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No que tange à classificação das atividades de gestão de pessoas associadas aos respectivos sistemas de recursos humanos, é INCORRETO afirmar que
o suprimento ou agregação inclui atividades de identificação, pesquisa de mercado, relações com sindicatos, recrutamento e seleção.
a aplicação envolve descrição de cargos, planejamento e alocação interna de recursos humanos.
o desenvolvimento ou capacitação abrange atividades de treinamento e desenvolvimento de pessoal e mudança organizacional.
o controle ou monitoração incorpora a avaliação de desempenho, banco de dados, sistemas de informações gerenciais e auditoria de recursos humanos.
"O Planejamento de Recursos Humanos é o processo de analisar as necessidades de Recursos Humanos de uma organização e determinar como melhor atendê-las." (SCHERMERHORN, 2007, p. 266). Assim, esse planejamento envolve alguns fundamentos para sua realização. Entre esses fundamentos, NÃO se inclui
análise do cargo que estuda exatamente o que é feito num determinado cargo e por quê.
descrição do cargo que detalha os deveres e responsabilidades do ocupante do cargo.
especificação do cargo que relaciona as qualificações requeridas para o ocupante do cargo.
recrutamento que é um conjunto de atividades com o objetivo de atrair candidatos qualificados.
O coach é um profissional que se compromete, no âmbito de uma organização, a apoiar as pessoas que visam alcançar determinado objetivo. Assim, entre a finalidades do processo de coaching, NÃO se inclui
ajudar a descobrir o potencial de trabalho.
trabalhar com patologias.
auxiliar na correção da conduta no trabalho.
encorajar o crescimento pessoal e profissional.
Baseando-se na natureza em cada um lidar com impulsos e emoções, segundo Richard W. Wallen, são três os tipos de personalidade de líderes executivos: o Batalhador, o Auxiliador e o Crítico.
Considerando a tabela abaixo, indique a alternativa que correlaciona as características citadas com as corretas atitudes afetas aos três tipos de lideranças:
I − Intimidação; II − Afetividade; III − Controle de recompensas; IV − Intimidação; V− Compreensão; VI − Argumentação; VII − Dependência; VIII − Rejeição; IX − Emoções; X − Afeto; XI − Firmeza; XII − Conscientização de sentimentos.
I − Poder; II − Afetividade; III − Aptidão Cognitiva; IV − Intimidação; V − Compreensão; VI − Argumentação; VII − Dependência; VIII − Rejeição; IX − Emoções; X − Conscientização de sentimentos; XI − Firmeza; XII − Afeto.
I – Poder; II − Afetividade; III − Aptidão Cognitiva; IV − Intimidação; V − Compreensão; VI − Argumentação; VII − Dependência; VIII − Rejeição; IX − Emoções; X − Afeto; XI − Firmeza; XII − Conscientização de sentimentos.
I − Poder; II − Afetividade; III − Aptidão Cognitiva; IV − Intimidação; V − Argumentação; VI − Compreensão; VII − Dependência; VIII − Rejeição; IX − Emoções; X − Respeito; XI − Firmeza; XII − Afeto.
I − Poder; II − Afetividade; III − Aptidão Cognitiva; IV − Intimidação; V − Compreensão; VI − Argumentação; VII − Rejeição; VIII − Intimidação; IX − Emoções; X − Afeto; XI − Firmeza; XII − Conscientização de sentimentos.
Constantemente, o controle de processos e produtos em unidades de informação ocorre sob o paradigma taylorista, ou seja, pressupondo que o sistema é ótimo e qualquer falha para satisfazer os seus objetivos deve ser atribuída a forças fora dele. Nesse caso, costuma-se identificar os eventuais problemas com
As atividades típicas da área de gestão de recursos humanos de uma organização, não incluem a
definição das normas de atendimento ao público externo à organização.
estruturação e gerenciamento de planos de cargos e salários.
avaliação do processo de recrutamento de novos funcionários.
seleção interna de funcionários para ocupar novas posições na organização.
Acerca da administração de recursos humanos, julgue os itens a seguir.
I. Uma das formas de se promover o aumento da produtividade dos empregados e estimulá-los ao seu aperfeiçoamento é utilizar o recrutamento interno no processo de recrutamento e seleção.
II. O processo de treinamento inicia-se com a etapa do diagnóstico, quando são levantadas as necessidades de treinamento, e termina com a etapa da avaliação, quando é feita a verificação dos resultados obtidos no processo.
III. Diferentemente do treinamento, o desenvolvimento é um processo de curto prazo que busca melhorar o desempenho do funcionário no cargo que ele ocupa.
IV. No processo de avaliação de desempenho, cabe à unidade de recursos humanos fornecer feedback aos funcionários com desempenho aquém do esperado, por ser esta uma questão de regime disciplinar.
Estão certos apenas os itens
I e II.
I e III.
II e IV.
III e IV.
A gestão de recursos humanos em uma organização não inclui procedimentos de
avaliação patrimonial.
recrutamento e seleção.
treinamento.
avaliação de desempenho.
Quanto às noções de administração de recursos humanos, julgue os itens a seguir.
I O recrutamento interno é fator de incentivo ao aperfeiçoamento e ao aumento de produtividade dos funcionários da organização.
II São objetivos da administração de recursos humanos: contribuir para a organização atingir seus objetivos e fornecer meios para que ela seja competitiva no mercado.
III O processo de treinamento inicia-se com o levantamento das necessidades de treinamento.
IV A avaliação de desempenho deve avaliar o desempenho do funcionário no cargo ocupado e no alcance dos objetivos organizacionais.
A quantidade de itens certos é igual a
1
2
3
4
Ainda quanto às noções de administração de recursos humanos, assinale a opção incorreta.
Denomina-se recrutamento o processo que objetiva comparar os requisitos exigidos por um cargo com as características dos candidatos.
Rotatividade de pessoal consiste no fluxo de entradas e saídas de empregados na organização.
São insumos para elaboração de programas de treinamento: a qualidade do atendimento a clientes internos e externos; o volume de retrabalhos; o cumprimento das metas e dos objetivos da organização; o relacionamento com membros da equipe e com superiores.
Motivação é um processo que envolve incentivos, estímulos internos e externos para a realização de tarefa.
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