Questões de Administração do ano 2009

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As fontes de resistência individual à mudança residem nas características humanas básicas, como percepções, personalidades e necessidades. Portanto, podemos compreender que os motivos pelos quais as pessoas resistem à mudança são:

  • A.

    Inércia do Grupo, Segurança, Fatores Econômicos, Medo do Desconhecido, e Processamento Seletivo de Pessoas.

  • B.

    Hábito, Foco Limitado de Mudança, Fatores Econômicos, Medo das Pessoas, e Processamento Seletivo de Informações.

  • C.

    Inércia do Grupo, Segurança, Fatores Econômicos, Medo das Pessoas e Processamento Seletivo de Informações.

  • D.

    Hábito, Segurança, Fatores Econômicos, Medo do Desconhecido, e Processamento Seletivo de Informações.

  • E.

    Ameaça à alocação de novos profissionais, Segurança, Fatores Econômicos, Medo das Pessoas, e Inércia da Empresa.

Um processo de mudança organizacional cujo objetivo prioritário seja perseguir, de um lado, a motivação, atitudes, comportamentos individuais, satisfação pessoal e profissional e, de outro lado, a coesão e a identidade interna, introduzindo novos valores e hábitos a serem compartilhados coletivamente, deve ser analisado sob a ótica das seguintes perspectivas:

  • A.

    humana e política.

  • B.

    cultural e política.

  • C.

    humana e estrutural.

  • D.

    cultural e estrutural.

  • E.

    humana e cultural.

Todo processo de mudança organizacional

  • A.

    compreende sempre três etapas: descongelamento, mudança e recongelamento.

  • B.

    envolve necessariamente a ruptura com os padrões organizacionais anteriores.

  • C.

    exige a internalização, por meio da qual é percebida e aceita a eficácia da nova atitude.

  • D.

    implica a identificação, por meio da qual novas atitudes são incorporadas pela organização.

  • E.

    limita-se a reproduzir aspectos essenciais da cultura organizacional sob nova aparência.

Mudanças que acontecem em resposta a eventos desestabilizadores e em períodos de maior desequilíbrio na vida das organizações são mudanças

  • A.

    criativas, que têm alta capacidade de mudar os padrões organizacionais e o próprio contexto de atuação de empresa.

  • B.

    descontínuas, que visam uma nova reconfiguração, envolvendo novas estratégias e missão para a organização.

  • C.

    incrementais, mais focadas em melhorias de sistemas específicos, existindo descontinuidade nos padrões gerais de funcionamento da organização.

  • D.

    reativas, voltadas a garantir a sobrevivência da organização, e de orientação mais tradicionalista.

  • E.

    contínuas, que respondem a padrões tradicionais de funcionamento das organizações.

Instruções: Nas questões de números 26 a 32 utilize a chave a seguir:

Em relação aos impactos das mudanças na tecnologia da informação sobre as organizações:

I. A tecnologia da informação altera a dinâmica do sistema de informação na empresa, fornecendo informações rápidas e precisas aos diversos pontos da organização, tornando impossível que uma pessoa ou grupo controle as informações que podem influenciar a definição das situações organizacionais.

II. As alterações no conteúdo e natureza das tarefas, quando deixam os métodos manuais e passam a utilizar os eletrônicos ou escritórios virtuais, geram reações comportamentais como resistências e medos.

III. A principal mudança ocorre na natureza da tarefa, que antes era manual, com contato direto e físico, e agora eletrônico, abstrato e por meio de um sistema de informação.

IV. A implantação da tecnologia de informação pode alterar drasticamente as estruturas de poder das organizações, acrescentando níveis hierárquicos, fortalecendo a supervisão, centralizando o poder na alta direção, provocando mudanças nas relações de poder entre os indivíduos ou grupos, fortalecendo a influência de um e eliminando a fonte de poder de outro.

V. Em relação às habilidades do trabalhador, os impactos geralmente são insignificantes, independentemente do ramo da empresa, porém todos os trabalhadores deverão sofrer os impactos negativos da nova tecnologia em relação a ganhos salariais.

  • A.

    Estão corretas APENAS as afirmativas I e II.

  • B.

    Estão corretas APENAS as afirmativas I, II e V.

  • C.

    Estão corretas APENAS as afirmativas II, III e IV.

  • D.

    Estão corretas APENAS as afirmativas III e IV.

  • E.

    Estão corretas APENAS as afirmativas III, IV e V.

Vários são os métodos para lidar com a resistência à mudança. Um deles, nem sempre bem visto, mas apresentando diversos casos de sucesso é a coerção implícita e/ou explícita. Este método é indicado quando:

  • A.

    as pessoas resistem porque estão com problemas de ajustamento às mudanças;

  • B.

    há grupos que perderão algo com a mudança, mas ainda contam com poder de resistência.

  • C.

    todos os demais métodos forem muito mais caros e sua probabilidade de sucesso é igual ou inferior à coerção

  • D.

    a urgência de mudança é grande e os líderes têm poder considerável;

  • E. os líderes não dispõem de todas as informações para poder negociar com os vários grupos.

Ao assumir uma nova posição como administrador, um empregado de determinada organização se defrontou com as seguintes situações: diversos empregados desenvolviam sua própria maneira de elaborar as planilhas de prestação de contas que deveriam ser submetidas ao departamento financeiro; os empregados estavam frustrados com a remuneração recebida no desempenho de suas atividades. A principal medida adotada pelo novo administrador foi instituir um programa de cargos e salários com o objetivo de avaliar o mérito de cada empregado por meio de uma avaliação de desempenho do tipo escala gráfica. Essa reestruturação de cargos demandou uma nova estrutura organizacional, com a criação de dois novos departamentos. Esses novos departamentos estão em conflito, pois se consideram merecedores do recebimento da maior parte da provisão de recursos previstos.

Com relação à situação hipotética acima descrita, julgue os itens a seguir, de acordo com as teorias da administração.

Para gerir o conflito existente entre os setores, o administrador deverá adotar uma abordagem estrutural.

  • C. Certo
  • E. Errado

O estilo de administração de conflitos que habilita ambas as partes a ganhar, enquanto utiliza a negociação e o intercâmbio para reduzir diferenças, denomina-se estilo

  • A.

    de evitação.

  • B.

    de acomodação.

  • C.

    competitivo.

  • D.

    de solução de problemas.

  • E.

    de compromisso

Com relação às condições para emergência de conflitos dentro de uma organização, considere:

I. Quando os papéis dentro de uma organização são ambíguos, a probabilidade de que as pessoas sintam que estão trabalhando para objetivos incongruentes é grande.

II. Toda forma de hierarquia e departamentalização funcional leva a diferenciações internas às organizações que geram tensões e resultam quase sempre em conflitos.

III. As atividades e os objetivos dos grupos dentro de uma organização são interdependentes, surgindo oportunidades para que um grupo possa apoiar ou prejudicar o trabalho dos demais.

IV. Como os recursos compartilhados por uma organização são sempre limitados e escassos, quando um grupo deseja ampliar seus recursos outro grupo terá de perder ou abrir mão de uma parte dos seus.

V. Quando existem objetivos concorrentes, por força da especialização, desenvolve-se a percepção de interesses e objetivos diferentes, inevitavelmente incompatíveis.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I, II, IV e V.

  • B.

    I, III e IV.

  • C.

    II, III e IV.

  • D.

    II, III, IV e V.

  • E.

    II, III e V.

Com relação às técnicas de solução de conflitos, considere:

I. A retirada estratégica é uma maneira passiva de tratar do conflito e geralmente não consegue resolvê-lo, pois significa evitar o problema, fugir ou desistir.

II. A técnica de apaziguamento pretende evitar situações de conflito aberto. Inclui a busca de pontos comuns para acordo, fuga dos pontos de desacordo e geralmente proporciona uma solução duradoura.

III. O objetivo da negociação é atingir um acordo aceitável. Mesmo quando o acordo está aquém da solução ideal para cada uma das partes, presume-se que representa o melhor entendimento possível, proporcionando, neste caso, soluções definitivas para situações de conflito.

IV. O método de colaboração ou confronto requer diálogo aberto entre os participantes, que devem ser competentes técnica e administrativamente. O confronto proporciona soluções definitivas para situações de conflito e, em última análise, resolve o problema em questão.

V. O recurso ao poder pode resolver um conflito. A força, normalmente, requer menos tempo do que o confronto e a negociação, e, se aplicada de forma decidida, pode resolver definitivamente o conflito.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I e III.

  • B.

    I, III e IV.

  • C.

    I, IV e V.

  • D.

    II, III, IV e V.

  • E.

    II, III e V.

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