Questões de Administração do ano 2006

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Nos Sistemas Tradicionais de Avaliação de Cargos são observados dois grupos distintos: os sistemas não quantitativos e os sistemas quantitativos, em relação aos quais podem ser indicados os seguintes exemplos:

  • A.

    não quantitativos: Escalonamento; Avaliação por Pontos.

  • B.

    quantitativos: Escalonamento; Avaliação por pontos.

  • C.

    quantitativos: Graus pré-determinados; Avaliação por Pontos.

  • D.

    não quantitativos: Escalonamento; Graus pré-determinados.

  • E.

    quantitativos: Graus pré-determinados; Escalonamento.

Entre as muitas e possíveis aplicações dos resultados obtidos nos processos de Avaliação de Desempenho, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.

I - identificar necessidades de remanejamento de pessoas ou até mesmo de desligamento de empregados do quadro da empresa.

II - subsidiar os processos de Levantamento de Necessidades de Treinamento.

III - oferecer elementos para os sistemas de punições/ sanções e de recompensas praticados pelas empresas.

  • A.

    Só a afirmativa I está certa.

  • B.

    Só a afirmativa II está certa.

  • C.

    Só a afirmativa III está certa.

  • D.

    Só as afirmativas II e III estão certas.

  • E.

    Todas as afirmativas estão certas.

Analise as afirmativas em relação à Gestão do Desempenho Humano no Trabalho, as novas práticas e tendências que têm sido observadas como modernas e inovadoras, entre outros aspectos, incluem:

I - indicadores sistêmicos de desempenho e foco em resultados.

II - a aplicação dos métodos de Listas de Verificação e de Escolha Forçada.

III - avaliação conduzida pela direção as gerências e órgãos superiores de assessoramento e coordenação da empresa. Assinale a alternativa correta.

  • A.

    Só a afirmativa I está certa.

  • B.

    Só a afirmativa II está certa.

  • C.

    Só a afirmativa III está certa.

  • D.

    Só as afirmativas I e III estão certas.

  • E.

    Todas as afirmativas estão certas.

Um administrador poderá ter a sua gestão avaliada como eficaz se for capaz de apresentar um elevado desempenho (performance):

  • A. na realização das tarefas.
  • B. na utilização dos recursos.
  • C. no estabelecimento de meios.
  • D. na obtenção de resultados.
  • E. no aperfeiçoamento dos processos de trabalho.

As alternativas listadas a seguir representam fatores que intervém na relação entre a motivação e o desempenho no trabalho, exceto:

  • A.

    o significado do trabalho.

  • B.

    a estratégia organizacional.

  • C.

    o sistema de recompensas e punições da organização.

  • D.

    o estilo gerencial e o ambiente psicossocial de trabalho.

  • E.

    a convergência entre valores pessoais e organizacionais.

Pode-se afirmar que a avaliação é uma ferramenta fundamental na gestão orientada para resultados. Mas vários aspectos metodológicos precisam ser considerados, sob pena de se incorrer em erros que ao final do processo não trarão à organização um retrato fidedigno de sua performance. Alguns desses erros estão citados a seguir, exceto:

  • A.

    o não envolvimento de gestores no processo avaliativo.

  • B.

    o envolvimento de executores no processo avaliativo.

  • C.

    a aplicação sem regularidade, tanto no tempo quanto no uso de metodologias, impossibilitando a construção de séries históricas da evolução dos indicadores de desempenho.

  • D.

    avaliação da performance da empresa sem levar em conta os indicadores anteriormente definidos como medidas de desempenho nos processos de planejamento.

  • E.

    perguntar, em um processo de avaliação de performance, apenas: "conseguimos ou não os resultados esperados?", esquecendo-se de continuar elaborando novos questionamentos, tais como "O que funcionou e o que não funcionou na execução das ações do programa ou plano?".

Não pode ser considerado um método tradicional de avaliação de desempenho:

  • A.

    escalas gráficas;

  • B.

    escolha forçada;

  • C.

    avaliação participativa por objetivos;

  • D.

    incidentes críticos;

  • E.

    listas de verificação.

Cada organização desenvolve a política de recursos humanos mais adequada à sua filosofia e às suas necessidades. É correto afirmar que um dos aspectos que diz respeito à política de aplicação de recursos humanos leva em consideração os critérios:

  • A.

    de seleção de recursos humanos e padrões de qualidade;

  • B.

    para auditoria permanente da aplicação e adequação das políticas e dos procedimentos relacionados com os recursos humanos da organização;

  • C.

    de avaliação da qualidade e da adequação dos recursos humanos através da avaliação do desempenho;

  • D.

    relativos às condições físicas ambientais de higiene e segurança que envolvem o desempenho das tarefas e atribuições do universo de cargos da organização;

  • E.

    de remuneração direta dos participantes.

A gestão de pessoas, que já foi tratada como relações trabalhistas e administração de recursos humanos (RH), é considerada atualmente, em muitas organizações, como gestão de talentos. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

O processo de avaliação de desempenho deve buscar meios para avaliar o empregado tanto quanto ao alcance dos objetivos organizacionais quanto ao seu comportamento no ambiente de trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

A gestão de pessoas, que já foi tratada como relações trabalhistas e administração de recursos humanos (RH), é considerada atualmente, em muitas organizações, como gestão de talentos. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

Constituem métodos de avaliação de desempenho: incidentes críticos, 360 graus, escalas gráficas, feedback, escolha forçada e pesquisa de campo.

  • C. Certo
  • E. Errado
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