Questões de Administração do ano 2009

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As teorias que fazem parte da perspectiva de processo e buscam que compreender o “co-mo” da motivação, ou seja, o processo de pen-samento por meio do qual as pessoas decidem como agir são:

  • A. Teoria das Três Necessidades de McClelland, Teoria dos Dois Fatores de Herz-berg e Teoria da Equidade.
  • B. Pirâmide das Necessidades de Maslow e Teoria dos dois Fatores de Herzberg.
  • C. Teoria da Expectativa, Teoria da Equidade e Teoria do Estabelecimento de Objetivos.
  • D. Pirâmide das Necessidades de Maslow, Teoria do Estabelecimento de Objetivos e Teo-ria da Expectativa.
  • E. Teoria do Reforço, Teoria da Equidade e Teoria dos Dois Fatores de Herzberg.

A Teoria de Liderança que considera o líder como produto de sua habilidade especial para realizar inovações e mudanças no contexto or-ganizacional inspirando os seguidores a trans-cenderem seus interesses individuais em prol da organização é a:

  • A. Teoria da Liderança Transformacional.
  • B. Teoria da Liderança Transacional.
  • C. Teoria dos Traços de Personalidade.
  • D. Teoria dos Estilos de Liderança.
  • E. Teoria Situacional da Liderança.

Um modelo que define uma tipologia de estilos de tomada de decisão foi desenvolvido por Alan Rowe. Tal modelo assume que os to-madores de decisão diferem em duas dimen-sões: orientação para a tarefa (foco do desem-penho) e orientação para as pessoas (foco nas relações interpessoais). A combinação dessas duas dimensões permite identificar quatro esti-los de tomada de decisão. O estilo característico de pessoas lógicas, focadas no curto prazo, eficientes, orientadas para o desempenho e com baixa complexidade cognitiva é o:

  • A. Autocrático.
  • B. Analítico.
  • C. Comportamental.
  • D. Conceitual.
  • E. Diretivo.

Avaliação de desempenho é o processo sistemático de avaliação dos resultados obtidos por um indivíduo dentro de uma organização. Um dos métodos utilizados é o Método dos Inci-dentes Críticos. Este método caracteriza-se:

  • A. por ser um procedimento que combina vários métodos, classificando comportamentos relevantes para o desempenho da função.
  • B. pela avaliação do desempenho dos mem-bros da organização mediante a participação de todas as pessoas que integram seu círculo de atuação, possibilitando uma visão de seu de-sempenho de diferentes perspectivas.
  • C. pela classificação com base em uma esca-la, de um conjunto de fatores considerados rele-vantes para o desempenho do cargo.
  • D. pelo registro dos desempenhos fora do padrão em períodos determinados, focalizando a atenção em comportamentos que se mostra-ram especialmente eficazes e ineficazes.
  • E. pelo preenchimento de um formulário no qual são atribuídas notas de zero a dez pelo chefe imediato do funcionário.

Pesquisadores da Teoria da Contingência definiram dois tipos básicos de modelos organizacionais classificados em Modelo Orgânico e Modelo Mecânico de Organização.

São características do Modelo Mecânico:

  • A. elevada especialização do trabalho, depar-tamentalização rígida, reduzida amplitude de controle e elevada formalização e centralização.
  • B. elevada especialização do trabalho, ele-vada amplitude de controle, alta formalização e alta centralização.
  • C. baixa especialização do trabalho, flexibili-dade, elevada centralização e elevada formali-zação.
  • D. elevada especialização do trabalho, depar-tamentalização Matricial, alta formalização e descentralização.
  • E. elevada especialização do trabalho, eleva-do número de regras e regulamentos, elevada centralização e alta amplitude de controle.

As organizações, sejam elas públicas ou privadas, não operam no vácuo, uma vez que estão inseridas em um ambiente maior.

Os fatores externos que não fazem parte do ambiente operacional da organização são os:

  • A. tecnológicos, políticos, culturais, demográ-ficos e concorrenciais.
  • B. tecnológicos, fornecedores, políticos, es-trutura interna, cultura social e demográficos.
  • C. tecnológicos, políticos, clientes, econômi-cos e sociais.
  • D. estruturais, tecnológicos, culturais, políti-cos e fornecedores.
  • E. sociais, culturais, políticos, econômicos, tecnológicos e ecológicos.

Durante uma reunião com os gestores, o presidente da empresa salientou a importância em se ter uma visão sistêmica nos negócios, destacando que isso seria imprescindível para o sucesso da empresa nos próximos anos.

Para isso, seria necessário que os gestores desenvolvessem certas habilidades, dentre as quais a mais importante é a:

  • A. técnica.
  • B. conceitual.
  • C. interpessoal
  • D. humana.
  • E. decisória.

O Benchmarking é uma técnica gerencial que foi introduzida pela Xerox em 1979. Pode ser considerado um sistema de controle e tem como objetivo promover o aperfeiçoamento de processos organizacionais.

Assinale a alternativa que melhor o define o Benchmarking.

  • A. São sistemas computadorizados que pro-cessam os dados e disponibilizam informações aos gestores, de forma regular e contínua.
  • B. Consiste na cópia ou imitação pontual das melhores práticas dos concorrentes, especial-mente quando há uma grande concorrência no mercado.
  • C. É um exame pericial sistemático e inde-pendente que tem como objetivo avaliar a efici-ência e a eficácia dos vários sistemas de uma organização.
  • D. Processo contínuo e sistemático que bus-ca comparar práticas e métodos de trabalho de uma organização com outras, de forma a identi-ficar fatores que conduzam a um desempenho superior.
  • E. É a mais tradicional forma de controle do desempenho organizacional, pois o objetivo final de qualquer empresa é a geração de lucro.

Segundo Michael Porter, uma das cinco forças que exercem influência sobre a rentabilidade média de um setor é a entrada de novos concorrentes (entrantes em potencial).

Analise os aspectos a seguir.

( 1 ) Presença de fornecedores no setor em número razoável.

( 2 ) Políticas e regulamentações governamentais.

( 3 ) Economia de escala das empresas atuan-tes no setor.

( 4 ) Capital necessário.

( 5 ) Mercado consumidor abundante.

Assinale a alternativa que apresenta os fatores que se constituem em barreiras de entrada a novas empresas.

  • A. 2 - 3 - 4 - 5
  • B. 1 - 3 - 4 - 5
  • C. 2- 3 - 4
  • D. 2 - 3 - 5
  • E. 3 - 4 - 5

Em determinada empresa foi realizada uma pesquisa de clima organizacional para detectar os problemas relativos à falta de motivação do pessoal. A pesquisa demonstrou que os pro-blemas advindos da falta de motivação estavam relacionados aos aspectos motivacionais se-gundo a Teoria dos Dois Fatores de Herzberg.

A fim de solucionar o problema, os gestores agiram no sentido de:

  • A. aumentar a iluminação no local de trabalho.
  • B. aumentar a responsabilidade no trabalho e dar maior autonomia às pessoas.
  • C. aumentar o salário e os benefícios do pessoa.
  • D. melhorar a relação entre os chefes e os subordinados.
  • E. proporcionar momentos de lazer junto à família e aos colegas de trabalho.
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