de todos os funcionários para que haja mais opiniões, que ajudarão na tomada de decisões.

  • B.

    Deverá haver um número restrito de funcionários que tenham as informações e os outros deverão fazer apenas o que for mandado, mantendo assim o sigilo das informações que são vitais para a empresa.

  • C.

    A organização deverá criar e manter um plano de fluxo de informações onde cada um dos funcionários só deverá saber o que for necessário para o desempenho de suas funções.

  • D.

    A organização deverá criar e manter um plano de informações que determine a informação que os funcionários deverão saber e qual o momento certo para ser passada, também deverá constar desse plano uma forma, na qual os funcionários possam passar informações que poderão ser úteis para tomada de decisão.

  • E.

    A organização deverá criar e manter um plano de informações que determine a informação que os funcionários deverão saber e qual o momento certo para ser passada, porém somente os funcionários administrativos, de alto e médio escalões, é que deverão ser ouvidos para não retardar as tomadas de decisões.

Com referência a especificidades de documentos de rotina, indispensáveis no desenvolvimento das atividades essenciais no dia-a-dia da administração, julgue os próximos itens.

O e-mail é uma mensagem breve transmitida por código de sinais. É um meio de comunicação rápido, utilizado para mensagens breves e urgentes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência a especificidades de documentos de rotina, indispensáveis no desenvolvimento das atividades essenciais no dia-a-dia da administração, julgue os próximos itens.

A carta comercial ou memorando é um instrumento de comunicação utilizada dentro da própria instituição, entre os seus vários departamentos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência a especificidades de documentos de rotina, indispensáveis no desenvolvimento das atividades essenciais no dia-a-dia da administração, julgue os próximos itens.

O fax, ou fac-símile, é um meio de transmissão de documentos por linha telefônica.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considere, a seguir, os elementos do sistema de comunicação e suas funções.

I - Fonte: serve para emitir ou fornecer mensagens.

II - Transmissor: opera nas mensagens transmitidas pela fonte, transformando-as da forma adequada, codificando-as.

III - Receptor: leva a mensagem sob a nova forma para um local distante.

Está(ão) correta(s) a(s) função(ões) indicada(s) para o(s) seguinte(s) elemento(s) da comunicação:

  • A. I, apenas
  • B. II, apenas.
  • C. I e II, apenas
  • D. II e III, apenas
  • E. I, II e III.

O fluxo direcional das mensagens e informações dentro de uma estrutura organizacional pode ser classificado em comunicações descendentes (aquelas que fluem de cima para baixo), ascendentes (aquelas que fluem de baixo para cima) e laterais (as que fluem no sentido horizontal). Quais dos exemplos listados abaixo correspondem a uma comunicação ascendente?

  • A. Regulamentos e normas.
  • B. Intercâmbio de informação interdepartamental
  • C. Políticas e procedimentos.
  • D. Reclamações e sugestões
  • E. Grupos de trabalho.
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