Questões de Administração do ano 2009

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            Jaime, formado em administração de empresas, com especializações em gestão de pessoas, controladoria e marketing, é funcionário de carreira do Banco do Brasil S.A. (BB) há mais de vinte anos. Durante sua carreira no BB, ele trabalhou em diversas áreas da organização, desde agências até diretorias diferenciadas, ocupando atividades técnicas e gerenciais.

            Recentemente, o diretor de gestão de pessoas do banco chamou Jaime para executar uma importante missão: desenvolver um sistema integrado de avaliação das ações de gestão de pessoas do BB. Para isso, o diretor o incumbiu de recrutar um conjunto de funcionários com perfil e experiência adequados para constituir uma equipe multidisciplinar. Foi concedida a Jaime uma boa quantidade de recursos para desenvolvimento e implementação desse sistema, bem como foi estabelecido um prazo para a finalização do trabalho.

Ainda com relação à situação hipotética apresentada, analise as asserções do seguinte enunciado.

Para que a equipe de trabalho a ser formada por Jaime tenha um bom desempenho, não é necessário que os indivíduos conheçam as competências e habilidades dos colegas,

 porque  

o fator que determina o bom desempenho de uma equipe de trabalho é a harmonia entre os seus membros.

 

Assinale a opção correta a respeito desse enunciado.

  • A.

    As duas asserções são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.

  • B.

    As duas asserções são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.

  • C.

    A primeira asserção é falsa, e a segunda é verdadeira.

  • D.

    A primeira asserção é verdadeira, e a segunda é falsa.

  • E.

    Tanto a primeira asserção quanto a segunda são falsas.

Um gestor coordena adequadamente uma equipe quando

  • A.

    compartilha sempre os acertos, evitando, quando possível, discussões diretas sobre os erros.

  • B.

    sua equipe tem liberdade para divergir sobre os rumos a tomar em relação aos projetos.

  • C.

    deixa claro para a equipe que problemas pessoais nunca podem interferir no trabalho coletivo.

  • D.

    a equipe aceita os limites impostos pelo respeito à hierarquia.

  • E.

    percebe que a autorrealização das pessoas está acima da mera obtenção de resultados.

Considere as afirmativas abaixo, relacionadas à montagem de equipes.

I. Não pode haver harmonia em equipes montadas em torno de objetivos e metas de desempenho previamente estabelecidas pela organização. Para isso, é necessário que as normas e as metas comuns sejam definidas pelo próprio grupo.

II. As equipes são montadas, principalmente, para melhorar a eficácia organizacional e não para aproximar pessoas nem aprimorar o clima da organização.

III. As equipes devem se alinhar às macroestratégias da organização e não construir sua própria visão da missão, dos valores e das metas.

IV. Cada equipe deve ser montada com base em sua missão dentro de um escopo mais amplo, universal, de forma a não limitar suas ações nem a criatividade necessária para inovar.

V. No recrutamento, é fundamental deixar claro aos candidatos o que se deseja alcançar, quais são as recompensas possíveis, mas, sem acentuar os reais desafios e riscos.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    III e V.

  • B.

    II, IV e V.

  • C.

    I e II.

  • D.

    II, III e IV.

  • E.

    I, II e III.

Quando a quantidade de atividades e de envolvidos em um trabalho em grupo é grande, um instrumento essencial para esclarecer quem deve fazer o quê e em qual prazo é

  • A.

    a estrutura analítica de projetos.

  • B.

    a matriz de responsabilidades.

  • C.

    o organograma linear.

  • D.

    o fluxograma de processos.

  • E.

    a árvore de decisão.

Uma determinada empresa enfrentava uma série de desafios: satisfazer os clientes e fidelizá-los; manter mercados conquistados; apresentar diferenciais em função da concorrência e acompanhar o desenvolvimento tecnológico. Diante da realidade complexa, optou-se pela busca de estruturas de trabalho mais eficazes, por meio do desenvolvimento de equipes a fim de alcançar metas e objetivos. Nessa perspectiva, os responsáveis pela área de gestão de pessoas definiram estratégias e ferramentas para a formação e o desenvolvimento de equipes eficazes.

Outra estratégia que poderia ser adotada para o desenvolvimento das equipes, na situação apresentada, é o portfólio de desempenho, a respeito do qual foram feitas as afirmações a seguir.

I - É uma metodologia de avaliação de desempenho que se caracteriza como ferramenta para acompanhar e orientar o desenvolvimento de equipes de trabalho ou de integrantes de equipe.

II - É um book de imagens personalizado, contendo as fotografias dos integrantes da equipe em diferentes circunstâncias ou eventos em que houve atuação.

III - Trata-se de um instrumento que registra as realizações da equipe de trabalho ao longo de um período significativo de tempo, evidenciando a competência, a capacidade de agregar valor e o crescimento obtido.

IV - Constitui-se no treinamento de um membro da equipe, que se responsabiliza por reunir conteúdos e aprendizagens em um conjunto de documentos para repassar aos demais integrantes.

Dizem respeito ao portfólio de desempenho APENAS as afirmações

  • A. I e II.
  • B. I e III.
  • C. II e III.
  • D. III e IV.
  • E. II, III e IV.

Tendo em vista o cerimonial e o protocolo nos eventos, julgue os seguintes itens.

O cerimonial é o conjunto de procedimentos ou etapas que se estabelecem em uma cerimônia, dando-lhe uma ordem lógica no desenvolvimento e na execução dos atos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo em vista o cerimonial e o protocolo nos eventos, julgue os seguintes itens.

De forma geral, o protocolo codifica as regras que regem o cerimonial, dando a cada um os privilégios e as imunidades a que tem direito.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à organização de eventos, assinale a opção correta.

  • A.

    A organização de um evento inclui, em ordem de importância, as seguintes etapas: redação oficial, técnicas de venda, assinatura de contrato de prestação de serviços, contabilidade dos gastos e atendimento ao público externo.

  • B.

    As estratégias de divulgação de um evento são definidas independentemente do tipo de público.

  • C.

    São exemplos de eventos promovidos habitualmente por instituições públicas: palestras, conferências, feiras, gincanas, passeatas, comícios e shows musicais.

  • D.

    Ao promover um evento, os organizadores devem considerar, entre outros aspectos, estratégias de aproximação com os públicos da instituição promotora.

  • E.

    No caso de um evento corporativo, denomina-se público-alvo aquele segmento que trabalha na organização e no planejamento do próprio evento.

Acerca da avaliação de eventos institucionais e corporativos, assinale a opção correta.

  • A.

    A avaliação é uma das primeiras etapas da organização de um evento, a qual precede o planejamento, a divulgação e a execução.

  • B.

    Em uma situação hipotética, a avaliação de um evento só é considerada satisfatória se gerar benefícios imediatos para o público e para a organização.

  • C.

    A avaliação eficiente de um evento pode oferecer, entre outros resultados, elementos para a revisão das estratégias de relacionamento de uma instituição com seus públicos.

  • D.

    A avaliação deve ser feita exclusivamente pelo chefe do setor da instituição responsável pela área temática do evento.

  • E.

    A avaliação deve ser feita por telefone com uma amostra dos participantes do evento, cerca de seis meses depois de concluído o evento.

A respeito dos profissionais que trabalham em um evento, assinale a opção correta.

  • A.

    Na organização de um evento que tem como objetivo oferecer treinamento profissional aos funcionários de uma empresa na área de hotelaria e turismo, é correto incluir, entre os profissionais que atuam no planejamento estratégico desse evento, secretários, digitadores, telefonistas, mensageiros, jardineiros, decoradores, copeiros e garçons.

  • B.

    Entre as atribuições de recepcionistas de eventos, estão a acolhida aos participantes e palestrantes, orientando-os, acomodando-os e fornecendo informações, materiais e equipamentos necessários para a participação no evento.

  • C.

    Cabe aos profissionais responsáveis pelo secretariado de um evento o pagamento de diárias e ajudas de custo aos convidados.

  • D.

    No atendimento ao público de um evento, devem ficar exclusivamente profissionais de marketing.

  • E.

    A divulgação de um evento cabe aos profissionais da área de administração financeira.

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