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Todas as habilidades necessárias para desenvolver bem a comunicação verbal, organizar a fala para expor com acerto o conteúdo da mensagem é uma das que mais facilmente podem ser aprendidas. Para uma boa apresentação, é importante que o palestrante não tenha medo e que esteja seguro do trabalho que irá desempenhar. Para melhor controle do tempo, uma apresentação deve ser divida em quatro partes: introdução, preparação, assunto central e conclusão. Assinale a alternativa que corresponde ao tema.
"Assim como ninguém vai para a guerra municiado apenas com balas suficientes para acertar o número exato de inimigos entrincheirados, também para falar não deverá se abastecer com conteúdo que atenda apenas ao tempo determinado para a apresentação. Saiba o máximo que puder sobre a matéria que irá expor." (Professor Reinaldo Polito, em O Globo Online, 16/8/2006). Analise as alternativas a seguir e assinale a que não corresponde à conduta correta em uma apresentação.
Saiba exatamente o que vai dizer no início, quase palavra por palavra, pois neste momento estará ocorrendo maior liberação da adrenalina.
Leve sempre um roteiro escrito com os principais passos de apresentação, mesmo que não precise dele. É só para dar mais segurança.
Antes de falar, quando já estiver no ambiente, não fique pensando no que vai dizer, preste atenção no que as outras pessoas estão fazendo e tente se distrair um pouco.
A naturalidade pode ser considerada a melhor regra da boa comunicação.
Evite saber quem são os ouvintes, pois cada público possui características e expectativas próprias, e isto pode gerar dificuldades em uma apresentação.
Um dos problemas levantados na pesquisa-diagnóstico na Silva & Silva, diz respeito a problemas de comunicação, havendo "ruídos" nessa comunicação entre o Sócio-Proprietário e gerências de baixo nível. Examine as afirmativas abaixo e marque a alternativa correta.
I. A ordem dada pelo Administrador sem a solicitação de uma resposta imediata é reconhecida como "comunicação de mão única".
II. O memorando, para a comunicação das propostas de mudanças, constitui-se no melhor instrumento para evitar as ocasionais resistências
III. O estabelecimento da "comunicação de baixo para cima" poderá minimizar os problemas de comunicação apontados, pois permite o fluxo de informações que parte dos níveis mais altos da hierarquia da organização para os níveis mais baixos.
IV. A comunicação horizontal permite a integração e empatia entre os vários setores da empresa, podendo ser utilizada para transferência de recursos técnicos, pessoas, idéias e financeiros.
V. A "comunicação de mão dupla" enseja o prosseguimento de assuntos transmitidos das chefias para os subordinados, com a desvantagem de não proporcionar um ciclo de "feedbacks" necessários..
Apenas a afirmativa I está certa.
Apenas as afirmativas II e III estão certas.
Apenas as afirmativas III e IV estão certas.
Apenas as afirmativas IV e V estão certas.
Apenas as afirmativas I e IV estão certas.
Se os membros de um grupo não conseguem trocar informações sobre seus trabalhos, o grupo não consegue funcionar eficazmente. Em pesquisas sobre comunicação e produtividade em grupo, cinco estruturas têm recebido atenção, conforme demonstra a figura abaixo.
É correto afirmar que são descentralizadas APENAS as redes de comunicação
São componentes do processo de comunicação:
Emissor, decodificador, analista e mensagem.
Emissor, mensagem, freqüência e feedback.
Emissor, mensagem, receptor e feedback.
Receptor, feedback, analista e codificador.
Receptor, codificador, canal e promoção.
Administração - Comunicação Empresarial - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
A comunicação completa e eficaz é de importância vital para o estabelecimento das relações dentro da organização. Julgue as proposições abaixo:
I. Para melhorar a comunicação é preciso ignorarmos as comunicações que entram em conflito com o que conhecemos.
II. Emissor é aquele a quem se dirige o conteúdo da comunicação.
III. A linguagem não-verbal é desconsiderada na comunicação.
IV. O feedback é um dos recursos que permite melhorar a comunicação.
Pode-se afirmar que:
Administração - Comunicação Empresarial - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
Muitos são os obstáculos que dificultam a comunicação e impedem que uma mensagem seja emitida e recebida sem problemas, dentre eles:
Administração - Comunicação Empresarial - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
Ao processo de interpretação de estímulos do ambiente, dá-se o nome de:
Considere, a seguir, os elementos do sistema de comunicação e suas funções.
I - Fonte: serve para emitir ou fornecer mensagens.
II - Transmissor: opera nas mensagens transmitidas pela fonte, transformando-as da forma adequada, codificando-as.
III - Receptor: leva a mensagem sob a nova forma para um local distante.
Está(ão) correta(s) a(s) função(ões) indicada(s) para o(s) seguinte(s) elemento(s) da comunicação
São componentes do processo de comunicação:
Emissor, decodificador, analista e mensagem.
Emissor, mensagem, freqüência e feedback.
Emissor, mensagem, receptor e feedback.
Receptor, feedback, analista e codificador.
Receptor, codificador, canal e promoção.
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