Lista completa de Questões de Administração do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os itens a seguir com relação a organização e métodos de trabalho.
A construção de organogramas possibilita a representação gráfica de determinados aspectos da estrutura organizacional de um órgão ou empresa.Os itens das Regras e critérios a serem observados no Estudo de Métodos e Técnicas são:
Local de trabalho; tarefa; ferramentas e equipamentos.
Uso do corpo humano; local de trabalho; tarefa e rotinas.
Ferramentas e equipamentos, tarefa; rotinas e uso do corpo humano.
Rotinas; local de trabalho; uso do corpo humano; ferramentas e equipamentos.
Uso do corpo humano; ferramentas e equipamentos; local de trabalho e tarefa.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO
As técnicas de Organização e Métodos (O & M) permitem, com maior segurança, a análise da unidade de informação concebida como um sistema aberto, fornecendo elementos seguros para diagnósticos e estruturações. Adotadas para eliminar tarefas desnecessárias, aumentar a produtividade e melhorar a eficiência dos serviços, são um valioso instrumento especializado de administração. De acordo com a assertiva, é correto dizer que as técnicas de O & M estão relacionadas, a (ao):
processo de execução de tarefas.
promoção e adequação de serviços.
controle de rotinas administrativas.
racionalização dos métodos, processos e rotinas de trabalho.
Acerca dos instrumentos de organização do tempo, dos compromissos e do local de trabalho, julgue os itens a seguir.
No sentido de aumentar a produtividade de uma reunião de trabalho, é conveniente que a respectiva agenda seja divulgada com antecedência aos participantes dessa reunião.
Acerca dos instrumentos de organização do tempo, dos compromissos e do local de trabalho, julgue os itens a seguir.
Na elaboração de uma lista de tarefas a serem cumpridas no trabalho, é dispensável que as tarefas venham acompanhadas de uma breve descrição e de prazo de conclusão.
O Estudo de Métodos e Técnicas decide duas questões aflitivas para o empregado que são:
O salário e o tempo.
O tempo e o esforço.
O salário e a carga horária.
O esforço e o salário.
A carga horária e o esforço.
Leia as afirmativas a seguir.
I. Uma organização é um conjunto de pessoas que atuam juntas em uma criteriosa divisão do trabalho, para alcançar um propósito comum.
II. As organizações são caracterizadas por um conjunto de relações sociais estáveis e deliberadamente criadas para alcançar objetivos ou propósitos.
III. A organização é um sistema cooperativo que tem por base a racionalidade.
Assinale a opção correta.
A Área de Desenvolvimento de Recursos Humanos é uma das que mais tem sofrido mudanças dentro das empresas nos últimos tempos. Assinale a alternativa que define corretamente as características de um Sistema de Informações de Recursos Humanos (SIRH) que forneça suporte a uma estratégia de gestão de pessoas eficaz.
O SIRH deve ser uma arquitetura aberta e acessível a todos; cada profissional é responsável pelo preenchimento das informações que considerar relevante; só os próprios funcionários podem alterar dados sobre seu perfil profissional.
O SIRH deve conter informações precisas sobre as tarefas, atribuições e funções de cada cargo; a responsabilidade pela alimentação do sistema é exclusivamente do setor de RH; o acesso a suas informações deve ser controlado pelo próprio setor de RH.
O SIRH deve conter informações detalhadas sobre competências, habilidades e a experiência de cada profissional; essas informações devem ser acessíveis a todos os níveis hierárquicos; podem ser constantemente atualizadas pelos próprios profissionais, assim como seus superiores.
O SIRH deve ser um instrumento estratégico para a gestão de folha de pagamento; deve ser portanto, construído pelo setor de RH em conjunto com o setor financeiro; suas informações devem ser sigilosas.
O SIRH deve comportar um banco de talentos alimentado exclusivamente pelo setor de RH; os seus dados só devem ser consultados pelo setor de RH; a atualização do banco cabe aos profissionais de RH da organização.
Esta composição traduz o conceito de organização, que é a junção de recursos e competências para executar as ações planejadas e transformá-las em resultado. Como função administrativa, desdobra-se em três níveis organizacionais que, em ordem decrescente de hierarquia, são:
Julgue os itens a seguir, relativos a estruturas organizacionais.
A natureza dos objetivos estabelecidos para a organização influencia a escolha da estrutura organizacional ideal a ser implantada.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...