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Nos Sistemas Tradicionais de Avaliação de Cargos são observados dois grupos distintos: os sistemas não quantitativos e os sistemas quantitativos, em relação aos quais podem ser indicados os seguintes exemplos:
não quantitativos: Escalonamento; Avaliação por Pontos.
quantitativos: Escalonamento; Avaliação por pontos.
quantitativos: Graus pré-determinados; Avaliação por Pontos.
não quantitativos: Escalonamento; Graus pré-determinados.
quantitativos: Graus pré-determinados; Escalonamento.
Entre as muitas e possíveis aplicações dos resultados obtidos nos processos de Avaliação de Desempenho, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.
I - identificar necessidades de remanejamento de pessoas ou até mesmo de desligamento de empregados do quadro da empresa.
II - subsidiar os processos de Levantamento de Necessidades de Treinamento.
III - oferecer elementos para os sistemas de punições/ sanções e de recompensas praticados pelas empresas.
Só a afirmativa I está certa.
Só a afirmativa II está certa.
Só a afirmativa III está certa.
Só as afirmativas II e III estão certas.
Todas as afirmativas estão certas.
Analise as afirmativas em relação à Gestão do Desempenho Humano no Trabalho, as novas práticas e tendências que têm sido observadas como modernas e inovadoras, entre outros aspectos, incluem:
I - indicadores sistêmicos de desempenho e foco em resultados.
II - a aplicação dos métodos de Listas de Verificação e de Escolha Forçada.
III - avaliação conduzida pela direção as gerências e órgãos superiores de assessoramento e coordenação da empresa. Assinale a alternativa correta.
Só a afirmativa I está certa.
Só a afirmativa II está certa.
Só a afirmativa III está certa.
Só as afirmativas I e III estão certas.
Todas as afirmativas estão certas.
Um administrador poderá ter a sua gestão avaliada como eficaz se for capaz de apresentar um elevado desempenho (performance):
As alternativas listadas a seguir representam fatores que intervém na relação entre a motivação e o desempenho no trabalho, exceto:
o significado do trabalho.
a estratégia organizacional.
o sistema de recompensas e punições da organização.
o estilo gerencial e o ambiente psicossocial de trabalho.
a convergência entre valores pessoais e organizacionais.
Pode-se afirmar que a avaliação é uma ferramenta fundamental na gestão orientada para resultados. Mas vários aspectos metodológicos precisam ser considerados, sob pena de se incorrer em erros que ao final do processo não trarão à organização um retrato fidedigno de sua performance. Alguns desses erros estão citados a seguir, exceto:
o não envolvimento de gestores no processo avaliativo.
o envolvimento de executores no processo avaliativo.
a aplicação sem regularidade, tanto no tempo quanto no uso de metodologias, impossibilitando a construção de séries históricas da evolução dos indicadores de desempenho.
avaliação da performance da empresa sem levar em conta os indicadores anteriormente definidos como medidas de desempenho nos processos de planejamento.
perguntar, em um processo de avaliação de performance, apenas: "conseguimos ou não os resultados esperados?", esquecendo-se de continuar elaborando novos questionamentos, tais como "O que funcionou e o que não funcionou na execução das ações do programa ou plano?".
Não pode ser considerado um método tradicional de avaliação de desempenho:
escalas gráficas;
escolha forçada;
avaliação participativa por objetivos;
incidentes críticos;
listas de verificação.
Cada organização desenvolve a política de recursos humanos mais adequada à sua filosofia e às suas necessidades. É correto afirmar que um dos aspectos que diz respeito à política de aplicação de recursos humanos leva em consideração os critérios:
de seleção de recursos humanos e padrões de qualidade;
para auditoria permanente da aplicação e adequação das políticas e dos procedimentos relacionados com os recursos humanos da organização;
de avaliação da qualidade e da adequação dos recursos humanos através da avaliação do desempenho;
relativos às condições físicas ambientais de higiene e segurança que envolvem o desempenho das tarefas e atribuições do universo de cargos da organização;
de remuneração direta dos participantes.
Administração - Avaliação de Desempenho - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A gestão de pessoas, que já foi tratada como relações trabalhistas e administração de recursos humanos (RH), é considerada atualmente, em muitas organizações, como gestão de talentos. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.
O processo de avaliação de desempenho deve buscar meios para avaliar o empregado tanto quanto ao alcance dos objetivos organizacionais quanto ao seu comportamento no ambiente de trabalho.
Administração - Avaliação de Desempenho - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A gestão de pessoas, que já foi tratada como relações trabalhistas e administração de recursos humanos (RH), é considerada atualmente, em muitas organizações, como gestão de talentos. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.
Constituem métodos de avaliação de desempenho: incidentes críticos, 360 graus, escalas gráficas, feedback, escolha forçada e pesquisa de campo.
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