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Amissão é a razão de ser de uma empresa. Neste ponto, procura-se determinar qual o "negócio" da empresa, por que ela existe, ou ainda em que tipos de atividades a empresa deverá concentrar-se no futuro. Após determinarse a missão, os propósitos e a postura estratégica com seus vários aspectos, deve identificar e "operacionalizar" as _________, que correspondem às grandes orientações a que a empresa, como um todo, deve respeitar, e que irão facilitar e agilizar as suas ações estratégicas. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna:
macropolíticas
macroestratégias
macroatuações
macromissões
Administração - Comportamento Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Com respeito à estrutura e estratégia organizacional e à cultura organizacional, julgue os itens subseqüentes.
As organizações formais, que são um tipo de agrupamento social estabelecido com propósito específico, caracterizam-se pelo regramento e pela hierarquia, o que reduz as incertezas inerentes à variabilidade do comportamento humano.
Administração - Comportamento Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Com respeito à estrutura e estratégia organizacional e à cultura organizacional, julgue os itens subseqüentes.
Disfunções na cultura organizacional são desvios no comportamento coletivo, não percebidos pelos próprios membros e que correspondem a degenerações sociais. Uma dessas disfunções se traduz na resistência à aceitação de outras culturas e na falta de reconhecimento de pontos de vista alheios ao próprio grupo.
Administração - Comportamento Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Em relação aos conceitos, aos objetivos e às abordagens de clima organizacional e gestão de conflitos, julgue os itens seguintes.
De modo geral, existem três áreas organizacionais em que pode haver algum tipo de conflito: relações interpessoais; reuniões e encontros; negociações.
Indique a opção que apresenta corretamente os três conjuntos de elementos que fazem parte do ciclo contínuo de aprendizagem nas organizações.
conhecimentos e sensibilidades - comportamentos e percepções - influências e comunicações.
atitudes e crenças - interações e liderança - vivências e argumentos.
aptidões e habilidades - atitudes e crenças - conhecimentos e sensibilidades.
comportamentos e percepções - influências e comunicações - vivências e argumentos.
comportamentos e percepções - vivências e argumentos - interações e liderança.
A respeito dos circuitos de aprendizagem nas organizações, assinale a opção incorreta.
Nas organizações, o processo que habilita a encaminhar as políticas ou atingir os objetivos organizacionais é chamado de circuito simples de aprendizagem.Nas organizações, o processo que habilita a encaminhar as políticas ou atingir os objetivos organizacionais é chamado de circuito simples de aprendizagem.
Nas organizações, os circuitos duplos de aprendizagem tratam dos pressupostos que orientam a percepção dos indivíduos em um processo de mudança.
Nas organizações, o processo que questiona as bases para a ação, que estão explicitadas nos objetivos e políticas organizacionais é chamado de circuito duplo de aprendizagem.
Nas organizações, o conceito de circuito simples e duplo tem o intuito de distinguir o grau de profundidade e extensão em que as mudanças organizacionais incursas constituem aprendizagem.
Nas organizações, a aprendizagem em circuito duplo implica uma profundidade e uma amplitude de mudanças bem superior àquelas que podem ocorrer em um circuito simples.
Entre as alternativas a seguir, qual se refere às etapas relacionadas à gestão do conhecimento em organizações?
Contabilização, descarte e avaliação.
Padronização, normatização e eliminação.
Seleção, estratificação e descarte.
Distribuição, regulamentação e reestruturação.
Codificação, disseminação e aplicação.
"Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece mas não conhece o inimigo, para cada vitória sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a você mesmo, perderá todas as batalhas."
(Sun Tzu)
Na análise do ambiente interno da organização, analise as afirmativas abaixo como fatores sobre os quais a organização tem controle e assinale a alternativa correta.
I. Cenário econômico nacional.
II. Localização dos pontos de venda.
III. Políticas governamentais de exportação e importação.
IV. Tecnologias empregadas no processo produtivo.
Somente as afirmativas II e III estão certas.
Somente as afirmativas I e II estão certas.
Somente as afirmativas I e III estão certas.
Somente as afirmativas III e IV estão certas.
Somente as afirmativas II e IV estão certas.
A era do conhecimento que estamos vivendo vem valorizando nas pessoas a capacidade específica de executar uma ação em um nível tal de habilidade que seja suficiente para alcançar o efeito desejado. Tal capacidade denomina-se:
competência
aprendizado.
complexidade
mentalidade global.
característica pessoal.
Administração - Comportamento Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A comunicação contemporânea deve conjugar razão e subjetividade cultural, modernidade e tradição. É importante colocar a razão, a economia, os mercados e a ciência de um lado, e as identidades, as paixões e os valores culturais de outro. O grande questionamento é como a comunicação irá conciliar esses paradigmas, com base em suas características, abrangência e diversidade. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
O público da área de comunicação classifica-se em interno, misto, externo e potencial. O público misto é composto por pessoas ou grupos organizados com pouca ou nenhuma expectativa com relação à empresa. Entre estes, estão as associações culturais, consultores, curiosos e entidades assistenciais.
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