Questões de Administração do ano 2007

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Você trabalha na empresa que administra o Metrô da cidade do Rio de Janeiro. O gerente da área de marketing propõe um desconto para passageiros que utilizam o metrô entre 06h00-07h00 e entre 22h00-23h00. Esta estratégia busca atenuar qual característica dos serviços?

  • A.

    inseparabilidade dos serviços

  • B.

    intangibilidade dos serviços

  • C.

    perecibilidade dos serviços

  • D.

    variabilidade dos serviços

  • E.

    durabilidade dos serviços

Seu patrão é dono de uma concessionária de caminhões. A empresa vende e presta assistência técnica aos caminhões de uma montadora alemã. No ano passado, a montadora alemã decidiu que as concessionárias que vendem seus caminhões também precisaram vender os furgões produzidos pela empresa. Que tipo de estratégia a montadora alemã está utilizando?

  • A.

    estratégia de Distribuição exclusiva

  • B.

    estratégia de vendas vinculadas

  • C.

    estratégia de territoriais exclusivos

  • D.

    estratégia de Direitos exclusivos de distribuição

  • E.

    estratégia de Distribuição exclusiva

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 35 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

O âmago de uma estratégia de sucesso em marketing é uma boa estratégia de posicionamento, que permite à empresa alcançar uma presença singular no mercado. O posicionamento é a criação de uma imagem na mente do consumidor que seja diferenciada em relação aos produtos oferecidos pela concorrência. Quanto ao posicionamento de produtos é correto afirmar:

I- A empresa é que posiciona o produto, e não o mercado.

II- A empresa deve estar disposta a experimentar, corrigindo rapidamente os erros a partir das respostas do mercado.

III- Deve basear-se em fatores intangíveis, como liderança tecnológica ou qualidade.

IV- Deve fixar o alvo em um público específico.

O correto está somente em:

  • A.

    I e II.

  • B.

    II e III.

  • C.

    I, II e III.

  • D.

    II, III e IV.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 35 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A administração de marketing é definida como a função de planejar, executar e controlar as estratégias e táticas de marketing, visando a otimizar os resultados da organização e dos clientes. A segmentação de mercado é um procedimento fundamental para auxiliar o executivo de marketing a definir a forma como serão explorados seus segmentos-alvo. São estratégias de segmentação:

I- Concentração.

II- Diferenciação.

III- Não-diferenciação.

IV- Modelo de Huff .

O correto está somente em:

  • A.

    I e II.

  • B.

    II e III.

  • C.

    I, II e III.

  • D.

    II, III e IV.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 35 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Em pesquisas de mercado, são técnicas de amostragem não probabilísticas:

I- Por cota.

II- Autogerada.

III- Sistemática .

IV- Por grupo.

O correto está somente em:

  • A.

    I e II.

  • B.

    II e III.

  • C.

    I, II e III.

  • D.

    II, III e IV.

Você, em função do tipo de bem ou serviço, deve estabelecer uma estratégia de marketing para atingir seu público-alvo. É de seu conhecimento que os produtos, de acordo com sua durabilidade e tangibilidade, podem ser classificados em três grupos: bens duráveis, bens não duráveis e serviços. Quanto às características dos elementos desses grupos, está correto afirmar que:

  • A.

    A tangibilidade é uma das características dos serviços.

  • B.

    Os bens duráveis têm a peculiaridade de ser consumidos rapidamente.

  • C. Os bens não duráveis são bens tangíveis que sobrevivem a muitos usos.
  • D.

    Os alimentos consumidos diariamente são bens não duráveis e intangíveis.

  • E.

    Os serviços têm como características serem inseparáveis, variáveis e não estocáveis.

A previsão de consumo, ou da demanda, visa estabelecer estimativas futuras dos produtos comercializados pela empresa, procurando antecipar quais produtos, quanto desses produtos e quando serão adquiridos pelos consumidores. As técnicas de previsão do consumo que admitem que o futuro se constituirá em uma mera repetição do passado, ou que as vendas evoluirão no tempo, constituindo técnicas de natureza essencialmente quantitativa, são classificadas como técnicas de:

  • A.

    predileção.

  • B.

    explicação.

  • C.

    antevisão.

  • D.

    projeção.

Com relação a atendimento, especialmente no tocante à relevância de aspectos como direitos do consumidor, marketing, satisfação dos clientes, propaganda e promoção, venda, telemarketing e etiqueta empresarial para as empresas, julgue os itens seguintes.

O marketing direto permite que os clientes possam comprar diretamente de suas residências.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do assunto abordado no texto acima, julgue os itens seguintes.

Em marketing, a qualidade dos serviços é perceptível tanto nos aspectos intangíveis - confiabilidade, responsabilidade, segurança, empatia %u2014 quanto nos aspectos tangíveis.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do assunto abordado no texto acima, julgue os itens seguintes.

Telemarketing, que designa a promoção de vendas e serviços por telefone, é praticado exclusivamente por empresas terceirizadas em ambientes denominados callcenters (centrais de atendimento).

  • C. Certo
  • E. Errado
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