Questões de Administração do ano 2006

Lista completa de Questões de Administração do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

       Jonas, servidor público, tem pautado seu exercício profissional na execução de suas atividades manifestando cortesia aos usuários que atende. Ele monitora as despesas realizadas por seu órgão, detecta os potenciais problemas no tocante as metas financeiras traçadas e busca tomar decisões para revertê-los.

Nesse caso apresentado, a atividade principal exercida por Jonas é de

  • A.

    controle.

  • B.

    direção.

  • C.

    comunicação.

  • D.

    planejamento.

Indique se as frases a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) O controle é uma das fases do processo administrativo destinado a obter informações sobre o ambiente da organização.

( ) São elementos do processo de controle a definição de padrões, a obtenção de informações, a comparação, a tomada de decisão e a ação.

( ) O controle só deve ser exercido no final da linha de produção visto que possibilita a prevenção de erros e o descarte de produtos fora do padrão.

( ) As informações relativas ao controle podem ser obtidas por meio de inspeção visual, dispositivos mecânicos, questionários, sistemas informatizados, gráficos, relatórios e mapas.

Escolha a opção correta.

  • A.

    F, V, F, V

  • B.

    V, F, V, F

  • C.

    F, F, V, V

  • D.

    F, V, V, V

  • E.

    V, V, F, F

Orientados em um continuum organizacional, os sistemas mecânicos estão de um lado e os orgânicos, do outro. Um sistema orgânico se caracteriza por:

  • A.

    solução de conflitos por meio de repressão.

  • B.

    processo decisório centralizado.

  • C.

    supervisão rígida do trabalho.

  • D.

    compartilhamento de responsabilidade e de controle.

  • E.

    relacionamento do tipo autoridade-obediência.

Organizações públicas ou privadas enfrentam desafios e dilemas ao ter de decidir que rumo tomar, qual solução adotar, quanto investir e o que fazer. É o processo de tomar decisão. Para tanto, as decisões podem ser classificadas em programadas, não programadas, estratégicas, administrativas, operacionais, satisfatórias, coletivas, individuais, maximizadas e otimizadas. As decisões operacionais são aquelas que:

  • A.

    estabelecem estratégias.

  • B.

    definem meios e recursos.

  • C.

    resolvem problemas recorrentes.

  • D.

    escolhem objetivos para a organização.

  • E.

    se apresentam de forma diferente a cada ocorrência.

Acerca da dinâmica das organizações, julgue os itens que se seguem.

Uma das primeiras etapas do estágio de tomada de decisão é identificar e diagnosticar o problema a ser resolvido.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da dinâmica das organizações, julgue os itens que se seguem.

Em situação de crise, devido à pressão existente durante o processo de tomada de decisão, é mais difícil que decisões boas e eficazes sejam tomadas pela organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere aos conceitos de gestão empresarial e viabilidade, assinale a opção correta.

  • A.

    Na maioria das vezes, o aumento da produção de um bem ou serviço requer um custo ou sacrifício. Esse é exatamente o conceito de custo de oportunidade.

  • B.

    Receita marginal é o diferencial de taxa de desconto entre o custo de oportunidade e o custo decorrente da produção de uma unidade adicional de produto.

  • C.

    Um conceito importante de planejamento financeiro e operacional é o conceito de elasticidade da receita total, definido como o percentual da mudança da receita total dividido pelo percentual de mudança do custo total.

  • D.

    O custo total pode ser definido como a soma dos custos fixos totais, mais os custos variáveis totais, mais os custos invisíveis totais.

Atualmente, observa-se um grande crescimento dos serviços na economia mundial. Significa dizer que o consumidor cada vez mais procura serviços para satisfazer suas necessidades e desejos. Fazem parte do processo de decisão de compras dos serviços:

  • A. Necessidades, informações, avaliação, decisão e pós-compra
  • B. Necessidades, força de vontade, motivação, decisão e serviço de atendimento ao consumidor
  • C. Necessidades, informações, pesquisa, critérios de persuasão e pós-venda
  • D. Necessidades, avaliação, decisão e pós-venda
  • E. Necessidades, tensão, ação, compensação e satisfação

Em situações de avaliação e ação corretiva, informações sobre desempenho devem ser comparadas com padrões preestabelecidos a fim de que se possa decidir pelas ações a serem implementadas. Nesse sentido, é importante verificar as variações entre o desempenho efetivo e o esperado, pois elas são capazes de indicar que o desempenho efetivo pode ser igual, abaixo ou acima do esperado. A dificuldade de se verificarem tais variações pode trazer implicações para:

  • A.

    tomada de decisões.

  • B.

    desempenho piloto.

  • C.

    desempenho ergonômico.

  • D.

    desempenho competitivo.

  • E.

    suprimento e/ou agregação.

Assinale a opção incorreta.

  • A.

    A indagação dialética é o método de análise em que um tomador de decisões determina e nega suas suposições, e em seguida cria contra-soluções baseadas nas suposições negativas.

  • B.

    A tomada de decisões não-programadas acontece de acordo com políticas e regras estruturadas com o objetivo de solucionar problemas rotineiros e funcionais.

  • C.

    O modelo racional de tomada de decisão consiste em examinar a situação, criar e avaliar alternativas para a solução de problemas, selecionar a melhor alternativa e realizar a sua implementação e o seu monitoramento.

  • D.

    A heurística é um método de tomada de decisão que se desenvolve por linhas empíricas, usando regras empíricas para encontrar soluções ou respostas.

  • E.

    O princípio de racionalidade limitada diz que os administradores tomam as decisões mais lógicas que podem, dentro das restrições impostas por informações e capacidades limitada e pela complexidade dos problemas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...