Lista completa de Questões de Administração do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pelo Termo de Referência elaborado pelo Grupo de Trabalho Permanente para Arranjos Produtivos Locais (GTP APL), um APL deve ter a seguinte caracterização:
ter empreendimentos de mesmo porte no território e de indivíduos que atuam em torno de uma única atividade produtiva, e que compartilhem formas percebidas de cooperação e algum mecanismo de governança.
ter um número significativo de empreendimentos no território e de indivíduos que atuam em torno de uma atividade produtiva predominante, e que compartilhem formas percebidas de cooperação e algum mecanismo de governança.
ter um amplo número de empreendimentos semelhantes no território nacional, e que compartilhem formas percebidas de cooperação e algum mecanismo de sindicalismo classista
ter um baixo número de empreendimentos no estado e de indivíduos que atuam em torno de uma única atividade produtiva, e que compartilhem formas percebidas de cooperação e algum mecanismo de controle
ser escolhido pelo governo brasileiro para representar as micro e pequenas empresas do seu setor no comércio internacional, e que compartilhe a liderança com as demais empresas do grupo.
Assinale a alternativa que indica vantagem da utilização de recursos visuais em apresentações públicas.
As figuras são elaboradas pela mente com um pequeno esforço.
Os recursos visuais permitem ao apresentador direcionar a atenção da audiência para seus objetivos.
O que você ouve, você guarda melhor.
As figuras dificilmente ilustram as tarefas às quais as palavras não se adaptam.
Os recursos visuais devem contar com alta tecnologia
Administração - Comunicação Empresarial - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Segundo a teoria que considera a comunicação nas organizações como
transferência de informação, cabe ao emissor definir o significado das mensagens e a comunicação é um processo assimétrico e linear.
processo transacional, a comunicação deve ser equilibrada e o indivíduo tem a oportunidade de falar e de ser ouvido.
espaço de diálogo, a comunicação é a mediadora das tensões e estabelece o equilíbrio entre o que pode e o que deve ser feito.
estratégia de controle, o feedback deve ser enfatizado e o receptor constrói/desconstrói o significado da mensagem recebida.
Administração - Comunicação Empresarial - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Assinale a opção correta quanto a comunicação e interação grupal.
A comunicação organizacional tem como funções o controle, a motivação, a expressão emocional e as informações, que não podem ter barreiras, como, por exemplo, ruídos, filtragens ou bloqueios.
No modelo interpretativo, a comunicação organizacional é vista como instrumento de dominação e cooptação dos trabalhadores e a organização, como instrumento de opressão.
Segundo o modelo crítico de comunicação organizacional, a realidade da organização é socialmente construída por meio da comunicação, que reflete a interação entre os indivíduos e se constitui como uma rede de significados.
De acordo com o modelo de comunicação organizacional tradicional, o comportamento pode ser medido, padronizado e classificado e a comunicação mantém uma relação direta com a eficiência organizacional.
Administração - Comunicação Empresarial - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A comunicação contemporânea deve conjugar razão e subjetividade cultural, modernidade e tradição. É importante colocar a razão, a economia, os mercados e a ciência de um lado, e as identidades, as paixões e os valores culturais de outro. O grande questionamento é como a comunicação irá conciliar esses paradigmas, com base em suas características, abrangência e diversidade. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
Os meios de comunicação de massa constituem apenas uma pequena parte da indústria da informação, que é cada vez menos dependente das ferramentas de distribuição da Internet para entregar seus produtos.
Administração - Comunicação Empresarial - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Com relação ao processo de comunicação nas organizações, julgue os itens subseqüentes.
A linguagem utilizada nas organizações pode ser vista como um catalisador para focalizar e desenvolver interesses e pontos de vista.
Acerca do assunto abordado no texto acima, assinale a opção incorreta.
Perda de controle, excesso de conflitos, perda de autoridade e responsabilidades negligenciadas são indicativos de problemas de direção.
Empowerment não pode ser considerado como simples delegação, pois pressupõe adicionalmente a criação ou o fortalecimento do poder para atuar das pessoas que receberam as novas responsabilidades.
Amplitude de controle consiste na quantidade de subordinados que podem ser administrados por uma pessoa. A amplitude ideal de controle depende apenas da quantidade de subordinados e de chefes.
Segundo as modernas visões de controle, o controle da estratégia deve considerar se a estratégia está sendo implementada conforme estabelecido e se os resultados obtidos estão de acordo com o esperado.
Em relação aos processos e conceitos de controle, assinale a opção correta.
Três problemas confrontam de forma imediata o gerente que deseje projetar um sistema de controle: o que, como e quando medir.
Uma questão crucial na determinação do que mensurar é quem irá sistematizar as informações coletadas.
A mensuração deve ser sempre por amostragem, uma vez que esse método é muito eficiente para que o controle seja preciso e econômico ao mesmo tempo.
Em relação a quando medir, o controle de final de processo é o mais importante para a certificação da qualidade do processo como um todo, e o que aponta as necessidades de ajuste em toda a linha de produção.
Os serviços possuem quatro características: intangibilidade, inseparabilidade, variabilidade e perecibilidade. Quando se diz que "um avião decolou do aeroporto com vinte e três lugares não ocupados", as características que se identificam neste caso são:
Com base no conceito acima, julgue os itens que se seguem.
Insuficiência de informações e estrutura organizacional inadequada são alguns aspectos que podem facilitar a eficiência, a eficácia e a efetividade do sistema de controle e avaliação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...