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Administração - Decisão em Administração - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Sobre as características essenciais de uma informação, para que seja considerada boa e importante para uma empresa, é correto afirmar que
não é tão essencial que a informação seja verificável.
qualquer informação que chega a uma empresa é relevante.
a informação boa e importante para a empresa deve ser completa e complexa.
a informação é dita econômica quando o custo da sua produção for menor do que o seu valor e do que irá agregar à empresa.
a característica da flexibilidade da informação é referente ao modo de coleta ou obtenção da informação, podendo a mesma ter sido obtida de diversas fontes.
O Sócio-Proprietário, após examinar as minutas dos projetos que lhe foram apresentadas, reuniu seus gerentes para decidir sobre a priorização desses projetos. Incluem-se entre os passos do processo de resolução de problemas e tomada de decisões, que auxiliarão a decisão do Sr. Paulo os seguintes. Analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.
I. Reconhecer e diagnosticar a situação.
II. Estabelecer a política de recursos humanos.
III. Gerar alternativas.
V. Avaliar alternativas e escolher a melhor.
Todas afirmativas estão certas.
Todas afirmativas estão erradas.
Apenas 1 afirmativa está certa.
Apenas 2 afirmativas estão certas.
Apenas 3 afirmativas estão certas.
O gerente de uma Estação Experimental adotou o seguinte comportamento para resolver os problemas que encontra na organização: toma decisões estratégicas, com conteúdos estritamente técnicos, que deverão ser seguidas por todos os seus subordinados, sem questionamento. Esse comportamento evidencia que são tomadas decisões:
A autogestão, quando pensada em termos administrativos, está relacionada às rotinas, trabalhos em equipe, processos e resultados. Portanto, significa:
gestão imediata, automática, baseada na intuição.
decisões tomadas sempre em assembléias gerais.
Tem como escopo a manutenção da empresa em continuidade de operações, trabalhando, portanto, com as decisões de horizonte de longo prazo. Pode ser considerado como a principal etapa do processo de tomada de decisão.
Assinale a alternativa que corresponde à definição acima.
Herbert Simon, que escreveu um clássico da administração, teorizou que a racionalidade pressupõe a escolha, em um processo decisório, de alternativas possíveis. No entanto, alertou para o fato de que as pessoas tomam decisões baseadas apenas naqueles aspectos que conseguem perceber. Simon aponta, portanto, para a:
complementaridade das decisões.
racionalidade administrativa
racionalidade limitada.
caracterização das decisões.
hierarquia das decisões.
O objetivo da Teoria da Decisão é capacitar o administrador a resolver problemas e tomar decisões, principalmente, sob condições de incerteza. Nestas situações, o tomador de decisão não pode usar sua capacidade de julgamento, mas, apesar disso, é necessário tomar uma decisão. A leitura das estratégias (E) é feita em sentido horizontal e a leitura das contra-estratégias ou estados da natureza (N) é feita em sentido vertical. Dentre os critérios disponíveis, pode-se citar o Critério Pessimista (ou Minimax) e o Critério Otimista (ou Maximax). O Critério Pessimista (ou Minimax) considera os piores resultados de cada uma das três estratégias e elege o menor valor dentre elas como a estratégia pior possível. Contrariamente, o Critério Otimista (ou Maximax) considera os melhores resultados de cada uma das três estratégias e elege o maior valor dentre elas como a estratégia a ser selecionada.
Informações em milhares de reais.
Considerando a matriz supracitada e adotando-se o Critério Otimista ou Maximax, assinale a opção que contém os resultados otimistas de cada uma das três estratégias acompanhadas, respectivamente, da melhor estratégia corretamente eleita.
23; 21; 16; N3
15; 17; 23; E3
17; 21; 23; E2
23; 21; 17; N1.
15; 17; 23; E1.
O processo de resolução de problemas ou de tomada de decisão compreende quatro fases, conforme definidas a seguir.
I. A constatação do problema tem como origem a perspectiva de prejuízo, a percepção de diferença entre a situação ideal e a real.
II. Na fase de diagnóstico se criam formas de resolver o problema e aproveitar oportunidades, bem como se estabelecem critérios de decisão.
III. Por decisão se entende a escolha de alternativas para solucionar o problema com base em avaliação, julgamento e comparação.
IV. O estabelecimento de alternativas compreende a análise do problema para compreender sua abrangência, causas e efeitos.
Escolha a opção que indica as definições corretamente.
apenas I e II.
apenas II, III e IV.
apenas I e III.
apenas I, II e IV.
apenas III e IV.
O processo de elaboração e implantação de planos de ação para alcance da estratégia e o processo de elaboração e execução orçamentária da organização mantém forte correlação. Neste sentido, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. Os executivos podem esperar de três a cinco anos (tempo em geral necessário para o alinhamento entre o planejamento estratégico, os planos de ação e o planejamento e execução orçamentárias), para determinar se sua estratégia e visão de empresa são válidos.
II. O planejamento estratégico deve estar vinculado ao orçamento operacional para que a ação esteja vinculada à visão.
III. Para que a alta direção da organização possa monitorar continuamente a maneira como a estratégia está sendo implantada por meio dos planos de ação, devem ser formuladas metas específicas de curto prazo, incorporadas no processo de orçamento.
Somente as afirmativas I e II estão certas.
Somente as afirmativas II e III estão certas.
Somente as afirmativas I e III estão certas.
Somente as afirmativas I e III estão certas.
Todas as afirmativas estão certas.
Em um mundo globalizado os processos decisórios têm trazido mais riscos à gestão em virtude da natureza complexa dos negócios e do ambiente. Sendo assim, o gestor deverá pautar sempre as suas decisões em uma abordagem gerencial mais atual quando tiver que decidir sobre a resolução cotidiana de problemas ou sobre as práticas de gestão para as quais foi contratado. Diante disto, o que se espera do comportamento (conduta) desse gestor é que ele desenvolva um processo decisório:
unidimensional, decidindo a partir de seu conhecimento em administração, que por ser vasto lhe fará achar, sozinho, a melhor solução. Afinal, foi contratado porque a empresa confia em sua capacidade de decisão.
multidimensional, pois se os problemas são complexos, outras pessoas dos diferentes níveis da organização poderão sofrer os reflexos da decisão tomada, bem como apontar mais causas e mais soluções para uma mesma questão e, portanto, precisarão ser consultadas.
unidimensional, pois a maior parte dos problemas é complexa e exigirão uma visão sistêmica das inter-relações de suas causas.
bidimensional, pois ele e a cúpula da estrutura organizacional serão capazes de decidir, pois, por mais complexa que seja a decisão a ser tomada, ninguém melhor que os administradores estratégicos para reconhecer as ameaças e as forças da organização.
unidimensional, pois o gestor tem que ter objetividade. As decisões precisam ser tomadas com simplicidade e rapidez. Sendo assim, ele tem que identificar o problema, trazer a solução e implementá-la rapidamente.
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