Lista completa de Questões de Administração do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Instruções: Cada uma das questões de números 64 a 68 contém cinco afirmativas. Para respondê-las considere o assunto especificado na questão e a chave abaixo.
Em relação às melhores práticas de gestão de conflitos.
I. Todo problema ou conflito tem uma causa. Procure primeiros os culpados em vez de se concentrar na busca de soluções para o desentendimento.
II. Os conflitos não são casuais. Eles ocorrem quando as pessoas sentem-se frustradas ou humilhadas, ignoradas, não-reconhecidas, injustiçadas, inseguras e traídas.
III. Procure a relação ganha-ganha em que ambos os lados saiam ganhando, sem impor ou humilhar a outra parte. O ganha-perde ou perde-perde são as piores formas de solucionar conflitos.
IV. Concentre-se no problema ou comportamento e não na personalidade das pessoas. Se a outra pessoa estiver se desviando do assunto, interrompa fazendo perguntas objetivas que recoloquem o diálogo nos trilhos.
V. Evite a armadilha da ambiguidade. Use frases diretas do tipo "Você trabalha apenas para si e não ajuda ninguém". Deixe clara sua insatisfação com as atitudes do funcionário.
Estão corretas APENAS as afirmativas I e II.
Estão corretas APENAS as afirmativas I, II e V.
Estão corretas APENAS as afirmativas I, III e V.
Estão corretas APENAS as afirmativas II, III e IV.
Estão corretas APENAS as afirmativas II, III, IV e V.
A existência de conflitos é inevitável nas organizações. Por isso, o gestor pode identificar formas de prevenção de conflitos, conhecendo condições que, via de regra, conduzem a situações conflituosas. Uma dessas condições é a interdependência de atividades, que se constitui quando
Julgue os itens subseqüentes, relativos a relações interpessoais.
Agir sobre um contexto específico que se predispõe ao conflito e modificá-lo é uma maneira de administrar os conflitos.
Os conflitos constituem elemento integrante da vida das organizações e surgem
quando há a necessidade de escolha entre situações que podem ser antagônicas e consideradas incompatíveis.
A comunicação e o relacionamento interpessoal são variáveis intervenientes na organização, tanto internamente quanto externamente. A esse respeito, julgue os próximos itens.
Deve-se adotar uma postura distante do interlocutor, o que gera imparcialidade no relacionamento e evita problemas futuros.
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a multiplicidade de aspectos que ele suscita, julgue os seguintes itens.
Uma equipe de trabalho é reconhecida como um conjunto de relações dinâmicas e complexas que envolvem pessoas que são vistas e se veem como membros de um grupo relativamente estável, que interagem e compartilham técnicas, regras, procedimentos e responsabilidades, utilizadas para desempenhar tarefas e atividades com a finalidade de atingir objetivos mútuos. Tal situação é ilustrada no caso relatado no texto.
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a multiplicidade de aspectos que ele suscita, julgue os seguintes itens.
Para que uma equipe de trabalho funcione adequadamente, é necessário que o poder seja exercido de forma desigual entre os membros do grupo, como ilustrado no caso em tela.
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a multiplicidade de aspectos que ele suscita, julgue os seguintes itens.
Fatores psicológicos, como cortesia, presteza e tolerância, influenciam negativamente a produtividade do grupo.
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a multiplicidade de aspectos que ele suscita, julgue os seguintes itens.
O desempenho não é igual quando se está sozinho e quando se faz parte de uma equipe. Como ilustrado no texto em apreço, o desempenho na equipe, em qualquer circunstância, é sempre superior.
Administração - Gestão de Equipes - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
O desempenho dos funcionários de uma organização depende, até certo ponto, de suas habilidades interpessoais. Alguns possuem excelentes habilidades interpessoais, mas outros precisam de treinamento para melhorá-las. Portanto, podemos mencionar como habilidades interpessoais:
Saber escutar de maneira ética, comunicar sua linguagem individualizada, e agir de forma flexível mediante o desempenho em equipe.
Dominar a Tecnologia da Informação e seus sistemas, comunicar suas idéias de maneira clara e tornar-se um funcionário cada vez mais coeso no trabalho em equipe.
Dominar suas tarefas, participar de treinamentos éticos, desenvolver de forma eficaz a lógica.
Saber ouvir, comunicar suas idéias de maneira clara e tornar-se um indivíduo cada vez mais eficaz no trabalho em equipe.
Agir de forma paternalista, comunicar suas idéias de maneira adequada e profissional.
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