Lista completa de Questões de Administração do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Administração - Processo Administrativo / Funções Administrativas - Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE) - 2009
As teorias que fazem parte da perspectiva de processo e buscam que compreender o co-mo da motivação, ou seja, o processo de pen-samento por meio do qual as pessoas decidem como agir são:
Administração - Abordagem Humanística da Administração - Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE) - 2009
A Teoria de Liderança que considera o líder como produto de sua habilidade especial para realizar inovações e mudanças no contexto or-ganizacional inspirando os seguidores a trans-cenderem seus interesses individuais em prol da organização é a:
Administração - Decisão em Administração - Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE) - 2009
Um modelo que define uma tipologia de estilos de tomada de decisão foi desenvolvido por Alan Rowe. Tal modelo assume que os to-madores de decisão diferem em duas dimen-sões: orientação para a tarefa (foco do desem-penho) e orientação para as pessoas (foco nas relações interpessoais). A combinação dessas duas dimensões permite identificar quatro esti-los de tomada de decisão. O estilo característico de pessoas lógicas, focadas no curto prazo, eficientes, orientadas para o desempenho e com baixa complexidade cognitiva é o:
Administração - Avaliação de Desempenho - Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE) - 2009
Avaliação de desempenho é o processo sistemático de avaliação dos resultados obtidos por um indivíduo dentro de uma organização. Um dos métodos utilizados é o Método dos Inci-dentes Críticos. Este método caracteriza-se:
Administração - Abordagens da Administração - Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE) - 2009
Pesquisadores da Teoria da Contingência definiram dois tipos básicos de modelos organizacionais classificados em Modelo Orgânico e Modelo Mecânico de Organização.
São características do Modelo Mecânico:
As organizações, sejam elas públicas ou privadas, não operam no vácuo, uma vez que estão inseridas em um ambiente maior.
Os fatores externos que não fazem parte do ambiente operacional da organização são os:
Administração - Comportamento Organizacional - Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE) - 2009
Durante uma reunião com os gestores, o presidente da empresa salientou a importância em se ter uma visão sistêmica nos negócios, destacando que isso seria imprescindível para o sucesso da empresa nos próximos anos.
Para isso, seria necessário que os gestores desenvolvessem certas habilidades, dentre as quais a mais importante é a:
Administração - Novas Abordagens da Administração - Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE) - 2009
O Benchmarking é uma técnica gerencial que foi introduzida pela Xerox em 1979. Pode ser considerado um sistema de controle e tem como objetivo promover o aperfeiçoamento de processos organizacionais.
Assinale a alternativa que melhor o define o Benchmarking.
Administração - Novas Abordagens da Administração - Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE) - 2009
Segundo Michael Porter, uma das cinco forças que exercem influência sobre a rentabilidade média de um setor é a entrada de novos concorrentes (entrantes em potencial).
Analise os aspectos a seguir.
( 1 ) Presença de fornecedores no setor em número razoável.
( 2 ) Políticas e regulamentações governamentais.
( 3 ) Economia de escala das empresas atuan-tes no setor.
( 4 ) Capital necessário.
( 5 ) Mercado consumidor abundante.
Assinale a alternativa que apresenta os fatores que se constituem em barreiras de entrada a novas empresas.
Administração - O comportamento organizacional - Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE) - 2009
Em determinada empresa foi realizada uma pesquisa de clima organizacional para detectar os problemas relativos à falta de motivação do pessoal. A pesquisa demonstrou que os pro-blemas advindos da falta de motivação estavam relacionados aos aspectos motivacionais se-gundo a Teoria dos Dois Fatores de Herzberg.
A fim de solucionar o problema, os gestores agiram no sentido de:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...