Questões de Administração do ano 2006

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Todas as habilidades necessárias para desenvolver bem a comunicação verbal, organizar a fala para expor com acerto o conteúdo da mensagem é uma das que mais facilmente podem ser aprendidas. Para uma boa apresentação, é importante que o palestrante não tenha medo e que esteja seguro do trabalho que irá desempenhar. Para melhor controle do tempo, uma apresentação deve ser divida em quatro partes: introdução, preparação, assunto central e conclusão. Assinale a alternativa que corresponde ao tema.

  • A. Introdução: público observa e respeita sua conduta.
  • B. Preparação: fechar o assunto, sendo claro e objetivo.
  • C. Preparação: detalhar o que se pretende durante a apresentação com exemplos reais.
  • D. Assunto central: mostrar para o público o valor da palestra, falar do tempo, conteúdo e metodologia da palestra.
  • E. Conclusão: público observa e respeita sua conduta.

"Assim como ninguém vai para a guerra municiado apenas com balas suficientes para acertar o número exato de inimigos entrincheirados, também para falar não deverá se abastecer com conteúdo que atenda apenas ao tempo determinado para a apresentação. Saiba o máximo que puder sobre a matéria que irá expor." (Professor Reinaldo Polito, em O Globo Online, 16/8/2006). Analise as alternativas a seguir e assinale a que não corresponde à conduta correta em uma apresentação.

  • A.

    Saiba exatamente o que vai dizer no início, quase palavra por palavra, pois neste momento estará ocorrendo maior liberação da adrenalina.

  • B.

    Leve sempre um roteiro escrito com os principais passos de apresentação, mesmo que não precise dele. É só para dar mais segurança.

  • C.

    Antes de falar, quando já estiver no ambiente, não fique pensando no que vai dizer, preste atenção no que as outras pessoas estão fazendo e tente se distrair um pouco.

  • D.

    A naturalidade pode ser considerada a melhor regra da boa comunicação.

  • E.

    Evite saber quem são os ouvintes, pois cada público possui características e expectativas próprias, e isto pode gerar dificuldades em uma apresentação.

Um dos problemas levantados na pesquisa-diagnóstico na Silva & Silva, diz respeito a problemas de comunicação, havendo "ruídos" nessa comunicação entre o Sócio-Proprietário e gerências de baixo nível. Examine as afirmativas abaixo e marque a alternativa correta.

I. A ordem dada pelo Administrador sem a solicitação de uma resposta imediata é reconhecida como "comunicação de mão única".

II. O memorando, para a comunicação das propostas de mudanças, constitui-se no melhor instrumento para evitar as ocasionais resistências

III. O estabelecimento da "comunicação de baixo para cima" poderá minimizar os problemas de comunicação apontados, pois permite o fluxo de informações que parte dos níveis mais altos da hierarquia da organização para os níveis mais baixos.

IV. A comunicação horizontal permite a integração e empatia entre os vários setores da empresa, podendo ser utilizada para transferência de recursos técnicos, pessoas, idéias e financeiros.

V. A "comunicação de mão dupla" enseja o prosseguimento de assuntos transmitidos das chefias para os subordinados, com a desvantagem de não proporcionar um ciclo de "feedbacks" necessários..

  • A.

    Apenas a afirmativa I está certa.

  • B.

    Apenas as afirmativas II e III estão certas.

  • C.

    Apenas as afirmativas III e IV estão certas.

  • D.

    Apenas as afirmativas IV e V estão certas.

  • E.

    Apenas as afirmativas I e IV estão certas.

Se os membros de um grupo não conseguem trocar informações sobre seus trabalhos, o grupo não consegue funcionar eficazmente. Em pesquisas sobre comunicação e produtividade em grupo, cinco estruturas têm recebido atenção, conforme demonstra a figura abaixo.

É correto afirmar que são descentralizadas APENAS as redes de comunicação

  • A. "em Y" e de conexão total.
  • B. radial e circular.
  • C. circulares e de conexão total.
  • D. radial e "em Y".
  • E. encadeada e circular.

São componentes do processo de comunicação:

  • A.

    Emissor, decodificador, analista e mensagem.

  • B.

    Emissor, mensagem, freqüência e feedback.

  • C.

    Emissor, mensagem, receptor e feedback.

  • D.

    Receptor, feedback, analista e codificador.

  • E.

    Receptor, codificador, canal e promoção.

A comunicação completa e eficaz é de importância vital para o estabelecimento das relações dentro da organização. Julgue as proposições abaixo:

I. Para melhorar a comunicação é preciso ignorarmos as comunicações que entram em conflito com o que conhecemos.

II. Emissor é aquele a quem se dirige o conteúdo da comunicação.

III. A linguagem não-verbal é desconsiderada na comunicação.

IV. O feedback é um dos recursos que permite melhorar a comunicação.

Pode-se afirmar que:

  • A. Apenas a IV é verdadeira.
  • B. Apenas a I é verdadeira.
  • C. Todas são falsas.
  • D. Apenas I, II e III são verdadeiras.

Muitos são os obstáculos que dificultam a comunicação e impedem que uma mensagem seja emitida e recebida sem problemas, dentre eles:

  • A. Ser objetivo na transmissão da mensagem.
  • B. Fornecer feedback.
  • C. Falar pausadamente.
  • D. Egocentrismo.

Ao processo de interpretação de estímulos do ambiente, dá-se o nome de:

  • A. Liderança
  • B. Motivação.
  • C. Percepção.
  • D. Ressonância.

Considere, a seguir, os elementos do sistema de comunicação e suas funções.

I - Fonte: serve para emitir ou fornecer mensagens.

II - Transmissor: opera nas mensagens transmitidas pela fonte, transformando-as da forma adequada, codificando-as.

III - Receptor: leva a mensagem sob a nova forma para um local distante.

 Está(ão) correta(s) a(s) função(ões) indicada(s) para o(s) seguinte(s) elemento(s) da comunicação

  • A. I, apenas
  • B. II, apenas.
  • C. I e II, apenas
  • D. II e III, apenas
  • E. I, II e III.

São componentes do processo de comunicação:

  • A.

    Emissor, decodificador, analista e mensagem.

  • B.

    Emissor, mensagem, freqüência e feedback.

  • C.

    Emissor, mensagem, receptor e feedback.

  • D.

    Receptor, feedback, analista e codificador.

  • E.

    Receptor, codificador, canal e promoção.

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