Lista completa de Questões de Administração do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O fluxo direcional das mensagens e informações dentro de uma estrutura organizacional pode ser classificado em comunicações descendentes (aquelas que fluem de cima para baixo), ascendentes (aquelas que fluem de baixo para cima) e laterais (as que fluem no sentido horizontal). Qual dos exemplos listados abaixo corresponde a uma comunicação ascendente?
Políticas e procedimentos.
Reclamações e sugestões.
Grupos de trabalho.
Regulamentos e manuais.
Intercâmbio de informação interdepartamental.
Observe a figura que mostra uma situação do cotidiano.
Conciderando a situação eo desejo do indivídou pode se afirmar que para "se dar bem" com os colegas de trabalho é necessário, dentre outras ações,
estabelecer diálogos francos.
impor sua forma de pensar e agir.
bater longos "papos" durante o horário de expediente.
mostrar-se rigoroso para manter o respeito.
oferecer presentes àqueles que julgar mais simpáticos.
A comunicação em si é a etapa mais simples a ser executada em uma organização. Porém, um dos maiores obstáculos é o de se estabelecer quando a instrução deve ser verbal ou escrita.
Ao adotar a comunicação escrita, torna-se necessário que:
I. A instrução seja a mais detalhada possível.
II. A instrução contenha procedimentos para um agir ético profissional.
III. A instrução seja clara e completa.
IV. A instrução assegure um mínimo de previsibilidade comportamental.
V. A instrução atenda a todos indistintamente.
Analisando-se as proposições anteriores, conclui-se que está(ão) correta(s)
somente a proposição V.
somente a proposição IV.
somente a proposição II.
somente a proposição I.
somente a proposição III.
Administração - Comunicação Empresarial - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
O processo, através do qual os indivíduos recebem, organizam e interpretam as mensagens dos órgãos dos sentidos, para dar alguma ordem e significado ao meio ambiente, é denominado
Atitude.
Motivação.
Percepção.
Competição.
Cooperação.
A ação gerencial deve se debruçar sobre as conseqüências dos resultados. Um instrumento importante na busca do trinômio qualidade-tempo-custo é o feedback, que se caracteriza por ser:
uma função projetiva.
um efeito também chamado resiliência.
retroalimentação
item mandatório na elaboração de organogramas.
uma função de marketing.
Escolha a opção que completa corretamente a frase a seguir: .............I........... é um processo de transferir e receber informações que possibilitam a análise de situações e tomada de decisões. A comunicação para ........II......... procura manter as pessoas informadas sobre seus desempenho. As comunicações para .......III........... seguem na forma de .........IV................... A .............V..........................., ocorre entre unidades de trabalho de mesmo nível hierárquico ou de níveis diferentes.
I - O trabalho em equipe, II - cima, III - baixo, IV - relatórios, V - comunicação vertical
I - Comunicação, II - baixo, III - cima, IV - relatórios e sugestões, V - comunicação lateral e diagonal
I - Comunicação, II - baixo, III - cima, IV - memorandos, V - comunicação ascendente
I - O trabalho em equipe, II - baixo, III - cima, IV memorandos, V - comunicação descendente
I - Comunicação, II - os lados, III - cima, IV - comunicados, V - comunicação diagonal
Administração - Comunicação Empresarial - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Acerca do processo de comunicação empresarial, julgue os itens a seguir.
I São considerados erros no estágio de codificação da mensagem: emprego equivocado de palavras; utilização de frases ambíguas; digitação incorreta e supressão de informações.
II Capacidade de autocrítica, apresentação de idéias claras, conhecimento do destinatário da mensagem, seleção adequada da forma de comunicação, apresentação dos tópicos da mensagem antes da proposição dos objetivos são princípios a serem perseguidos pelo emissor da mensagem.
III Boatos, reclamações, fofocas e rumores devem ser administrados por meio de conversas com as pessoas envolvidas, da manutenção da equipe com informações atualizadas, bem como por meio da dispersão das incertezas e do estabelecimento de canal permanente de comunicação.
IV A comunicação de mão dupla deve ser escolhida no caso de o processo de comunicação ter como objetivos a rapidez, a facilidade e a maior precisão.
Estão certos apenas os itens
José foi designado para acompanhar e liderar uma missão de empresários brasileiros à China para negociar. É a primeira vez que José tem contato com os chineses, mas mesmo assim não o prepararam como deviam. Qual dos itens abaixo poderá criar problemas e embaraços para José durante as negociações?
Gastronomia; pontualidade; roupas; religião.
Relacionamento formal; falta de cultura; idioma; higiene.
Modo de andar; tom de voz; planejamento da negociação.
Cartões de visita; fator tempo; coletivismo x individualismo; falta de conhecimento da história da China; loose face; hierarquia.
Modo de comer; modo de cumprimentar; descendência familiar; postura.
Qual cuidado básico devemos ter com os slides das apresentações multimídias?
Carregar nas cores bem vivas.
Estrutura simples e adequada ao tema.
Colocar todo o texto que se vai falar
Nunca esquecer os recursos de animação.
Serem todos diferentes para chamar a atenção do leitor.
O relacionamento entre empresas é um dos fenômenos empresariais de maior crescimento na atualidade. As estratégias de relacionamento entre empresas no mercado internacional permitem que uma organização possa ampliar seu conjunto de recursos e capacidades necessários à obtenção de uma alta performance nesses mercados. Assinale a alternativa correta sobre o tema do enunciado.
O ambiente competitivo do comércio internacional inibe a formação de relacionamentos empresariais motivados pela desconfiança e possibilidade de vazamento de informações estratégicas.
A aquisição de novas tecnologias, a conquista de novos clientes estrangeiros e a definição e organização do canal de marketing internacional são temas que devem ser discutidos sempre com a presença dos órgãos governamentais de fomento à exportação, com forma de evitar conflito entre as empresas.
Os relacionamentos empresariais no mercado internacional oferecem a oportunidade de a empresa concentrar seu foco nas suas competências essenciais enquanto consegue, por meio das parcerias, os outros elementos de sua oferta competitiva
Os acordos relativos à produção e logística pretendem, normalmente, reduzir o volume da atividade da organização, fazendo com que ela substitua a economia de escala pela economia de nichos.
Nos relacionamentos empresariais no mercado internacional, novas habilidades e processos devem ser eliminados, evitando assim conflitos entre as instituições motivadas por inovações não contempladas quando da assinatura dos termos de parcerias.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...