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Com relação ao conceito de mudança na abordagem do Desenvolvimento Organizacional pode-se afirmar que
as mudanças organizacionais podem ser lentas, aceleradas ou moderadas.
os obstáculos ao pleno desenvolvimento organizacional derivam de falhas nas relações de autoridade, pouca clareza na divisão do trabalho e ausência de supervisão hierárquica.
as mudanças não podem depender de um apoio consensual dentro da organização, pois normalmente encontram resistências ou ressentimentos.
quanto melhor o planejamento estratégico e mais rápido o processo de implementação, menor a resistência dos membros da organização à mudança.
o ideal é que toda mudança organizacional seja baseada num processo de desenvolvimento sistemático.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 19, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA CORRETA.
É um processo de oposição e confronto que pode acontecer entre indivíduos ou grupos que divergem. Pode ser gerenciado mediante negociação e barganha, ou resolvido através das mudanças das relações. Estamos nos referindo a (ao):
A manutenção de relações harmoniosas mediante a colocação das necessidades e interesses alheios acima das nossas próprias é uma técnica de gestão de conflitos denominada
Julgue os itens subseqüentes a partir da concepção de planejamento participativo.
Assumir a existência de conflitos no interior de grupos é uma atitude importante para a realização de um planejamento participativo.
Julgue os itens subseqüentes, quanto ao desenvolvimento organizacional.
A construção de equipes é uma das atividades realizadas no âmbito do desenvolvimento organizacional.
A empresa Gama registrou, durante o ano de 2006, a saída de 65 empregados. Em 1º de janeiro de 2006 havia 350 empregados e, em 31 de dezembro de 2006, 650 empregados.
O índice de rotatividade da empresa Gama é
6,5%.
10%.
13%.
18%.
21%.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 19, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA CORRETA.
Nas organizações, é comum o trabalho em grupo. A coesão de um grupo é o grau em que o grupo se mantém unido. São fatores importantes que estimulam a coesão do grupo:
atitudes, valores e interesses pessoais diferentes e diversos.
metas grupais compartilhadas que incentivam os membros a trabalharem juntos.
tamanho do grupo, uma vez que grupos maiores tendem a ser mais coesos.
recompensas a processos de competição.
A adoção de equipes de trabalho baseia-se na colocação das interações humanas a favor da cooperação. O sucesso das equipes assenta-se sobre diversos aspectos que podem ser constatados. Todas as opções abaixo representam esses aspectos, EXCETO:
Atitude crítica diante da experiência.
A emergência de uma visão compartilhada.
Compromisso ambiental com os agentes externos.
Desenvolvimento de habilidades sociais de comunicação, cooperação, compro-misso coletivo.
A afirmativa " ... um bom líder e uma boa equipe podem resolver qualquer tarefa" é um falso pressuposto porque:
uma boa equipe é aquela que funciona sem líder.
uma equipe se desenvolve em torno da autoridade do líder para a resolução de tarefas específicas.
uma equipe necessita de múltiplos desafios para a sua estruturação e nem toda tarefa é desafiadora.
o sucesso na resolução da tarefa depende da competência das pessoas.
nem toda tarefa é apropriada para a ação em equipe.
O estilo gerencial, que define os papéis de cada indivíduo, determinando as providências para a execução das tarefas de cada um, sem contar com participação do grupo, caracteriza-se como
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