Questões de Administração do ano 2007

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No que se refere às organizações, assinale a opção correta.

  • A.

    Considerando-se que as organizações são sistemas sociais, é correto afirmar que uma organização, mesmo sendo a mais eficiente e eficaz do mercado, nunca constitui uma unidade finalizada e perfeita, visto que está sempre sujeita a mudanças.

  • B.

    Sob a ótica da visão sistêmica, as organizações caracterizamse pela eqüifinalidade pois possuem várias finalidades, vários resultados a serem atingidos em um mesmo período de tempo.

  • C.

    Sob a ótica da dinâmica da organização, entende-se que, para uma organização manter-se viva no mercado, ela deve ser eficaz, isto é, deve definir, com precisão, meios, métodos e procedimentos que possibilitem o fornecimento de produtos e serviços aos seus clientes/usuários e deve ser eficiente, ou seja, deve alcançar resultados através da otimização de recursos, agregar valor aos seus clientes e atingir os objetivos visados.

  • D.

    A cultura de uma organização tem como base o conjunto de valores, suposições e crenças compartilhadas a respeito das práticas organizacionais. Nesse sentido, as culturas fracas inseridas na organização devem ser sempre consideradas prejudiciais ao desempenho organizacional, visto que representam valores opostos aos idealizados para a organização.

Leia as afirmativas a seguir.

 I. A socialização organizacional refere-se à maneira através da qual as experiências de aprendizagem de pessoas que assumem novos cargos, status ou papéis nas organizações são estruturadas por outras pessoas, dentro da organização.

II. A socialização organizacional representa o modo como as pessoas adquirem o conhecimento social e as experiências necessárias para realizar um trabalho em uma organização.

III. Um modelo de socialização organizacional representa um conjunto de estratégias para que as pessoas aprendam as exigências funcionais de seu novo papel.

IV. Através do processo de socialização, a organização procura transmitir valores e comportamentos aos novos membros.

Assinale a opção correta.

  • A. Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
  • B. Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
  • C. Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.
  • D. Nenhuma das afirmativas está correta.
  • E. Todas as afirmativas estão corretas.

Dentre as seguintes afirmativas sobre a organização como sistema social, uma é falsa. Assinale-a.

  • A.

    As organizações são sistemas sociais, constituídas de pessoas que interagem entre si, em suas atividades.

  • B.

    Todos os recursos organizacionais dependem da capacidade humana para serem utilizados com eficácia.

  • C.

    A organização sofre contínuas mudanças, decorrentes de sua interação com o meio em que atua.

  • D.

    O aspecto principal para a compreensão das organizações como sistemas sociais refere-se à infra-estrutura, constituída de prédios, instalações e máquinas

  • E.

    Como sistemas sociais, as organizações desenvolvem cultura e valores próprios.

Julgue os itens a seguir, relativos a estruturas organizacionais.

A definição dos padrões do fluxo de comunicação de uma empresa independe do tipo de estrutura organizacional adotada.

  • C. Certo
  • E. Errado

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 32, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Comunicação é o processo de transferência e recebimento de informações. É através da comunicação que as unidades organizacionais articulam suas atividades para trabalhar conjuntamente. As sugestões feitas pelos empregados tornaram-se uma das marcas da administração moderna, constituindo um tipo importante de comunicação:

  • A.

    para cima.

  • B.

    para baixo.

  • C.

    lateral.

  • D.

    transversal.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

O administrador deve desenvolver a capacidade de ouvir para assim ser um ouvinte eficaz. No entanto, sua escuta poderá ser marginal, estimativa ou projetiva. Sobre as características da escuta é correto afirmar:

I. Se o administrador for um ouvinte marginal, dá a seu interlocutor apenas um pequeno grau de atenção. Ouve mas não escuta.

II. Se o administrador for um ouvinte projetivo, deve projetar no seu interlocutor todas as suas necessidades e desejos.

III. Se o administrador for um ouvinte estimativo, ouve a pessoa com atenção, utilizando-se de símbolos apropriados da linguagem falada ou escrita, manifesta aprovação ou desaprovação, de acordo com o ponto de vista do interlocutor.

IV. Se o administrador for um ouvinte projetivo, escuta e compreende a posição e a intenção do interlocutor, ouve-o atentamente e espera que ele termine para depois fazer comentários ou críticas.

Dadas as afirmativas, estão corretas apenas:

  • A.

    I e III.

  • B.

    I e IV.

  • C.

    II e IV.

  • D.

    II e III.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

As redes de comunicação definem os canais pelos quais a informação flui. Esses canais podem ser formais e informais. No que se refere à rede de comunicação informal dentro da organização, é correto afirmar:

I. Essa rede não é controlada pela direção da empresa.

II. Assim como a rede formal, a informal é controlada pela direção da empresa.

III. Essa rede é percebida, pela maioria dos colaboradores, como mais confiável e fidedigna do que os comunicados formais.

IV. Essa rede segue a cadeia de autoridade e é limitada à comunicação relacionada ao trabalho.

V. Essa rede facilita a execução de tarefas na empresa.

Estão corretas as afirmativas:

  • A.

    I, II, III, IV e V.

  • B.

    II, III, IV e V, apenas.

  • C.

    I, III e IV, apenas.

  • D.

    I, III e V, apenas.

Leia o texto a seguir.

"Erguemos a sobrancelha por incredulidade. Esfregamos o nariz por atrapalhação. Cruzamos os braços para nos proteger. Encolhemos os ombros por indiferença, piscamos os olhos por intimidade, batemos os dedos por impaciência, batemos na testa por esquecimento". (Julius Fast).

Com base no texto e no processo de comunicação, é correto afirmar que:

  • A.

    A atividade corporal visível não exerce qualquer influência sobre os interlocutores.

  • B.

    Os comportamentos, de modo geral, encerram significados incompreensíveis ao receptor.

  • C.

    A expressão corporal deve ser evitada na comunicação, a fim de não prejudicar o processo.

  • D.

    Todo movimento ou expressão corporal possui significado no contexto em que se apresenta.

  • E.

    Os interlocutores devem se conhecer bem e serem observadores para efetuarem uma boa comunicação.

Para a compreensão das pessoas é indispensável observar o comportamento delas, dar-lhes oportunidades de exporem seus pensamentos, sentimentos e ações, no relacionamento com seus semelhantes. Com base no texto acima, quais técnicas de Relacionamento Humano são necessárias para um bom entendimento na equipe de trabalho?

  • A.

    Saber ouvir e aplicar técnicas de relacionamento interpessoal, sempre que o caso merecer urgência.

  • B.

    Ser flexível em alguns momentos do relacionamento em equipe.

  • C.

    Equilíbrio emocional nas questões que envolvem o conhecimento de cada membro de equipe e de seus subordinados.

  • D.

    Compreender os outros como a si mesmo, priorizando as questões que envolvam as chefias e seus subordinados.

  • E.

    Saber ouvir, conhecimento de si mesmo, melhor compreensão dos outros, boa convivência grupal, desenvolvimento de aptidões para um relacionamento ameno com as pessoas e equilíbrio entre razão e emoção.

A atitude é o início de tudo e o principal componente da competência. Está relacionada com "querer ser e querer agir". Com base nessas informações, é CORRETO afirmar que

  • A.

    a crença no próprio potencial de liderança está relacionada à auto-estima.

  • B.

    a abertura ao novo, a flexibilidade, a ausência de resistências e preconceitos dizem respeito à visão sistêmica.

  • C.

    o interesse pelo bem comum e pelo desenvolvimento da comunidade, iniciativa de organização social, está associado ao diálogo.

  • D.

    a aceitação com o devido respeito às diferentes crenças, opiniões, raças, posições políticas etc está relacionada à empatia.

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